Buscar

Arquitetura Historicista

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Arquitetura Historicista, também conhecida como Arquitetura Revivalista, foi um conjunto de estilos arquitetônicos que centrava esforços no resgate dos estilos arquitetônicos de outras épocas passadas. As tendências revivalistas na arquitetura surgiram na Europa e duraram por vários séculos, dependendo da época e arquiteto, a arquitetura historica foi mais ou menos fiel aos modelos do passado. 
Alguns arquitetos tentavam reproduzir fielmente os modelos antigos, enquanto que outros foram mais flexíveis. Apesar de usar a estética do passado, arquitetos revivalistas fizeram uso de técnicas contemporâneas às suas obras, como as estruturas de ferro e, mais atualmente, de cimento e concreto. 
O revivalismo começou na Inglaterra, na época da arquitetura neogótica, estes estilos revivalistas foram rapidamente compreendidos e almejados por arquitetos de outros países do mundo, e logo surgiram outros estilos revivalistas como o neorenascimento, o neoromânico, o neomourisco, o neobarroco.
 A arquitetura do ferro surgiu junto com a revolução industrial na Europa, e também após a influencia gotica compreendida durante o revivalismo, pois a nova fase europeia exigia novas estruturas e construções e a utilização dos novos materiais, como produtos pré-fabricados e materiais de aço e principalmente o ferro e lâminas de vidro, cada vez maiores possibilitando grandes janelas, cúpulas de vidro, e consequentemente, espaços interiores mais iluminados.
 Por conta desde contexto historico, acabou surgindo uma nova forma de arte, o Arts & Crafts que foi basicamente uma resposta a industrialização daquela época, já que o movimento defendia o artesanato e o trabalho feito com as proprias mãos. As condições de trabalho durante a revolução industrial eram péssimas, havia poluição e o que era produzido, em massa, já não tinha a mesma qualidade de antes. 
 O principal lider desde movimento foi o Willian Morris, um socialista que defendia que a arte deveria ser feita pelo povo e para o povo, e em 1851 ocorreu a exposição ‘’The Great Exhibition of the Works of Industry of All Nations’’ que apresentou produtos como papéis de parede e têxteis da indústria.

Continue navegando