Buscar

Trabalho Dirigido - Divisões Celulares

Prévia do material em texto

TRABALHO DIRIGIDO – DIVISÕES CELULARES
Acacio Pinto Valim de Andrade
Prof. Dra. Adriana Helena Lau
1. O QUE É O CICLO CELULAR?
	Para descrever o ciclo celular é preciso compreender a célula como a unidade fundamental que constitui os seres vivos. Esta estrutura complexa apresenta organelas citoplasmáticas, um citoesqueleto e um núcleo no qual está contida a informação genética da célula, organizada como uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) linear. Além disso, é no núcleo que ocorre a replicação do DNA e a síntese do RNA. Ciclo Celular (descoberto por Howard e Pelc em 1953) é o conjunto de fases que uma célula passa com o intuito de duplicar-se, dando origem a duas células novas (reprodução). Ou seja, nada mais é do que o ciclo de vida de uma célula, considerando todo o seu processo de crescimento — desde a sua formação por meio da divisão da célula-mãe até a reprodução para gerar novas partículas. O ciclo celular é um ciclo e não um caminho linear, porque ao final de cada um, as duas células-filhas podem começar novamente mesmo processo, a partir do início.
2. QUAIS SÃO AS SUAS FASES?
	Em células eucarióticas, o ciclo celular é dividido em três fases principais, são elas: Interfase; Fase mitótica (Fase M) e Citocinese. Essas fases são de suma importância para o funcionamento da célula, erros nesses processos podem acarretar na morte celular ou até no desenvolvimento de células tumorais.
3. O QUE É INTERFASE?
	Cada partícula precisa de um longo período destinado à duplicação do DNA e a repartição igual entre cada célula recém-nascida (síntese de proteínas e de RNA) e a célula aumenta o seu tamanho. É justamente esse processo que caracteriza a interfase. Assim, antes da mitose acontecer, a célula precisa passar por três etapas responsáveis por sintetizar o código genético e as proteínas, e reunir energia para dar início à separação. A interfase ocupa cerca de 90% do ciclo celular. Durante essa fase os cromossomas não são visíveis ao microscópio óptico, a cromatina está muito condensada e muito dispersa no núcleo.
4. DESCREVA SUCINTAMENTE O QUE ACONTECE EM CADA UMA DAS FASES DA INTERFASE.
	Existem três fases na interfase: G1 (gap 1) durante o qual a célula aumenta o seu tamanho e sintetiza proteínas e RNA, estocando proteínas, célula está pronta para sintetizar o DNA. O segundo intervalo designa-se por G2 (gap 2), durante este período a célula continua em crescimento, síntese proteica a fim de reorganizar o conteúdo do núcleo para iniciar a separação do DNA. Fase S:  síntese da cópia do DNA no núcleo celular, duplicação do 
material genético e fabricação do centrômero, responsável por separar o DNA na divisão. Em alguns casos, a célula está em estado de repouso e não consegue realizar a sua divisão. Isso 
acontece porque o sistema nervoso não envia os sinais de separação para que ela inicie a interfase, a biologia genética dá o nome a essa etapa de G0.
5. FAÇA UM DESENHO ESQUEMÁTICO DO CICLO CELULAR
Fonte: Lucidchart.
6. O QUE É MITOSE, ONDE E PARA QUE ELA OCORRE?
	Para que a mitose aconteça corretamente, o DNA nuclear precisa ser condensado em cromossomos visíveis, segmentados pelo fuso mitótico, uma estrutura especializada formada por micro túbulos. Assim, inicia-se cada etapa do processo de duplicação e divisão: prófase: aumenta o volume do núcleo celular tornando o citoplasma mais denso. Acontece a espiralização cromossômica e o núcleo desaparece; metáfase: os cromossomos são presos pelo centrômero; anáfase: o centrômero de cada cromossomo se dirige a pólos opostos das células e separa as cromátides-irmãs; telófase: ocorre a reorganização da carioteca, os cromossomos se descondensam e o núcleo é reorganizado. Em outras palavras a mitose é um processo de divisão celular que mantém o número de cromossomos e ocorre durante o desenvolvimento embrionário, crescimento e cicatrizações.
7. O QUE É MEIOSE, ONDE E PARA QUE ELA OCORRE?
	A meiose é um processo de divisão celular que gera quatro células-filhas, cada uma com metade do número de cromossomos da célula-mãe. Esse processo de divisão é responsável pela formação de gametas. É fundamental que os gametas possuam metade do 
número de cromossomos da espécie, pois, dessa forma, no momento da fecundação, haverá o restabelecimento do número de cromossomos da espécie. A meiose caracteriza-se por dois processos de divisão celular: a meiose I e meiose II. Elas ocorrem em células germinativas. Em outras palavras a meiose é um processo de divisão celular que reduz o número de cromossomos pela metade e ocorre nos gametas.
8. COMPARE A METÁFASE MITÓTICA COM A METÁFASE I.
	Metáfase Mitótica: os cromossomos atingem a espiralização máxima e encontram-se na região central da célula (plano metafásico), presos às fibras do fuso.
	Metáfase I: os cromossomos homólogos atingem a espiralização máxima e migram, presos às fibras do fuso, posicionando-se no plano metafásico da célula. Cada bivalente tem dois centrômeros, pertencendo um ao cromossomo materno e outro ao homólogo paterno (JUNQUEIRA & CARNEIRO, 2000).
9. COMPARE A ANÁFASE MITÓTICA, ANÁFASE I E ANÁFASE II.
	Anáfase: as cromátides-irmãs migram para os pólos opostos das células devido ao encurtamento das fibras do fuso. (BEÇAK & BEÇAK, 1978)
	Anáfase I: acontece a separação dos cromossomos homólogos de cada bivalente. Os centrômeros não se dividem como ocorre na mitose, apenas deslocam-se em direção aos respectivos pólos, forçando a separação das cromátides homólogas, que ainda estão presas pelos quiasmas terminais. (BEÇAK & BEÇAK, 1978)
	Anáfase II: os centrômeros 22 dividem-se havendo separação e deslocamento das cromátides irmãs para pólos opostos, passando cada uma a constituir um cromossomo. Os cromossomos que provém de cromátides que passaram por uma ou mais permutações apresentam segmentos de origem paterna e materna, enquanto que os cromossomos provenientes de cromátides que não foram alteradas no processo de permutação são integralmente de origem paterna ou materna. (BEÇAK & BEÇAK, 1978)
10. OS NÚCLEOS FORMADOS AO FINAL DA TELÓFASE I SÃO IDÊNTICOS? JUSTIFIQUE.
	Sim, na telófase ocorre a formação de duas células - filhas idênticas à célula-mãe (que originou todo o processo). Inicia a citocinese (distribuição equivalente do citoplasma) e em células diploides (2n) são aquelas que possuem dois conjuntos cromossômicos, ou seja, os cromossomos nessas células estão dispostos aos pares. Cada par possui cromossomos iguais 
(no que diz respeito ao tamanho e formato) e com os mesmos genes. Esses cromossomos iguais são chamados de homólogos.
11. A MITOSE, EM GERAL, PRODUZ VARIABILIDADE GENÉTICA? JUSTIFIQUE.
	A mitose é um tipo de divisão celular que ocorre desde o surgimento da primeira célula até a sua morte, sendo necessário que ocorra a duplicação das células a fim de formar o novo ser. A partir daí nunca mais as células param de realizar mitoses. Esse processo é de 
suma importância para continuar o desenvolvimento, a crescimento, a reposição das células perdidas. 
12. QUAL É A RELAÇÃO ENTRE O DNA E OS CROMOSSOMOS?
	Para que ocorram os processos de divisão celular (mitose e meiose) é necessário que, logo na fase inicial desses processos, ocorra a duplicação dos cromossomos, para que cada nova célula formada receba cópias dessas estruturas. Uma vez que os cromossomos possuem DNA em sua estrutura, a sua duplicação implica na duplicação da molécula de DNA. A compreensão desse processo permite entendermos como se dá a transmissão das características hereditárias.
13. QUAIS SÃO OS DOIS PROCESSOS FUNDAMENTAIS PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM ORGANISMO?
Meiose e Mitose
14. COMO É PRODUZIDO UM OVO OU ZIGOTO?
	Zigoto ou Ovo é a célula diploide resultante no processo de fecundação, que o gameta masculino funde-se ao gameta feminino na tuba uterina. Para que esse processo ocorra, é necessário que o espermatozoide depositado na vagina da mulher entre no colo do útero e siga em direção às tubas. Até chegar à tuba, o espermatozoide nada por cerca de 2 a 7 horas.Na tuba uterina, os espermatozoides podem encontrar o ovócito, ao qual são atraídos pelos indutores de quimiotaxia. Para que ocorra a fecundação, o espermatozoide deve passar por duas importantes fases: a capacitação e a reação acrossômica.
REFERÊNCIAS
BEÇAK, M. L. & BEÇAK, W. Biologia Moderna. São Paulo: Editora Nobel, 1978.
GENETICA AGRONÔMICA. Meiose e a continuação da vida. Publicado em 1 de abril de 2012. Disponível < https://www.youtube.com/watch?v=rUsVQoyOMBU> Acesso: em 05 jul. 2020.
JUNQUEIRA, L. C. & CARNEIRO, J. - Biologia Celular e Molecular - Rio de Janeiro – Guanabara Koogan, 7ª ed. – 2000.
 
 
TRABALHO DIRIGIDO 
–
 
DIVISÕES CELULARES
 
Acacio Pinto Valim de Andrade
 
Prof. Dra. Adriana Helena Lau
 
 
1.
 
O QUE É O CICLO CELULAR?
 
 
 
Para descrever o ciclo celular é preciso compreender a célula como a unidade
 
fundamental que constitui os seres vivos. Esta 
estrutura complexa apresenta organelas
 
citoplasmáticas, um citoesqueleto e um núcleo no qual está contida a informação genética
 
da 
célula, organizada como uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) linear. Além
 
disso, é no núcleo que ocorre a replicaç
ão do DNA e a síntese do RNA
. 
Ciclo Celular
 
(descoberto por Howard e Pelc em 1953)
 
é o conjunto de fases que uma célula passa com o 
intuito de duplicar
-
se, dando origem a duas células novas
 
(reprodução)
. Ou seja, nada mais é 
do que
 
o ciclo de vida de uma c
élula, considerando todo o seu processo de crescimento
 
—
 
desde a sua formação por meio da divisão da célula
-
mãe até a reprodução para gerar novas 
partículas.
 
O ciclo celular é um ciclo e não um caminho linear, porque ao final de cada um, as 
duas células
-
fi
lhas podem começar novamente mesmo processo, a partir do início.
 
 
2.
 
QUAIS SÃO AS SUAS FASES?
 
 
 
Em células eucarióticas, o ciclo celular é dividido em 
três
 
fases principais, são elas: 
Inte
rfase; Fase mitótica (Fase M) e Citocinese. Essas fases são de suma 
importância para o 
funcionamento da célula, erros nesses processos podem acarretar na morte celular ou até no 
desenvolvimento de células tumorais.
 
 
3.
 
O QUE É INTERFASE?
 
 
 
C
ada partícula precisa de um longo período destinado à duplicação do DNA e a 
repartição
 
igual entre cada célula recém
-
nascida
 
(síntese de proteínas e de RNA) e a célula 
aumenta o seu tamanho
.
 
É justamente esse
 
processo que caracteriza a inte
rfase. Assim, antes 
da mitose acontecer, a célula precisa passar por três etapas responsáveis por sint
etizar o 
código genético e as proteínas, e reunir energia para dar início à separação.
 
A interfase ocupa 
cerca de 90% do ciclo celular.
 
Durante 
essa fase
 
os cromossomas não são v
isíveis ao 
microscópio óptico, a
 
cromatina está muito condensada e muito dispersa no núcleo.
 
 
4.
 
DESCREVA SUCINTAMENTE O QUE ACONTECE EM CA
D
A UMA DAS FASES 
DA INTERFASE.
 
 
 
E
xistem três fases na interfase: 
G1 
(gap 1) durante o qual a célula aumenta o seu 
tamanho e sintetiza proteínas e RNA
, 
estocando proteínas, célula está pronta para sintetizar o 
DNA.
 
O segundo intervalo designa
-
se por 
G2
 
(gap 2), 
d
urante este período a célula continua 
em crescimento
,
 
síntese proteica a fim de reorganizar o conteúdo do núcleo para iniciar a 
separação
 
 
do
 
 
DNA
.
 
 
Fase
 
S:
 
 
síntese da 
 
cópia
 
 
do
 
 
DNA no
 
 
núcleo celular, 
 
duplicação 
 
do 
 
 
 
 
TRABALHO DIRIGIDO – DIVISÕES CELULARES 
Acacio Pinto Valim de Andrade 
Prof. Dra. Adriana Helena Lau 
 
1. O QUE É O CICLO CELULAR? 
 
 Para descrever o ciclo celular é preciso compreender a célula como a unidade 
fundamental que constitui os seres vivos. Esta estrutura complexa apresenta organelas 
citoplasmáticas, um citoesqueleto e um núcleo no qual está contida a informação genética da 
célula, organizada como uma molécula de DNA (ácido desoxirribonucleico) linear. Além 
disso, é no núcleo que ocorre a replicação do DNA e a síntese do RNA. Ciclo Celular 
(descoberto por Howard e Pelc em 1953) é o conjunto de fases que uma célula passa com o 
intuito de duplicar-se, dando origem a duas células novas (reprodução). Ou seja, nada mais é 
do que o ciclo de vida de uma célula, considerando todo o seu processo de crescimento — 
desde a sua formação por meio da divisão da célula-mãe até a reprodução para gerar novas 
partículas. O ciclo celular é um ciclo e não um caminho linear, porque ao final de cada um, as 
duas células-filhas podem começar novamente mesmo processo, a partir do início. 
 
2. QUAIS SÃO AS SUAS FASES? 
 
 Em células eucarióticas, o ciclo celular é dividido em três fases principais, são elas: 
Interfase; Fase mitótica (Fase M) e Citocinese. Essas fases são de suma importância para o 
funcionamento da célula, erros nesses processos podem acarretar na morte celular ou até no 
desenvolvimento de células tumorais. 
 
3. O QUE É INTERFASE? 
 
 Cada partícula precisa de um longo período destinado à duplicação do DNA e a 
repartição igual entre cada célula recém-nascida (síntese de proteínas e de RNA) e a célula 
aumenta o seu tamanho. É justamente esse processo que caracteriza a interfase. Assim, antes 
da mitose acontecer, a célula precisa passar por três etapas responsáveis por sintetizar o 
código genético e as proteínas, e reunir energia para dar início à separação. A interfase ocupa 
cerca de 90% do ciclo celular. Durante essa fase os cromossomas não são visíveis ao 
microscópio óptico, a cromatina está muito condensada e muito dispersa no núcleo. 
 
4. DESCREVA SUCINTAMENTE O QUE ACONTECE EM CADA UMA DAS FASES 
DA INTERFASE. 
 
 Existem três fases na interfase: G1 (gap 1) durante o qual a célula aumenta o seu 
tamanho e sintetiza proteínas e RNA, estocando proteínas, célula está pronta para sintetizar o 
DNA. O segundo intervalo designa-se por G2 (gap 2), durante este período a célula continua 
em crescimento, síntese proteica a fim de reorganizar o conteúdo do núcleo para iniciar a 
separação do DNA. Fase S: síntese da cópia do DNA no núcleo celular, duplicação do

Continue navegando

Outros materiais