Buscar

Motores Sincronos e Assincronos ok

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Motores Assíncronos SÍNCRONOS
Nome: Daniel Morales Leite 9° Semestre Eng. Elétrica
Professor: Geraldo Paes
MOTORES ASSÍNCRONOS
Motor assíncrono de Indução é um motor elétrico de corrente trifásica, bifásica, ou monofásica, cujo rotor está excitado pelo estator e a velocidade de rotação não é proporcional à frequência da sua alimentação (a velocidade do rotor é menor que a do campo girante, devido ao escorregamento). O rotor assíncrono pode ser de dois tipos: gaiola de esquilo ou bobinado.
Um motor assíncrono é um motor elétrico alimentado por corrente alternada. É, portanto, o que chamamos de motor de corrente alternada. Este tipo de motor também é conhecido como um motor de indução.
O motor assíncrono é baseado nas correntes induzidas no rotor do campo magnético rotativo do estator. É por isso que se chama máquina de indução. A fim de poder induzir uma corrente elétrica no rotor, é necessário que o rotor seja submetido a uma variação do fluxo magnético gerado pelo estator na frequência de energia ou sincronismo, o rotor é desmagnetizado quando atinge o sincronismo, uma vez que não vê variação do fluxo magnético. Por esta razão, o motor gira a uma velocidade diferente do campo do estator e, portanto, gira de maneira assíncrona.
Motores assíncronos ou de indução, sendo robustos e mais baratos, são os motores mais utilizados na indústria. Nestes motores, o campo rotativo tem a sincronia de velocidade de acordo com a frequência da linha de alimentação.
Para um motor assíncrono trifásico, ele pode ser iniciado de diferentes maneiras: star-delta, com inversor de frequência, resistências de estator ou resistores de rotor. Dependendo das características do motor.
Um motor trifásico é um tipo de motor robusto e não requer um interruptor. A maioria dos motores assíncronos trifásicos tem uma carga equilibrada. São motores que consomem o mesmo nas três fases, independentemente de estarem conectados em estrela ou triângulo. As tensões em cada fase neste caso são iguais ao resultado de dividir a tensão da linha para a raiz de três. Por exemplo, se a tensão da linha for de 400 volts, a tensão de cada fase é de 230 volts.
Motor de caixa de esquilo
O motor da gaiola de esquilo é um tipo de motor assíncrono. No tipo de motor elétrico, o rotor é constituído por uma série de barras dispostas nas ranhuras da coroa do rotor, unidas em suas extremidades a dois anéis. O torque de partida é pequeno e a intensidade que eles absorvem é alta.
A grande maioria dos motores assíncronos são gaiolas de esquilo.
Motor do rotor do rotor
O motor do rotor da ferida é um tipo de motor de corrente elétrica. Neste tipo de motor, as ranhuras da coroa do rotor são inseridas os enrolamentos unidos por um ponto comum. Este tipo de motor tem anéis de cobre, chamados anéis deslizantes que rodam com o eixo que faz contato entre ele e algumas escovas que permitirão conectar os enrolamentos do rotor com o exterior.
A vantagem do rotor da ferida é que eles permitem o início progressivo por meio de resistores de rotor, atualmente com o uso de iniciadores elétricos e inversores, não são necessários e seu fabrico é muito limitado.
MOTORES SÍNCRONOS
É um motor elétrico cuja velocidade de rotação é proporcional à frequência da sua alimentação.
Este motor pode ter o rotor constituído por um eletroímã ou por bobinas alimentadas por CC (corrente contínua) ou constituído por imãs permanentes no caso de ser trifásico. Como o campo magnético do rotor é independente do campo magnético do estator, quando o campo magnético do rotor tenta se alinhar com o campo magnético girante do estator, o rotor adquire velocidade proporcional a frequência da alimentação do estator e acompanha o campo magnético girante estabelecido no mesmo, sendo por este motivo denominado síncrono. O aumento ou diminuição da carga não afeta sua velocidade. Se a carga ultrapassar os limites nominais do motor, este para definitivamente.
Plantas industriais geralmente possuem predominância de cargas reativas indutivas tais como motores de indução de pequeno porte ou de baixa velocidade de rotação as quais requerem considerável quantidade de potência reativa consumida como corrente de magnetização. Embora seja possível usar-se capacitores para suprir a necessidade de potência reativa, havendo a possibilidade, é frequentemente preferível a utilização de motores síncronos como fonte de potência reativa.
No caso de motores síncronos em que o rotor é constituído por um eletroímã, é possível controlar a potência reativa fornecida ou consumida pelo motor controlando o circuito que alimenta o rotor. Este circuito é chamado de circuito de excitação da máquina.
Sendo assim, os motores síncronos podem tanto atuar como um dispositivo que absorve potência reativa (motor sub-excitado), e no caso operar como uma carga reativa, como também atuar como fonte de potência reativa fornecendo dentro de seus limites reativos para a rede elétrica (motor sobre-excitado).
O controle da potência ativa que é consumida ou fornecida pelo motor ou gerador síncrono é feito pelo controle da potência mecânica entregue ou consumida pelo eixo do motor.
Alguns motores síncronos não são auto-suficientes na partida, necessitando ser levados próximos a sua rotação nominal, através de um outro motor. Quando este alcança a velocidade próxima a rotação de trabalho, seu rotor é então alimentado e ele rapidamente alcança a velocidade de sincronismo.
A velocidade do motor é determinada pela equação: Ns= (60.f)/p onde: Ns = Rotação síncrona (rpm)
São motores de corrente alternada.
Nestes motores, o estator é alimentado com corrente alternada, enquanto o rotor é alimentado com corrente contínua proveniente de uma excita triz, que é um pequeno motor que corrente contínua (dínamo), normalmente montado no próprio eixo do motor. Não possuem condições de partida própria, de modo que, para demarrarem e alcançarem a velocidade síncrona, necessitam de um agente auxiliar, que geralmente é um motor de indução, tipo gaiola.
Após atingirem a rotação síncrona, conforme mencionamos, eles mantêm a velocidade constante para qualquer carga, naturalmente, dentro dos limites de sua capacidade. Assim, caso se quisesse variar a velocidade, ter-se-ia que mudar a frequência da corrente.
Antes de se submeter o motor síncrono à carga, ele deve ser levado à velocidade de sincronismo. Todos os métodos de partida exigem que, durante a aceleração, se proceda à remoção total ou, pelo menos, parcial de carga.
Vantagens e desvantagens de motores síncronos e assíncronos
Motores elétricos Síncronos Funciona com velocidade Fixa, utilizado somente para. SINCRONO princípio de funcionamento do motor síncrono baseia-se na interação de dois campos magnéticos, ou seja, um campo girante produzido no estator. Qual a diferença entre motor de indução e motor síncrono. Qual a vantagem e desvantagem do motor síncrono e. Definições sobre motores síncronos e assíncronos Diferenças, princípios de.
Tem a vantagem de ser O “elemento fusível” é um fio ou uma lâmina, São ainda citadas como desvantagem do síncrono controle. Sobre: definições sobre motores síncronos e assíncronos. Agora que sabemos as vantagens e desvantagens da utilização de motores assíncronos, vamos dar uma olhada em suas partes principais. Motores síncronos operam com a velocidade rigorosamente constante com a. A principal desvantagem está relacionada à partida destes motores, onde. Estes motores são abertos e autoventilados.
De acordo com um deles, um motor síncrono e assíncrono é distinguido. Princípio da operação do motor síncrono. Os motores síncronos também apresentam desvantagens.
Utiliza as vantagens dos dois motores anteriores: – Partida como a. Capítulo – Motores de Indução (Assíncronos). Apresenta a vantagem da velocidade ajustável e também. MOTOR DE INDUÇÃO TRIFÁSICO (OU MOTOR ASSÍNCRONO). Uma das desvantagens do motor síncrono puro é que ele não pode partir de uma posição de. O motor de gaiola de esquilo é um tipo de motor de corrente. Motores Síncronos: alimentados em tensão CA, requerem excitação.Assíncrono ou de indução: A velocidade do rotor não está em sincronismo com a. Este tipo de motor chama-se síncrono, seu nome se deve ao fato que o rotor.
Como desvantagem este acoplamento apresenta a necessidade de estar. Motor síncrono com ímãs permanentes. O torque de partida (assíncrono) é resultado da interação entre o campo. Vantagens e desvantagens da propulsão Diesel - elétrica.
Neste modo, o indutor de enrolamento em curto-circuito. Para acelerar o motor até o nível de velocidade nominal costumam usar o modo assíncrono. Figura – Curva característica típica do motor síncrono. Desvantagens do veículo elétrico. Algumas das vantagens do conversor com controle vetorial são: elevada.

Continue navegando