Buscar

PROVA PDF AV22

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Estácio	4037868165
	Nome: ALAN RODRIGUES PINHEIRO SILVA
	Matrícula :
	Disciplina: SDE4071 / TEORIAS E SISTEMAS PSICOLÓGICOS IV: COGNITIVISMO
	Data:
	Período: 2020.1 / AV2
	Turma: 3001
16/06/2020 18:30
OBSERVAÇÕES:
Leia com atenção as questões antes de responder. As questões devem ser respondidas somente à caneta azul ou preta, na folha de respostas.
Será observada uma tolerância máxima de 30 minutos para a entrada dos alunos após o início da prova. Nesse período, nenhum aluno poderá deixar a sala. Terminada a prova, o aluno deverá entregar ao professor a folha de questões e a folha de respostas, devidamente identificadas. É proibido o uso de equipamentos eletrônicos portáteis e consulta a materiais de qualquer natureza durante a realização da prova.
Questões objetivas e discursivas que envolvam operações algébricas devem possuir a memória de cálculo na folha de respostas.
Boa prova.
 de 2,00
Uma crescente insatisfação com modelos estritos da teoria da aprendizagem levou os pesquisadores a incorporar a cognição ao entendimento da personalidade levando ao desenvolvimento das teorias cognitivo-sociais da personalidade, que enfatizam como as crenças, expectativas e interpretações pessoais das situações sociais moldam o comportamento e a personalidade. Neste ínterim se desenvolveu, dentre outras, a teoria cognitiva de Aaron Beck. Descreva as principais características de tal teoria. RESPOSTA: Com base em suas observações clínicas e experimentais, Beck propôs a teoria cognitiva da depressão. A negatividade geral expressa pelos pacientes, segundo ele, não era um sintoma, mas desempenhava uma função central na instalação e manutenção da depressão. Depressivos sistematicamente distorciam a realidade, aplicando um viés negativo em seu processamento de informação. Beck aponta a cognição, e não a emoção, como o fator essencial na depressão, conceituando-a, portanto, como um transtorno de pensamento e não um transtorno emocional. E propõe a hipótese de vulnerabilidade cognitiva, como a pedra fundamental do novo modelo de depressão, e a noção de esquemas cognitivos.
 de 2,00
Segundo Sternberg (2008) o que é a psicologia cognitiva? E explique a sua importância para o entendimento do ser humano. RESPOSTA: A Psicologia Cognitiva identifica como base a proposição da representação mental como unidade básica funcional do processamento cognitivo da informação. essa representação do mundo externo na mente humana permite ao ser humano organizar o conhecimento e toda a atividade mental ; representação essa que só pode ser compreendida por meio de uma combinação de pressupostos racionalistas e empiricistas segundo Sternberg (2008) 
Descreva os fatores que contribuíram para o crescimento da psicologia cognitiva diferenciando-a do comportamentalismo. RESPOSTA: Nos anos 50 o paradigma dominante era da psicologia comportamental ou behaviorista. Ainda que esta tenha tido sucesso em explicar muitos dos fenômenos psicológicos, era também bastante reducionista já que se preocupava em explicar apenas o observável. Tudo aquilo que estava entre os estímulos e as respostas era chamado de “a caixa preta behaviorista”. Era considerado ou irrelevante para o estudo do comportamento observável ou até mesmo algo metafísico.Quando a teoria chegou a um beco sem saída, foi observado que os fenômenos que ocorriam em nossa mente eram importantes. Acontecia algo durante o tempo que se passava entre o estímulo recebido e a resposta que este gerava. Foi aí que os cientistas começaram a estudar os processos de racionalidade, linguagem, memória,inteligência, imaginação. Sendo assim podemos concluir que a Psicologia cognitiva surgiu a partir das limitações do behaviorismo. Este que era capaz de explicar, por exemplo, pq existem pessoas que respondem de modos diferentes entre si, mesmo que tenham passado pelo mesmo condicionamento, asmesmas experiências. E existem algumas perspectivas científicas que deram origem ao surgimento da psicologia cognitiva, são elas: Os aprimoramentos na informática e na computação (Turing, Von Neumann) que permitiram a criação de máquinas e programações capazes de tomar decisões, criando paralelos de como a mente humana processa informações.
 de 2,00
Cite e defina 2 dos objetos de estudo da Psicologia Cognitiva. RESPOSTA: Percepção: A percepção tem a ver com a captação e o processamento de informação.Esses dados podem ser processados por diferentes sentidos.A todo momento, estamos expostos a estímulos de natureza visual, olfativa, tátil, gustativa e auditiva.Não é difícil concluir que o processamento da cognição está diretamente ligado às informações que você recebe por meio sensorial. A partir dessa relação entre os estímulos e o processo cognitivo, surge a influência sobre o comportamento
Pensamento: O pensamento pode ser descrito como a capacidade de compreender, formar e organizar ideias. É a habilidade de manipular ideias e conceitos mentalmente, criando relações, conexões e oposições a elementos provenientes de outras funções mentais, como as descritas acima (percepção, memória e linguagem). Por essa capacidade de estabelecer conexões, o pensamento está geralmente associado à resolução de problemas e tomadas de decisões.
 de 2,00
Qual é a diferença entre Percepção e Sensação? RESPOSTA :A percepção tem a ver com a captação e o processamento de informação. Já na sensação todas informações obtidas através da interação com o meio (que pode ocorrer de diferentes maneiras) são transformadas em sinais elétricos e processadas pelo cérebro, até produzirem aquilo que entendemos por sensações.
	Campus:
	Prova Impressa em 16/06/2020 por
	GILBERTO GIL
	LAIANA BEHY SANTOS
	Ref.: 4037868165
	Prova Montada em 11/06/2020

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando