Buscar

Desenvolvimento Motor Bebê P I

Prévia do material em texto

1. INTRODUÇÃO
 O desenvolvimento motor é considerado um processo sequencial relacionado a idade cronológica, a onde o ser humano adquire várias qualidades habilidades motoras. Inicialmente acreditava-se que as mudanças no comportamento motor refletiam diretamente as alterações no controle central. O amadurecimento infantil é determinado por comandos neurais, onde cada bebê irá ter a sua época de desenvolvimento, porém dentro das faixas de desenvoltura de cada habilidade.
 Os movimentos de sustentação do pescoço, cabeça e tórax, assim como o fortalecimento da musculatura da região ocular são provenientes da formação completa dos circuitos neurológicos. A função primordial nesse processo é feita por uma membrana que envolve as células nervosas e tem a função de induzir os circuitos neurais, essa membrana denominada de mielina tem coloração branca e é extremamente gordurosa.
 Todo o desenvolvimento motor realiza-se sempre sob uma ideal adaptação aos estímulos externos, o organismo e meio ambiente são dependentes um do outro. Durante 12 meses o bebê se desenvolve, passando de ficar deitada até o momento que consegue ficar em pé. 
 Ele faz isso através experiências diferentes. E enquanto seu cérebro está se desenvolvendo, ele ganha peso e cresce: seus braços e pernas ficam mais longos e seus músculos se tornam mais fortes. Deste modo consegue melhorar no decorrer dos meses sua coordenação motora. Em cada fase seu corpo se desenvolve e adquiri uma habilidade diferente. 
 No primeiro mês, por exemplo, você pode conseguir a atenção do seu bebê posicionando-se perto do rosto dele e movendo-o com delicadeza: ele te seguirá com os olhos. Visto que essa habilite de firmar os olhos ainda não era possível. Outro exemplo seria ao terceiro mês, seu bebê conseguirá firmar a cabeça enquanto você segura em seus braços, aptidão que antes não era adquirida. 
 Valem lembrar que embora existam vários marcadores sugerindo as idades médias em que as crianças adquirem certas aptidões, elas desenvolvem sua coordenação motora em seu próprio ritmo e muitos fatores podem influenciar isso: se nasceram prematuros (ou na data prevista do parto), sua constituição, seu temperamento, o tipo de estímulo que recebem etc. Consultas regulares serão oportunidades para verificar se o bebé está se desenvolvendo corretamente.

Continue navegando