Buscar

ED FARMACIA 2020 04 ao 09 QUIMICA AMBIENTAL

Prévia do material em texto

4) Desenvolvem-se as relações dinâmicas de equilíbrio entre todos estes fatores de tal forma que são formados diferentes biomas, alguns deles com um equilíbrio muito frágil, onde, qualquer mínima alteração, pode colocar em risco alguma espécie. Quais espécies estão em maior risco quando a atividade antrópica causa os desequilíbrios ecológicos?
R: Resposta: A alternativa correta é a letra "C"
Explicação: Com o aumento da atividade antrópica causando  os desequilíbrios ecológicos, as espécies cujas populações estão decrescendo a ponto de colocá-las em extinção, estão em maior risco.
5) – “Onde, inicialmente, só havia solo arenoso, solo rochoso e não existia vida, geralmente os primeiros seres vivos a se desenvolverem são os organismos mais simples, ou seja, os microrganismos (bactérias, protozoários...). Conforme a biomassa vai aumentando, os seres mais complexos vão aparecendo no ambiente, geralmente líquens e musgo, e, posteriormente, surgem as gramíneas e, depois, a vegetação arbustífera e, finalmente, as árvores de maior porte. Desta forma, diferentes biomas vão se sucedendo, e um substituindo os outros e criando diferentes condições para o desenvolvimento de várias formas de vida”.
R: E A sucessão ecológica primária acontece em ambientes que anteriormente não haviam sido ocupados por outros organismos, ou seja, em áreas praticamente sem vida. Essa situação ocorre, por exemplo, em afloramentos rochosos, superfície de areia com exposição recente e lava vulcânica recém solidificada.  Imagine, por exemplo, a sucessão ecológica em um afloramento rochoso. Inicialmente o que observamos é a presença de organismos como bactérias e protozoários, e, posteriormente, o desenvolvimento de outros seres. De uma maneira geral, os primeiros organismos fotossintetizantes a fixarem-se no ambiente são os líquens e os musgos, sendo essas espécies chamadas de pioneiras.
6) Mutualismo é uma relação muito próxima entre, pelo menos, dois seres vivos, onde, ambos, se beneficiam da relação. Das situações apresentadas a seguir, qual delas é um exemplo de mutualismo?
R: C O mutualismo a relação é obrigatória entre os indivíduas, pois ambos irão se beneficiar e caso falte um dos dois, o ambos irão morrer. Por exemplo: líquens (algas com fungos), ruminantes e bactérias digestivas, bactérias e raízes (auxiliando na absorção do nitrogênio).
7) Pirâmide alimentar é uma representação gráfica dos organismos presentes no ecossistema organizado em diferentes níveis tróficos. Na base, os organismos produtores, seguidos pelos organismos consumidores primários e, a seguir, os secundários e os terciários. Quais das sequências apresentadas a seguir, ilustram a ordem crescente de organismos, da base para o topo da pirâmide?
R: A o coelho come os vegetais, a cobra come o coelho, e a águia come a cobra
8) Organismos geneticamente modificados (OGM) ou transgênicos são aqueles organismos que foram modificados pelo uso de técnicas _________________________, e apresentam/manifestam as características de um outro organismo, que é a espécie doadora. Escolha, entre as alternativas a seguir, aquela que preenche a lacuna acima.
R: E A engenharia genética é a parte da biotecnologia responsável pela compreensão do funcionamento dos genes e a capacidade de manipulá-los em laboratório.
9)A legislação brasileira obriga as empresas que produzem alimentos transgênicos (OGM) a informarem isso ao consumidor nas embalagens e a forma de alertar a população é a inserção de um símbolo na face da embalagem. Pergunta: qual é o símbolo que identifica que o alimento é transgênico?
R: D Bom esse símbolo pode ser encontrados muitas vezes em biscoitos,salgadinhos, pois eles fazem alimentos geneticamente modificados para que se dê sabor e etc...
Quando há introdução de material genético de uma espécie diferente em outra, os organismos passam a ser, além de geneticamente modificados, transgênicos.

Mais conteúdos dessa disciplina