Buscar

HIST MOD FORM SI INT aula 06

Prévia do material em texto

O movimento iluminista não pode ser definido facilmente. Certamente, o conjunto de suas ideias impactou fortemente o século XVIII. Sobre o movimento é correto afirmar que: I - Suas ideias romperam o espaço francês e influenciaram movimentos em todo mundo. II - Suas ideias só promoveram efeito prático no espaço francês. III - Podemos atribuir a pensadores ingleses o DNA deste grande movimento. IV- Os participantes do movimento não eram oriundos de uma só camada social como nos habituamos a pensar.
	
	
	
	Apenas I, III e IV estão corretas
	
	
	Apenas I e II estão corretas
	
	
	Apenas a IV está correta
	
	
	Apenas II e III estão corretas
	
	
	Apenas I II e III estão corretas
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Em seu livro, O Príncipe, Nicolau Maquiavel defende algumas teses que se tornaram importantes para o fortalecimento do poder real e para a consolidação do Absolutismo Monárquico na Europa Moderna. Analise as proposições a seguir e assinale aquela que não apresenta uma tese defendida por Maquiavel:
	
	
	
	Deve o príncipe, não obstante, fazer-se temer de forma que, se não conquistar o amor, fuja ao ódio, mesmo porque podem muito bem coexistir o ser temido e o ser odiado.
	
	
	Cada príncipe deve desejar ser tido como piedoso e não como cruel: Não obstante isso, deve ter o cuidado de não usar mal essa piedade.
	
	
	É muito mais seguro ser temido do que amado. Isso porque dos homens pode-se dizer, geralmente, que são ingratos, volúveis, simuladores, tementes do perigo, ambiciosos de ganho.
	
	
	Um príncipe deve, pois, temer a má fama de cruel, pois ela pode não o ajudar a manter seus súditos unidos e leais.
	
	
	O Príncipe, contudo, deve ser lento no crer e no agir, não se alarmar por si mesmo e proceder de forma equilibrada, com prudência e humanidade. 
	
Explicação: 
Segundo a tese apresentada por Maquiavel, o príncipe não devia temer a sua fama, pois um soberano para manter o poder não poderá sempre ser querido por seus súditos. Neste sentido, em diversos momentos o soberano devia agir de forma a não agradar ao povo, em nome de um fim maior que seria a manutenção do poder. 
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Enquanto os iluministas levavam suas teorias para as altas classes, o terceiro estado era informado das mudanças de pensamento através de um mecanismo que se pode considerar uma ¿subliteratura¿, assim podemos destacar:
	
	
	
	A Igreja aconselhava essas classes para que não se deixassem influenciar por tais ideais, usando a religião como doutrina.
	
	
	Essa forma de informação não teve efeito sobre o terceiro estado visto que o Estado francês os manipulava através da aproximação com a religião.
	
	
	A aproximação com as teorias não representou mudança nos pensamentos e costumes do terceiro estado.
	
	
	Essa ¿subliteratura¿ representou uma mudança nos costumes, uma vez que o terceiro estado passou a ter contato com o material teórico dos iluministas influenciando suas próprias insatisfações com o antigo regime.
	
	
	A ¿subliteratura¿ foi a responsável pela articulação revolucionária do terceiro estado que culminou com a Revolução Francesa.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O Despotismo Esclarecido, regime de governo adotado em alguns países da Europa no século XVIII, caracterizava-se por: 
	
	
	
	atribuir ao povo a participação no poder político. 
	
	
	equilibrar o poder da burguesia financeira com a nobreza feudal
	
	
	tentar conciliar os princípios do absolutismo com as idéias iluministas. 
	
	
	difundir monarquias constitucionais em todos os reinos europeus, segundo os princípios liberais. 
	
	
	impor o poder parlamentar sobre o poder monárquico. 
	
	
	
	 
		
	
		5.
		(Superpro) Por volta do século XVI, associa-se à formação das monarquias nacionais europeias:
	
	
	
	as navegações e conquistas ultramarinas e o desejo de implantação de uma economia mundial de livre-mercado. 
	
	
	a afirmação político-econômica da aristocracia feudal e a sustentação ideológica liberal para a centralização do Estado. 
	
	
	o surgimento de uma vanguarda cultural religiosa e a forte influência do ceticismo francês defensor do direito divino dos reis. 
	
	
	a demanda de protecionismo por parte da burguesia mercantil emergente e a circulação de um ideário político absolutista. 
	
	
	o crescimento do contingente de mão de obra camponesa e a presença da concepção burguesa de ditadura do proletariado. 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Os ideais iluministas conceberam um conjunto de transformações que não se limitou ao universo letrado e burguês. As diretrizes desse novo movimento também estabeleceram transformações significativas em algumas monarquias absolutistas européias. Esse movimento foi conhecido como: 
	
	
	
	Protestantismo
	
	
	Enciclopedismo
	
	
	Antigo Regime
	
	
	Despotismo Esclarecido
	
	
	Ilustração 
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Entre os séculos XVI e XVIII, ocorre na Europa, uma renovação no pensamento que ficou conhecida como "Revolução Científica". Identifique os principais acontecimentos que contribuíram para esse "novo olhar":
	
	
	
	A invenção da imprensa e o aumento do letramento da população europeia.
	
	
	A Contrarreforma e a implementação dos Tribunais do Santo Ofício na Europa e na América colonial. 
	
	
	O uso do INDEX para controlar a circulação de impressos e a criação de Casas de publicação por toda a Europa.
	
	
	O renascimento, a reforma e, sobretudo, a invenção da imprensa.
	
	
	O iluminismo, a Contrarreforma e o surgimento do Anglicanismo.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A busca pelo pensamento racional, a objetividade naquilo que pode ser comprovado e medido, a matematização do raciocínio e o culto da racionalidade dá origem a um pensamento racional, que buscará usar razão para entender e resolver os problemas humanos e da ciência. Surge então um movimento que tomou conta da Europa ocidental que critica o Absolutismo e discute qual o sistema de governo mais justo que deve substituí-lo, questionando a Igreja a serviço do Estado. Esse movimento ficou conhecido na história como: 
	
	
	
	Humanismo
	
	
	Teocracia
	
	
	Iluminismo
	
	
	Teoria das Formas de Governo
	
	
	Racionalismo Científico

Continue navegando