Buscar

RESENHA UNIBF - ENGENHARIA LEGAL PERÍCIAS JUDICIAIS E AMBIENTAIS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA - UNIBF
Curso: Pós em Engenharia de Avaliações e Perícias
Disciplina: Engenharia Legal: Perícias Judiciais e Ambientais. Elaboração de Laudos e Pareceres Técnicos
O Engenheiro como Perito Judicial nas questões Ambientais
Este trabalho tem por objetivo mostrar as aplicações e funcionalidades das atividades periciais do engenheiro junto às questões ambientais. O atual modelo de desenvolvimento e crescimento tecnológico no mundo, põe em risco o equilíbrio ambiental, o que gera baixa na qualidade de vida dos seres vivos das mais variadas espécies, inclusive do ser humano.
É necessário que a questão do desequilíbrio ambiental causado, seja revertido ou pelo menos controlado de maneira a não comprometer totalmente o meio ambiente. Dentre os recursos explorados pelo homem para inovação e alta tecnologia, estão inclusos tanto os renováveis como os não renováveis. Diante desta situação de conflitos gerados pela degradação ambiental, tem-se cada vez mais intensificado as questões judiciais que buscam reestabelecer o equilíbrio ecológico.
Dessa forma, surge a necessidade de proteção dos recursos, especializando interessados na legislação de defesa ambiental. Assim sendo, surge à especialização relacionada a perícias e as questões ambientais, como forma de manter a ordem e controlar o uso de recursos naturais, para que a natureza não seja devastada de forma a prejudicar a qualidade da vida, ou até mesmo impossibilitá-la.
A perícia ambiental é um dos meios de prova utilizado em processos judiciais (há diversas modalidades de perícia, que se definem pelas especialidades do objeto a ser periciado e pela área de conhecimento que as fundamentam, sendo essas regulamentadas pelo Código do Processo Civil, no âmbito geral), sujeita à mesma regulamentação prevista pelo CPC, onde irá atender as demandas específicas onde são referidas as questões ambientais. Essas atividades estarão vinculadas à legislação tutelar do meio ambiente (legislação ambiental), onde determina a proteção ambiental nos níveis federal, estadual e municipal, no ramo do direito ambiental.
O papel do engenheiro nesse sentido é de investigar, analisar informações e apresentar conclusões sobre as condições de um produto ou máquina e também das questões ambientais. Através dos dados obtidos durante as investigações, o profissional deve procurar soluções cabíveis em cada caso, de acordo com a necessidade. Geralmente, a ação do profissional especializado em avaliações e perícias é solicitada pelo juiz para averiguação dos fatos e solução mais adequada. O profissional deve trabalhar de forma a buscar soluções com padrões de reciclagem e modernização.
O direito ambiental é uma das mais modernas disciplinas do direito, não podendo, no entanto, ser ainda considerado um ramo autônomo. É multidisciplinar, pois, a tutela ambiental se faz mediante a aplicação de normas de direito penal, civil, financeiro e administrativo, visando disciplinar o comportamento humano em relação ao seu meio ambiente. A base filosófica do direito ambiental é o entendimento de que o bem jurídico a ser protegido não é só mensurável em termos econômicos, mas que inclui outros aspectos imprescindíveis e basilares da condição humana: a saúde física e emocional, os valores culturais, estéticos e recreativos, enfim a qualidade de vida.
A perícia ambiental, é uma especialidade relativamente nova no Brasil, e tem evoluído consideravelmente nos últimos anos, principalmente devido ao aprimoramento da legislação ambiental.
Essa modalidade pericial consiste em atividade profissional de relevante interesse social, de natureza complexa e ainda em fase inicial de estruturação, que requer uma prática multidisciplinar e atuação de profissionais especializados para o trato das questões envolvidas, além de exames, estudos e pesquisas que fundamentem o desenvolvimento de seus aspectos jurídicos, teóricos, técnicos e metodológicos. Essa espécie de perícia atende às demandas específicas decorrentes das questões ambientais, onde o principal objeto é o dano ambiental ocorrido ou o risco de sua ocorrência. Tendo em vista, que muitos danos ambientais podem ter efeitos irreversíveis, em matéria ambiental, e é extremamente difícil o dimensionamento do dano.
Por isso a importância de a perícia ambiental ser realizada por profissionais especializados e legalmente habilitados junto aos respectivos conselhos de classe profissional, dependendo da complexidade do caso investigado, torna -se necessário que a perícia ambiental seja realizada por equipe técnica multidisciplinar.

Continue navegando