Buscar

Exercício de Teoria Política - Exercício de Fixação 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercício de Teoria Política - Exercício de Fixação 2 - Tentativa 1 de 3
Questão 1 de 10
Sobre Max Weber, marque a alternativa INCORRETA:
A - Defende o modelo carismático.
B - Para ele existiriam três razões que justificariam a dominação: tradicional, carismático e racional-legal.
C - Para ele o Estado moderno é uma comunidade humana, um agrupamento institucional de dominação, que reivindica o monopólio do uso legítimo da violência, tendo como objetivo reunir os meios de gestão.
D - Para ele o Estado moderno é uma comunidade humana, um agrupamento institucional de dominação.
E - Para o autor todo poder carece do aparelho administrativo para a execução das suas determinações.
Questão 2 de 10
Sobre o materialismo histórico de Karl Marx, marque a alternativa INCORRETA:
A - As relações jurídicas bem como as formas de Estado não poderem ser explicadas por si mesmas, nem pela chamada evolução geral do espírito humano, pois estas relações têm, ao contrário, suas raízes nas condições materiais de existência, em sua totalidade.
B - Que as relações de produção que constituem a infra-estrutura econômica da sociedade, que é a base real sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e à qual correspondem formas sociais determinadas de consciência.
C - Que as relações de produção que constituem a infra-estrutura econômica da sociedade, que é a base real sobre a qual se eleva uma superestrutura jurídica e política e à qual correspondem formas sociais determinadas de consciência; que não é a consciência dos homens que determina o seu ser, ao contrário, é o seu ser social que determina a sua consciência;
D - Que não se pode julgar uma época de transformação pela consciência que ela tem de si mesma, pois é preciso explicar esta consciência pelas contradições da vida material, pelo conflito entre as forças produtivas sociais e as relações de produção, e uma sociedade jamais desaparece antes que todas as forças produtivas estejam desenvolvidas.
E - Que no desenvolvimento das forças produtivas materiais da sociedade elas não entram em contradição com as relações de produção existentes.
Questão 3 de 10
Sobre os tipos de poder weberianos, marque a alternativa INCORRETA:
A - A base para um Estado de Direito e uma Administração Pública burocrática, profissionalizada, organizada, mas que não deve se sobrepor à política, é o poder tradicional.
B - Na racional-legal obedece-se não à pessoa, mas à regra. Quem ordena também obedece a uma ordem. O dever de obediência é graduado em uma hierarquia de cargos, com subordinação dos inferiores aos superiores.
C - Na tradicional: tem como base de legitimação, e de escolha de quem a exercerá, as tradições e costumes de uma dada sociedade, personificando as instituições enraizadas no seio desta sociedade na figura do líder.
D - No carisma a autoridade é exercida pelo profeta, pelo guerreiro, pelo demagogo. Nesse tipo de dominação, obedece-se exclusivamente ao líder por suas qualidades pessoais, não em virtude de sua posição ou de sua dignidade tradicional.
E - No tipo de dominação da tradição, obedece-se à pessoa em virtude de sua dignidade própria, tradicional, ou seja, obedece-se por fidelidade. Nesse tipo de sociedade há características como o patrimonialismo, conservadorismo, sem uma autoridade racional, na qual o poder é herdado e delegado, e baseado no senhor.
Questão 4 de 10
Sobre os partidos políticos, marque a alternativa correta:
A - Durante a ditadura militar, iniciada em 1964, não existia partidos políticos no Brasil.
B - Durante um período da ditadura militar, iniciada em 1964, existiram dois partidos políticos no Brasil.
C - Não são importantes na Democracia representantiva.
D - No Brasil é possível ser candidato a cargo eletivo sem filiação partidária.
E - Os partidos de direita pregam a igualdade mais do que a liberdade.
Questão 5 de 10
Sobre o pensamento de Max Weber e as qualidades do político profissional, marque a alternativa INCORRETA:
A - A paixão, o sentimento de responsabilidade e o senso de proporção são as qualidades de político profissional para Weber.
B - A paixão: uma espécie de devoção apaixonada por uma causa, um propósito, um ideal, dependendo das convicções pessoais.
C - O domínio da simplicidade: a capacidade de se colocar em segundo plano.
D - O senso de proporção: como uma qualidade psicológica do político – como uma “força de personalidade”, é a capacidade de se distanciar dos homens e das coisas, deixar que os fatos ajam sobre si, mantendo a calma interior;
E - O sentimento de responsabilidade: a atividade política está submetida a um princípio de responsabilidade na tomada de decisões e pelas consequências dessas decisões.
Questão 6 de 10
Sobre democracia participativa, marque a alternativa INCORRETA:
A - A democracia participativa é compreendida como uma forma de exercício do poder baseada na participação direta dos cidadãos nas decisões políticas.
B - Cada vez mais se pretende que a Democracia participativa se transforme em uma democracia deliberativa, não bastando ao cidadão apenas participar de decisões, mas também deve o cidadão decidir em conjunto com o Poder Público, como por exemplo em conselhos gestores de políticas públicas que administram fundos públicos.
C - Na ciência política, a expressão participação política é geralmente usada para designar uma variada série de atividades: o ato do voto, a militância num partido político, a participação em manifestações, a contribuição para uma certa agremiação política, a discussão de acontecimentos políticos, a participação num comício ou numa reunião de seção, o apoio a um determinado candidato no decorrer da campanha eleitoral, a pressão exercida sobre um dirigente político, a difusão de informações políticas e por aí além.
D - São mecanismos previstos na Constituição de 1988: o plebiscito, o referendo e a iniciativa popular.
E - São mecanismos previstos pela Constituição de 1988 o plebiscito, o referendo, a iniciativa popular e o recall.
Questão 7 de 10
Weber (2013) demonstrou que, para a sobrevivência dos partidos políticos, era necessário pessoas que ocupassem estas funções como profissão principal, os chamados profissionais da política ou, como ele denominou, o político profissional moderno. Torna-se necessário porém, diferenciar o político profissional e o profissional de carreira. O profissional de carreira é parte de um agrupamento de funcionários especializados para o desempenho de sua tarefa profissional, vinculados a uma honra corporativa realçada pelo sentimento de integridade. Já, o político profissional, possui outras qualidades muito específicas. 
Analise as informações sobre as qualidades especificas dos políticos profissionais:
A paixão: é a capacidade de se colocar em primeiro plano, é uma visão apaixonada sobre o próprio eu.
O sentimento de responsabilidade: a atividade política deve ser exercida com eficiência e com segurança na tomada de decisões.
O senso de proporção: é uma espécie de devoção, um propósito, um ideal, dependendo proporcionalmente das convicções pessoais.
O domínio da vaidade: é a capacidade de se distanciar dos homens e das coisas, valorizar o ego pessoal, mantendo a calma interior.
Assinale a alternativa correta:
A - Apenas a afirmativa II está correta. 
B - Apenas as afirmativas II e IV estão corretas.
C - Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. 
D - Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
E - Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas.
Questão 8 de 10
 _______________ é a forma de governo caracterizada por um governo vitalício, baseado na hereditariedade e sem atribuição de responsabilidade por possíveis erros de gestão.
 _______________ é a forma de governo na qual o governo pertence ao povo, o Estado é de todos.
Analise as alternativas a seguir e e escolha a opção que preenche corretamente as lacunas, na ordem em que são apresentadas:
A - Monarquia e Presidencialismo
B - República e Monarquia
C - Monarquia e Democracia
D - Monarquia e República
E - República e Democracia
Questão 9 de 10
Nesse tipode dominação, são obedecidas as regras e não as pessoas. O dever de obediência é graduado em uma hierarquia de cargos, com subordinação dos inferiores aos superiores. A autoridade é baseada na validez de um estatuto legal e de uma competência racionalmente estabelecida. 
Marque a alternativa correta que indica o tipo de dominação a que pertence este conceito:
A - A ordem 
B - A tradição 
C - A racional-legal
D - O carisma
E - A obediência
Questão 10 de 10
Segundo Marilena Chauí, o Estado liberal apresenta três funções: garantir o direito natural de propriedade; arbitrar os conflitos da sociedade civil; e garantir a liberdade de pensamento. A respeito dessa tríplice função do Estado Liberal, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:
O Estado não pode interferir na vida econômica dos particulares, mas sim, respeitar sua liberdade e deixar que formulem as próprias regras para a atividade econômica.
Porque
A propriedade não foi instituída pelo Estado, logo não pode ter poder de nela interferir.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A - As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
B - As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
C - A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D - A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E - As asserções I e II são proposições falsas.

Continue navegando