Buscar

O ENGENHEIRO COMO PERÍTO JUDICIAL NAS QUESTÕES AMBIENTAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME: DANILO EDUARDO FERRAZ
MATERIA: ENGENHARIA LEGAL: PERÍCIAS JUDICIAIS E AMBIENTAIS. ELABORAÇÃO DE LAUDOS E PARECERES TÉCNICOS
CURSO: AVALIAÇÃO E PERICIA 
TEMA: O ENGENHEIRO COMO PERÍTO JUDICIAL NAS QUESTÕES AMBIENTAIS.
Este trabalho tem por objetivo mostrar as aplicações e funcionalidades das atividades periciais do engenheiro junto às questões ambientais, uma importante especialidade da perícia. Ação esta fundamentada numa metodologia de avaliação de áreas de preservação ambiental, apoiada na Engenharia de Avaliação e orientado por um Conjunto de normas que regem as relações jurídicas concernentes ao s bens corpóreos (móveis ou imóveis) ou incorpóreos (direitos autorais, propriedade industrial), suscetíveis de apropriação. 
Para tal prática profissional, reúnem-se diferentes metodologias de avaliação, expondo as diversas questões envolvendo a elaboração da perícia, desde a aná lise das características da propriedade e seus títulos dominiais, até a determinação do valor da indenização propriamente dito. O modelo d e desenvolvimento econômico atual são ambientalmente insustentáveis e compromete o equilíbrio ecológico e, consequentemente, a qualidade de vida dos cidadãos. 
O padrão de consumo hoje adotado e o estímulo ao consumismo são a regra. A reversão desse quadro se faz necessária de maneira imediata para garantir a sobrevivência, com qualidade, da humanidade. Nesse contexto, a exploração desordenada dos recursos naturais e a contaminação do meio ambiente são características constatadas, tanto por países desenvolvidos s como em desenvolvimento, e a natureza, em muitos casos, não consegue repor seus recursos renováveis na velocidade de sua utilização, nem recuperar os meios impactados. Isso sem fazer referência à exploração dos recursos naturais não renováveis. 
 Esse cenário culmina em situações de conflitos, decorrentes da limitação do bem ambiental e da crescente concentração populacional, e tem gerado demandas judiciais cada vez mais complexas envolvendo as questões ambientais. Com o intuito de proteger a natureza e minimizar os problemas provenientes destes conflitos levados a juízo n o último s anos, muitas teorias, princípios e métodos inovadores foram criados tanto na área do direito como na s outras áreas envolvidas com as questões ambientais.
 A preocupação com o ambiente gerou a necessidade d e um especialista na legislação ambiental, a fim de proteger os diversos compartimentos que compõem o bem jurídico “meio ambiente”. O engenheiro especialista nessa modalidade pericial desenvolve uma atividade relevante de interesse social, de natureza complexa e que requer uma prática multidisciplinar e atuação de profissionais especializados para o trato das questões envolvidas, além de exames, estudos e pesquisas que fundamentem o desenvolvimento de seus aspectos jurídicos, teóricos, técnicos e metodológicos, onde o principal objeto é o dano ambiental ocorrido ou o risco de sua ocorrência. 
O engenheiro como perito exerce o papel de um profissional que investiga, analisa informações colhidas e apresenta conclusões sobre as condições técnicas de um imóvel, de uma máquina, ou de qualquer outro produto da engenharia, assim como de questões ambientais que podem ser solicitadas a partir de ocorrências que envolvam fenômenos ou sinistros naturais, sejam eles da ação direta do homem ou não.
 Este profissional investigará suas causas e as responsabilidades cabíveis vale aqui ressaltar que o perito é um profissional legalmente habilitado p elo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE) e sua ação é solicitada pelo Juiz quando o mesmo não for apto o suficiente para a realização e verificação dos fatos. Diante do quadro apresentado a presença do engenheiro como perito é de suma importância. 
 É evidente, principalmente após a vigência do novo Código de Processo Cível (CPC), em março de 2016, que o profissional deverá busca r constante reciclagem e modernização. Para tanto deverá enfrentar constantes desafios que agregam valor à perícia de engenharia. 
Deste modo, o aperfeiçoamento da atividade carece de ser apresentada de forma atualizada e objetiva. Por fim, é importante salientar que, o perito deve ser um se vero crítico das informações de que se serve, sendo de sua responsabilidade o uso daquelas incorretas e deturpadas. Portanto, antes do início do trabalho s é aconselhável fazer levantamentos preliminares para indicar qual a base mais aconselhável para proceder à avaliação. Daí a importância do trabalho técnico embasado em análises criteriosas, alcançado através do esforço de uma equipe multidisciplinar, em vista das várias questões envolvidas em avaliações deste porte, uma vez que tem suma importância para assegurar a justa indenização, não sendo apenas uma mera formalidade.

Continue navegando

Outros materiais