Buscar

Sistemas e Aplicações Distribuídas Avaliação Final Objetiva

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	João Luis de Souza Inocente (2508232)
	
	Disciplina:
	Sistemas e Aplicações Distribuídas (GTI04)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual FLEX ( Cod.:649517) ( peso.:3,00)
	Prova:
	23901750
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O gerenciamento da memória é uma das importantes funções do Sistema Operacional, dentre outras que ele executa. Para que um programa possa ser executado, ele precisa estar carregado na memória principal. No entanto, muitas vezes, o computador possui limites de memória, e nestes casos não basta a utilização dos conceitos de alocação de memória, sendo necessário o uso de outras técnicas para viabilizar a execução do(s) programa(s). Nesse cenário, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Swapping.
II- Memória virtual.
III- Paginação.
IV- Segmentação.
(    ) Técnica que viabiliza alocação de programas em endereços de memória não contíguos, podendo os dados do programa serem alocados em qualquer frame.
(    ) Técnica que viabiliza a divisão de um programa, pelo compilador, em diversas partes, contendo variáveis locais, vetores e endereços de funções, por exemplo.
(    ) Técnica que viabiliza a união da memória física do computador com um arquivo especial salvo em disco, gerando a impressão de existir mais memória disponível do que realmente a instalada.
(    ) Técnica que viabiliza a retirada de programas da memória, salvando-os em disco, sempre que precisarem guardar algo, liberando espaço na memória para executar outro programa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - IV - II - I.
	 b)
	II - IV - I - III.
	 c)
	II - IV - III - I.
	 d)
	III - II - IV - I.
	2.
	Os navegadores de internet utilizam o cache para armazenar dados acessados em uma navegação web. Um dos objetivos é registrar os dados e informações utilizados recentemente pelos usuários. Existe uma configuração de servidor web a qual permite armazenar dados acessados e liberar o acesso ou não de usuários a determinados sites. Considerando essa configuração, em relação ao nome (ou nomes) que o servidor acaba recebendo, analise as opções a seguir:
I- Servidor particionado.
II- Servidor acoplado.
III- Servidor proxy. 
IV- Servidor de arquivos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção I está correta.
	 b)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a opção III está correta.
	 d)
	As opções II e III estão corretas.
	3.
	A interrupção é um sinal de dispositivo que usualmente resultará na troca de contexto, onde o processador para de executar um processo para atender ao dispositivo que pediu a interrupção. Acerca do tema interrupção, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Qualquer dispositivo poderá disparar uma interrupção com o objetivo de informar ao sistema operacional que concluiu uma tarefa ou para retornar dados para o sistema operacional.
(    ) As IRQs (Interrupt Request - Requisição de Interrupção) são 16 canais enumerados de 1 a 16, os quais os dispositivos podem utilizar para chamar a atenção da memória RAM.
(    ) A implementação da preempção por tempo tem como base as interrupções geradas pelo PIT (Programable Interrupt Timer).
(    ) A ISR (Interrupt Service Routine - Rotina do Serviço de Interrupções) é a instrução executada quando ocorre uma interrupção, havendo apenas uma instrução predefinida para todos os tipos de interrupção.
(    ) O PIC (Programable Interrupt Controller) é o responsável pelo encaminhamento das interrupções dos periféricos para o processador.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F - V.
	 c)
	F - F - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V - V.
	4.
	Os sistemas multitarefas conseguem executar diversos programas ou processos ao mesmo tempo, através de mecanismos que controlam os diversos processos. Estes possuem estados que identificam a situação em que se encontram. Qual é a transição de estado realizada pelo escalonador conforme a política de escalonamento definida no sistema operacional?
	 a)
	Espera - Pronto.
	 b)
	Executando - Terminado.
	 c)
	Novo - Pronto.
	 d)
	Pronto - Executando.
	5.
	Um sistema é multiprocessado quando um ou mais processadores tem por objetivo concluir uma tarefa em comum, permitindo assim que vários programas sejam executados em paralelo ou que tenham duas ou mais instruções executadas em paralelo. Dependendo da maneira que o multiprocessamento ocorre, podemos classificá-lo como forte ou fracamente acoplado. Diante disso, assinale a alternativa CORRETA que apresenta uma característica do sistema fortemente acoplado assimétrico:
	 a)
	Esse modelo pode gerar conflitos de acesso à memória.
	 b)
	Possui um processador principal, responsável por executar os serviços do sistema operacional.
	 c)
	Há a possibilidade de divisão das tarefas entre os diversos processadores.
	 d)
	Todos os processadores realizam a mesma função.
	6.
	Dispositivos servidores têm a responsabilidade de gerenciar dados e informações que são enviados aos clientes numa rede de computadores. Existem vários tipos de servidores, classificados conforme suas atribuições e funções no ambiente de rede. Com relação aos tipos de servidores mais conhecidos e utilizados, analise as afirmativas a seguir:
I- Servidores de arquivos são pouco utilizados atualmente.
II- Servidores de aplicações são muito utilizados atualmente.
III- Servidores de bancos de dados são muito utilizados atualmente.
IV- Servidores de web são pouco utilizados atualmente. 
Asinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	7.
	O sistema operacional pode fazer uso de diversos tipos de algoritmos de escalonamento, sendo que cada um deles é recomendado para situações distintas, submetendo-se a alguns critérios. Acerca dos critérios de escalonamento, analise as sentenças a seguir:
I- A taxa de utilização do processador é um dos critérios que deve ser analisado pelo escalonador do sistema operacional, sendo desejável que o processador permaneça a maior parte do tempo em estado de ocupado. 
II- A fim de otimizar o processo de escalonamento, busca-se maximizar o turnaround, o qual estabelece o número de processos que foram completados em determinado espaço de tempo.
III- O tempo de espera é resultado do intervalo entre o início do processo e a geração da primeira resposta.
IV- Um escalonamento eficiente é resultado máximo do uso do processador e throughput, com a minimização dos tempos de processador, resposta e espera.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	8.
	Aqueles chamados protocolos de comunicação viabilizam a comunicação entre computadores, tanto em redes locais como de longa distância (Internet, por exemplo). Esses protocolos possuem diversas funções específicas, com o objetivo geral de permitir comunicação entre equipamentos de diferentes fabricantes. Nesse contexto, qual é o protocolo cuja função principal é oferecer um serviço de comunicação confiável, através do uso de janelas deslizantes e mecanismos de sequenciamento para mensagens de qualquer tamanho?
	 a)
	TCP.
	 b)
	UDP.
	 c)
	SNMP.
	 d)
	IP.
	9.
	Os sistemas operacionais podem ser classificados, dependendo da quantidade de processadores e dispositivos de I/O, em sistemas fortemente acoplados e fracamente acoplados. Estes últimos têm como característica possuir dois ou mais sistemas interligados, sendo cada um controlado pelo seu próprio sistema operacional, não único. Acerca dos sistemas fracamente acoplados, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As redes locais de computadoressão exemplos de sistemas fracamente acoplados, porque possuem diversas máquinas e sistemas operacionais distintos, ou não, permitindo compartilhamento de recursos entre os usuários.
(    ) Nos sistemas distribuídos, os sistemas estão separados fisicamente, sendo a rede entre os sistemas transparente para os usuários e o balanceamento de carga uma vantagem, porque uma tarefa pode ser processada numa CPU que esteja ociosa no sistema.
(    ) A vantagem de ser tolerante a falhas, em que a falha de um sistema é suprida por outro, que pode assumir o papel do sistema que apresentou a falha, fazendo com que o processo não pare de funcionar, é característica dos sistemas operacionais de rede.
(    ) Os sistemas fracamente acoplados têm uma organização funcional totalmente independente da topologia, ou seja, não dependem da posição dos computadores nem de como estão interligados.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - V - F - V.
	10.
	Os sistemas distribuídos estão suscetíveis a falhas, sendo que estas falhas podem acontecer tanto para os processos quanto para os canais de comunicação. Essas falhas podem ser diversas, como falha de carregamento de programas, processos com valores atribuídos incorretamente, tempo de execução de uma tarefa não atingido etc. Com relação aos títulos das falhas que podem acontecer nos sistemas distribuídos, analise as opções a seguir:
I- Falhas de acesso remoto.
II- Falhas por omissão.
III- Falhas arbitrárias.
IV- Falhas de acesso web.
V- Falhas de sincronização.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções III, IV e V estão corretas.
	 b)
	As opções II, III e V estão corretas.
	 c)
	As opções I, II e V estão corretas.
	 d)
	As opções I, III e IV estão corretas.
	11.
	(ENADE, 2014) Os estados que um processo alcança podem ser modelados por meio do diagrama exibido a seguir. No diagrama de estados apresentado, as transições causadas pelo escalonador de processos são:
FONTE: TANENBAUM, A. S. Sistemas operacionais modernos. 3. ed. São Paulo: Pearson do Brasil, 2010.
	
	 a)
	2 e 3.
	 b)
	1 e 2.
	 c)
	2 e 4.
	 d)
	1 e 3.
Parte inferior do formulário

Continue navegando