Buscar

Exercícios ED 4ºsem. psic

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Exercícios ED
1: A = As pessoas estão inseridas em grupos a onde é estabelecida uma hierarquia, normas, lideranças, eles têm uma postura submissa perante ao grupo e também ao contexto onde estão operando como indivíduos seja nas práticas sócias ou históricas. Sendo assim uma falsa consciência de participação afastando da realidade .
2: D = É uma construção histórica que se estabelece a partir das relações, sendo uma relação dialética pois precisa legitimada por um outro.
3: B = Sendo assim a função da ideologia é apagar as diferenças como de classes e fornecer a os membros da sociedade o sentimento de identidade social mascarando a realidade. A classe dominante mantém para produzir as relações de produção.
4: D = O positivismo, na procura da objetividade dos fatos, perdera o ser humano. A Psicologia social recupera o indivíduo no encontro de sua história com a de sua sociedade, apenas este conhecimento nos permitirá compreender o homem como produtor da história.
5: C = A alternativa I e II estão corretas, pois é uma combinação de fatores para configurar uma identidade como uma totalidade
6: C = Para Silvia Lane a existência de um grupo social se dá em um processo continuo que considera o contexto sócio econômico e ideológico.
7: B = Apesar do caráter pluralista da história da psicologia comunitária, como enfatizado anteriormente, a revisão bibliográfica permite identificar alguns elementos que conferem certa unidade ao campo, como por exemplo, o desenvolvimento de trabalhos e pesquisas conduzidos em parceria com as comunidades, o rompimento da tradicional hierarquia de poder-saber presente na academia, a formação de grupos de pesquisa que transcendem os limites e as demarcações das especialidades disciplinares, assim como a utilização e o incentivo do compromisso político coletivo muito mais que a aspiração a uma neutralidade política e ideológica
8: D = O psicólogo no serviço de saúde pública considera os aspectos sócio históricos, políticos e econômicos para analisar e orientar em grupos de atendimento no sentido de orientá-los rumo a autonomia e emancipação.
9: C = Afirmação-negação da afirmação-negação da negação ou síntese.
10: D = Propõem uma análise aprofundada de um objeto como a vida econômica, desvela elementos contraditórios, contradição essa que é motor da realidade, e que legitima a divisão social. Ela é velada e serve para manter as relações de produção
11: D = NÃO SEI
12: D = NÃO SEI
13: C = Pois para Silvia Lane a construção de um grupo social só é possível a partir de um processo institucional seja ele qual for, dentre as outras opções também não se encaixam no processo Grupal
14: C = Pois A psicologia social comunitária caracteriza se por preocupar se com a auto-gestão das comunidades assistidas. A administração executada por indivíduos que não pertencem a sociedade traduz relações assimétricas e paternalistas.
15: B = Pois esta é a única alternativa que trata dos aspectos críticos e dialéticos dessa compreensão sobre a identidade.
16: D = NÃO SEI
17: D = NÃO SEI
18: B = Pois a alternativa recusa a adequação, o ajuste e a submissão como chaves para a inserção social crítica e transformadora da condição de exclusão.
19: B = NÃO SEI
20: C = NÃO SEI

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais