Buscar

Estudo transversal 3

Prévia do material em texto

Ir para o menuIr para o conteúdoIr para o cabeçalho
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
	Acadêmico:
	
	
	Disciplina:
	Estudo Transversal III (17601)
	Avaliação:
	Avaliação disciplina on-line ( Cod.:649160) ( peso.:10,00)
	Prova:
	23570799
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A propriedade intelectual, como toda obra/produto e relações humanas, necessita de proteção, ainda mais nos tempos contemporâneos, em que há muitas mudanças constantes. Sobre as formas de proteção dos direitos relativos à propriedade industrial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O know how é protegido pelo registro junto ao INPI.
(    ) O desenho industrial é protegido pelo registro junto ao INPI.
(    ) O registro de marca é protegido pelo registro junto ao INPI.
(    ) A invenção e modelo de utilidade são protegidos pela concessão da patente pelo INPI.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	2.
	A patente é uma das formas mais antigas de proteção da propriedade industrial. Na legislação brasileira, a patente de invenção e a patente de modelo de utilidade estão regulamentadas pela Lei nº 9.279/96 - Lei da Propriedade Industrial. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os requisitos que devem ser atendidos para a concessão da patente de invenção, conforme a Lei da Propriedade Industrial vigente:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9279.htm. Acesso em: 12 set. 2019.
	 a)
	Novidade, atividade inventiva e suficiência descritiva.
	 b)
	Novidade, atividade inventiva e comprovação de redução a prática.
	 c)
	Novidade, ato inventivo e aplicação industrial.
	 d)
	Novidade, atividade inventiva e aplicação industrial.
	3.
	A proteção dos Direitos Autorais parte do pressuposto de que, em caso de violação desse direito, sanções e punições serão sofridas. Isso porque, para que algo esteja devidamente seguro, deve-se punir quem viole tais leis. Quanto às penalidades aplicadas no caso de violação do direito autoral, analise as sentenças a seguir:
I- A violação do direito autoral no Código Penal, no artigo 184, impõe pena de 3 meses a 1 ano mais multa.
II- Aquele que divulgar a obra sem nomear autoria terá que divulgar por três dias consecutivos.
III- Poderá a sentença condenatória determinar a destruição de todos os exemplares ilícitos, bem como as matrizes, moldes, negativos e demais elementos utilizados para praticar o ilícito civil, assim como a perda de máquinas, equipamentos e insumos destinados a tal fim, ou servindo a eles unicamente para o fim ilícito, sua destruição.
IV- Aquele que editar obra literária, artística ou científica, mesmo sem autorização, não sofrerá nenhuma sanção, pois não a utilizou em sua totalidade e originalidade, só de forma editada.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	4.
	Os principais doutrinadores descrevem que a primeira menção sobre a propriedade intelectual foi no ano de 1623, na Inglaterra, através do Estatuto dos Monopólios. Atualmente, no Brasil, a propriedade intelectual tem proteção constitucional nos incisos XXVII, XXVIII e XXIX, do Art. 5º. Conforme a doutrina, como é dividido o direito da propriedade intelectual?
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 13 set. 2019.
	 a)
	A doutrina divide o direito da propriedade intelectual (gênero) somente em direitos autorais, agregando a proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
	 b)
	A doutrina divide o direito da propriedade intelectual (gênero) somente em propriedade industrial, agregando a proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
	 c)
	A doutrina classifica o direito da propriedade intelectual em proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
	 d)
	A doutrina divide o direito da propriedade intelectual (gênero) em dois grandes ramos (espécies): os direitos autorais e a propriedade industrial, agregando a proteção sui generis (proteção à topografia, ao cultivar e ao crescimento tradicional).
	5.
	Pela lei, é titular originário o autor de obra intelectual, o intérprete, o executante, o produtor fonográfico e as empresas de radiodifusão. Já as regras quanto a autoria tem como autor a pessoa física criadora, podendo ser concedido à pessoa jurídica a titularidade. Quanto a proteção ao direito autoral, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Proteção ao direito autoral independem do registro, passando a ser uma faculdade e não uma obrigação, é necessário especificar que o registro gera a presunção relativa de autoria, os estrangeiros não possuem proteção à obra autoral no Brasil.
	 b)
	Para obter a proteção, o direito autoral é obrigatório no registro, é necessário especificar que o registro gera a presunção absoluta de autoria em todo o território de países signatários da Convenção de Berna.
	 c)
	Proteção ao direito autoral independem do registro, passando a ser facultativo e não uma obrigação, é necessário especificar que o registro gera a presunção relativa de autoria em todo o território de países signatários da Convenção de Berna.
	 d)
	Para obter a proteção, o direito autoral é obrigatório no registro, é necessário especificar que o registro gera a presunção absoluta de autoria somente no Brasil.
	6.
	É comum ouvir falar sobre todas as proteções garantidas pelos Direitos Autorais, além disso, a lei também especifica algumas obrigatoriedades ao reprodutor dos Direitos Autorais. Acerca do exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Havendo divergência quanto a autorização de reprodução de obras literárias, será decidido pelo que mais colaborou para a reprodução da obra.
	 b)
	A lei acrescenta que não há necessidade do reprodutor informar ao autor a quantidade da reprodução (independente de qual seja ela) de suas obras.
	 c)
	A lei acrescenta ser do reprodutor o dever e a responsabilidade de informar ao autor a quantidade da reprodução (independente de qual seja ela), para que esse possa fiscalizar o aproveitamento econômico da exploração.
	 d)
	Havendo coautoria na obra, deverá que apenas um dos autores autorizarem a produção e edição.
	7.
	A conceituação do que é direito de propriedade industrial é importante para que, antes de tudo, se possa verificar se o objeto de registro realmente se enquadra nessa classificação. Alguns quesitos são fundamentais para que se defina o que pode ser registrado como tal. Quanto ao direito de propriedade industrial, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O direito da propriedade industrial é a proteção concedida aos direitos da empresa, somente a sua marca e a patente.
	 b)
	O direito da propriedade industrial é a proteção concedida aos direitos da empresa, como a marca, a patente, desenho industrial, indicação geográfica, segredo industrial e repressão a concorrência desleal, topografia de circuitos integrado, cultivar e crescimento tradicional.
	 c)
	O direito da propriedade industrial é a proteção concedida aos direitos da empresa, somente à topografia de circuitos integrado, cultivar e crescimento tradicional.
	 d)
	O direito da propriedade industrial é a proteção concedida aos direitos da empresa, somente ao desenho industrial, ao segredo industrial e à repressão à concorrência desleal.
	8.
	Sabe-se que as propriedades industriais incluem diversas proteções, entre elas as proteções para as marcas, porém, a empresa não pode simplesmente definir qualquer coisa que desejar como marca, já que existem critérios para que algo seja considerado como tal. A lei 9.279/96 no artigo 123 divide a marca em trêscategorias. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta essas três categorias:
	 a)
	Marca de produto ou serviço, marca de certificação e marca coletiva.
	 b)
	Marca de produto ou serviço, marca autoral moral e marca coletiva.
	 c)
	Marca de produto ou serviço, marca autoral patrimonial e marca coletiva.
	 d)
	Marca autoral moral, marca autoral patrimonial e marca de produto.
	9.
	Uma das partes iniciais do trâmite de registro de autoria é verificar o local em que esse registro será realizado. O Artigo 19 da Lei n° 9.610/98 descreve que ao registrar a sua obra, o proprietário deve efetuá-la em órgão público. Acerca do exposto, em que local será feito o registro de autoria?
FONTE: https://www.jusbrasil.com.br/topicos/10628241/artigo-19-da-lei-n-9610-de-19-de-fevereiro-de-1998. Acesso em: 13 set. 2019.
	 a)
	O registro de autoria será somente na Escola de Belas Artes da Universidade Federal Nacional.
	 b)
	O registro de autoria será somente na Biblioteca Nacional.
	 c)
	O registro de autoria será no órgão público em acordo com a sua natureza, podendo ser, na Biblioteca Nacional, na Escola de Música, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Instituto Nacional do Cinema ou no Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia.
	 d)
	O registro de autoria será somente na Escola de Música.
	10.
	Quando uma pessoa cria uma obra, perdura no tempo, ou seja, mesmo com a morte de seu autor, a obra permanece. Com isso, a lei estipula a validade dos direitos após a morte de seu autor ou coautores (em caso de obra criada em conjunto). Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A lei descreve que é de 80 anos o prazo de validade dos direitos patrimoniais do autor após sua morte, que serão contados de 1° de janeiro do ano subsequente ao de seu falecimento, o direito aos direitos patrimoniais obedecerá a ordem sucessória da lei civil. Caso haja coautores o prazo será contado a partir da morte do último coautor.
	 b)
	A lei descreve que é de 70 anos o prazo de validade dos direitos patrimoniais do autor após sua morte, que serão contados de 1° de janeiro após dois anos de seu falecimento, o direito aos direitos patrimoniais obedecerá a ordem sucessória da lei civil. Caso haja coautores o prazo será contado a partir da morte do último coautor.
	 c)
	A lei descreve que é de 60 anos o prazo de validade dos direitos patrimoniais do autor após sua morte, que serão contados de 1° de janeiro do ano subsequente ao de seu falecimento, o direito aos direitos patrimoniais obedecerá a ordem sucessória da lei civil. Caso haja coautores o prazo será contado a partir da morte do último coautor.
	 d)
	A lei descreve que é de 70 anos o prazo de validade dos direitos patrimoniais do autor após sua morte, que serão contados de 1° de janeiro do ano subsequente ao de seu falecimento, o direito aos direitos patrimoniais obedecerá a ordem sucessória da lei civil. Caso haja coautores o prazo será contado a partir da morte do último coautor.
Prova finalizada com 9 acertos e 1 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando