Buscar

Reorganização Societária

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Reorganização Societária (CTB03)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637865) ( peso.:4,00)
	Prova:
	18669019
	1.
	A cisão, prevista no artigo 229 da Lei nº 6.404/76, é a operação pela qual a companhia transfere parcelas do seu patrimônio para uma ou mais sociedades, constituídas para esse fim ou já existentes, extinguindo-se a companhia cindida, se houver versão de todo o seu patrimônio (cisão total), ou dividindo-se o seu capital, no caso de cisão parcial. A operacionalização da cisão, em suas duas modalidades, apresenta reflexos nos campos societário, tributário e contábil. No caso de cisão parcial, disserte sobre os procedimentos que se deve seguir.
FONTE: Manual prático de interpretação contábil da lei societária. São Paulo: Editora Atlas S. A., 2010.
BRASIL. Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976. Dispõe sobre as Sociedades por Ações. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6404consol.htm. Acesso em: 10 jul. 2019. ( * Máximo 4000 caracteres )
A cisão parcial é quando uma parte do patrimônio é dividido para uma ou mais sociedades. Esta sociedade pode ser nova (criada para este fim) ou uma sociedade que já existe. Segundo o artigo 233 da Lei das Sociedades Anônimas (6.404/76). Parágrafo único: O ato de cisão parcial poderá estipular que as sociedades que absorverem parcelas do patrimônio da companhia cindida serão responsáveis apenas pelas obrigações que lhes forem transferidas, sem solidariedade entre si ou com a companhia cindida, mas, nesse caso, qualquer credor anterior poderá se opor à estipulação, em relação ao seu crédito, desde que notifique a sociedade no prazo de 90 (noventa) dias a contar da data da publicação dos atos da cisão. Deverá ser apresentada uma justificativa ou um protocolo em assembleia geral, realizada entre os cotistas da empresa, além da apresentação do balanço patrimonial da empresa e outros documentos necessários para verificar a viabilidade da operação.
	2.
	O elemento empresa refere-se à atividade desenvolvida pela empresa, isto é, faz parte do seu objeto social. Sendo assim, o novo código civil não considera empresário o autônomo, pois considera que suas atividades sejam elaboradas de forma individual e fora de um contexto empresarial. Nesse contexto, disserte sobre o conceito de autônomo e cite, no mínimo, dois exemplos. ( * Máximo 4000 caracteres )
Palavra que serve de qualificativo a tudo o que possui autonomia ou independência, isto é, de tudo quanto possa funcionar ou manter-se independentemente de outro fato ou ato. A principal característica do profissional autônomo é que ele não possui vínculo com nenhuma empresa. Os trabalhadores que se encaixam nesta categoria são independentes econômica e financeiramente e não possuem vínculo empregatício com nenhuma organização, ou seja, desempenham as suas atividades diferentemente de um funcionário. Além disso, para se encaixar neste perfil, não há a necessidade de se ter alguma qualificação ou certificado.
Como não atua como empregado, o autônomo não recebe direitos e verbas trabalhistas, como décimo terceiro salário, férias, folga semanal remunerada, etc. Entretanto, ele ainda pode contribuir e receber benefícios previdenciários, como aposentadoria e seguros. Desta forma, autônomo é todo aquele que exerce sua atividade profissional sem vínculo empregatício, por conta própria e com assunção de seus próprios riscos. A prestação de serviços é de forma eventual e não habitual.
Exemplo: Um contabilista, que mantém escritório próprio, e atende a diverso

Mais conteúdos dessa disciplina