Logo Passei Direto
Buscar

ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES- 1º a 9º semana

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

É característico da história da filosofia que novos ramos de estudo sejam criados em resposta aos desenvolvimentos intelectuais, tanto internos como externos à filosofia. Sobre esta temática analise as afirmacoes a seguir:
Marque a alternativa correta.
I- No início do século XX, a filosofia da linguagem, no sentido que nós agora usamos, foi criada largamente em resposta aos desenvolvimentos da lógica matemática e do trabalho nos aspectos básicos da matemática. Uma evolução similar ocorreu na filosofia da mente.
II- Quando questões sobre a ontologia social estiverem bem postas, parece-me que os questionamentos sobre filosofia social, sobre a natureza da explicação nas ciências sociais e sobre a relação entre a filosofia social e a filosofia política, surgirão naturalmente.
III- Com o abandono da base epistêmica centrada no sujeito, tal filosofia pode ir muito além de qualquer outra coisa imaginada pela filosofia da metade do século passado. Ela não começa com o ceticismo, mas com aquilo que todos nós conhecemos acerca do mundo real.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Apenas a afirmação III está correta.

No decorrer da análise sobre a Filosofia, fica claro que ela precisa ser praticada. Sobre a prática filosófica, assinale V para verdadeiro e F para falso.
Assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) Filosofia é um exercício de abrir fissuras na tessitura do real.
( ) Filosofar é iluminar parcelas escusas da realidade.
( ) A prática filosófica independe da análise do mundo.
( ) A Filosofia é responsável por colocar caos na ordem.
( ) Praticar a Filosofia ajuda a compreender a realidade.
V, V, V, V e V.
V, V, F, F e F.
F, F, V, V e F.
F, F, F, F e F.
V, V, F, F e V.

Numa palestra intitulada “Você sabe com quem está falando?”, o professor Mário Sergio Cortella apresenta uma visão de mundo, e de vida humana, que contrapõe a lógica da individualidade e da superioridade. Com base nesse vídeo, julgue as assertivas a seguir:
Estão de acordo com a fala do professor Cortella somente as assertivas:
O homem não pode se entender como um ser superior e dominante.
A simplicidade e a humildade devem ser os caminhos da vida humana.
A capacidade humana é reduzida quando se encontra a vida.
O ser humano deve sempre se colocar como único ser do universo.
1 e 2.
2 e 3.
3 e 4.
1 e 3.
1 e 4.

O espaço e o tempo são categorias fundamentais para o ser humano. Elas servem para que ele se oriente, localize e se locomova, sem que sua vida seja prejudicada de alguma maneira. Hoje, com o avanço dos meios de comunicação, o que se tem visto é um acúmulo de informações que não são processadas pelo humano. A esse efeito se dá o nome de:
Saturação da informação.
Disposição midiática.
Informação pluralizada.
Cansaço mental.
Comunicação proativa.

Tomando como base o artigo da professora Edileine Vieira, intitulado “A formação do sujeito como ser de relações”, analise o fragmento a seguir: “Por não ser perfeito, o homem é levado a depender dos outros para sua própria sobrevivência física e humana, para manter-se pessoa. Pelo amor, o homem busca os demais para ajudá-lo a sobreviver e para que, juntos, vivam bem. Essa a justificativa para que a pessoa não seja coisificada, instrumentalizada para nenhum fim, vista conforme sua ‘utilidade social’”.
Assim, é possível afirmar que:
O indivíduo possui direitos de acordo com o coletivo.
As organizações sociais estão a serviço do humano.
O humano é um ser dependente e carente.
A vida social deve ser a essência da humanidade.
Todo desenvolvimento social passa pela opinião.

A constituição do sujeito é fundamental para o comprometimento da comunidade educativa com o processo de inclusão, pois ele é capaz de relacionar-se com a realidade, promovendo mudanças na cultura organizacional. Silva (2004, p. 98), criador da Pedagogia do Sujeito Coletivo, afirma que uma pedagogia da constituição de sujeitos coletivos deverá, portanto, procurar conduzir seus integrantes a:
Assinale a alternativa correta.
I - vivenciarem um momento de encontro onde predomine sentimentos de estranhamento e aversão.
II- vivenciarem a oportunidade de praticar uma tarefa comum onde possam exercitar julgamentos comuns, de modo a construírem uma comum visão de mundo;
III - um comprometer-se pessoal e grupalmente com objetivos e metas;
IV- assumirem ou acolherem uma identidade comum;
V- atuarem publicamente com essa identidade enfrentando os desafios dos ambientes físico e social;
Somente as afirmações III, IV e V são consideradas condutas estimuladas pela pedagogia da constituição de sujeitos coletivos.
Somente as afirmações II, III, IV e V são consideradas condutas estimuladas pela pedagogia da constituição de sujeitos coletivos.
Somente as afirmações III e IV são consideradas condutas estimuladas pela pedagogia da constituição de sujeitos coletivos.
Somente as afirmações I, II, IV e V são consideradas condutas estimuladas pela pedagogia da constituição de sujeitos coletivos.
Somente as afirmações I, II, III e IV são consideradas condutas estimuladas pela pedagogia da constituição de sujeitos coletivos.

Quando as decisões pessoais devem sempre produzir o máximo de benefícios em prol da coletividade, onde a ideia é atender o maior número de pessoas possível, trata-se da ética:
Justificativa.
Relativista.
Utilitarista.
Comunitária.
Prática.

Acerca da moral e da ética, analise os fragmentos a seguir:
Com base na análise dos fragmentos, assinale a alternativa CORRETA.
I. Conjunto de atos, comportamentos e fatos da existência humana, que impactam na história e agrega sentido à vida, ao fazer e às relações sociais.
II. Conduta real do humano no contexto em que vive, tendo como base o que se concebe como certo. Acontece de forma espontânea e voluntária.
III. Parte da natureza humana que reflete as condutas. Preocupa-se em desvendar justificativas para as ações e as coisas referentes ao humano.
O III fragmento diz respeito à moral; o I e II dizem respeito à ética.
O I fragmento diz respeito à ética; o II e o III dizem respeito à moral.
O II fragmento diz respeito à moral; o I e o III dizem respeito à ética.
O I e o II fragmentos dizem respeito à moral; o III diz respeito à ética.
O I, II e III fragmentos dizem respeito, igualmente, à moral.

Quando se fala, em muitas das vezes, de imposição de valores e cultura, pode-se incorrer numa prática conhecida como inculturação. O resultado final desse tipo de prática pode se converter em monocultura. Acerca da monocultura, analise os fragmentos a seguir, e assinale o que contém o conceito.
I. Monocultura diz respeito a falta de ações éticas, a necessidade de lucro e a influência política que levam ao conflito e a guerra.
II. A monocultura é a imposição de um padrão. É um processo que anula as características individuais de determinada sociedade.
III. Monocultura é o estabelecimento de uma sociedade na qual existam ameaças reais às diferenças sociais, em que todos são iguais.
IV. A monocultura é o desenvolvimento de reivindicações de direitos fundamentais, individuais e coletivos, mediante uma situação de opressão.
A assertiva II contém o conceito.
As assertivas I e II contém o conceito.
A assertiva I contém o conceito.
A assertiva IV contém o conceito.
A assertiva III contém o conceito.

A concepção do humano como ser complexo pela sua própria origem enquanto espécie, pelo modo como evoluiu durante sua existência e pelo grau complicador de seu processo de socialização é chamada de hiper:
Realidade.
Capacidade.
Modernidade.
Complexidade.
Facilidade.

Em sua formação moral, o indivíduo acaba não conseguindo agir só pelo seguimento aos valores, sendo necessário que exista a ética. A grosso modo, ética pode ser interpretada como análise crítica da moral.
Entretanto, a compreensão ética depende muito mais da:
Consciência.
Leis.
Realidade.
Solidariedade.
Vida.

Sendo o humano formado pelos seus valores e crenas, o comportamento ético é aquele que possibilita a convivência de valores diferentes numa sociedade de iguais. Dessa maneira, é correto afirmar que o humano é igual nas diferenças. Em muitos casos, a humanidade não se preocupa com o comportamento ético principalmente por que
Os valores não são coletivos.
O egoísmo é maior do que o coletivismo.
O excesso de leis anula a moral.
A ética deve ser embasada somente na moral.
Nem todos sabem o que é ética.

“É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar alguém, que, sem ele, morreria? Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo.” Com relação a ética e cidadania, avalie as afirmações seguintes.
É correto apenas o que se afirma em:
Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes e a uma vida digna, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado.
Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor.
Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual.
1, 2 e 3.
2 e 3.
1.
1 e 2.
3.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

É característico da história da filosofia que novos ramos de estudo sejam criados em resposta aos desenvolvimentos intelectuais, tanto internos como externos à filosofia. Sobre esta temática analise as afirmacoes a seguir:
Marque a alternativa correta.
I- No início do século XX, a filosofia da linguagem, no sentido que nós agora usamos, foi criada largamente em resposta aos desenvolvimentos da lógica matemática e do trabalho nos aspectos básicos da matemática. Uma evolução similar ocorreu na filosofia da mente.
II- Quando questões sobre a ontologia social estiverem bem postas, parece-me que os questionamentos sobre filosofia social, sobre a natureza da explicação nas ciências sociais e sobre a relação entre a filosofia social e a filosofia política, surgirão naturalmente.
III- Com o abandono da base epistêmica centrada no sujeito, tal filosofia pode ir muito além de qualquer outra coisa imaginada pela filosofia da metade do século passado. Ela não começa com o ceticismo, mas com aquilo que todos nós conhecemos acerca do mundo real.
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
As afirmações I, II e III estão corretas.
Apenas a afirmação III está correta.

No decorrer da análise sobre a Filosofia, fica claro que ela precisa ser praticada. Sobre a prática filosófica, assinale V para verdadeiro e F para falso.
Assinale V para verdadeiro e F para falso.
( ) Filosofia é um exercício de abrir fissuras na tessitura do real.
( ) Filosofar é iluminar parcelas escusas da realidade.
( ) A prática filosófica independe da análise do mundo.
( ) A Filosofia é responsável por colocar caos na ordem.
( ) Praticar a Filosofia ajuda a compreender a realidade.
V, V, V, V e V.
V, V, F, F e F.
F, F, V, V e F.
F, F, F, F e F.
V, V, F, F e V.

Numa palestra intitulada “Você sabe com quem está falando?”, o professor Mário Sergio Cortella apresenta uma visão de mundo, e de vida humana, que contrapõe a lógica da individualidade e da superioridade. Com base nesse vídeo, julgue as assertivas a seguir:
Estão de acordo com a fala do professor Cortella somente as assertivas:
O homem não pode se entender como um ser superior e dominante.
A simplicidade e a humildade devem ser os caminhos da vida humana.
A capacidade humana é reduzida quando se encontra a vida.
O ser humano deve sempre se colocar como único ser do universo.
1 e 2.
2 e 3.
3 e 4.
1 e 3.
1 e 4.

O espaço e o tempo são categorias fundamentais para o ser humano. Elas servem para que ele se oriente, localize e se locomova, sem que sua vida seja prejudicada de alguma maneira. Hoje, com o avanço dos meios de comunicação, o que se tem visto é um acúmulo de informações que não são processadas pelo humano. A esse efeito se dá o nome de:
Saturação da informação.
Disposição midiática.
Informação pluralizada.
Cansaço mental.
Comunicação proativa.

Tomando como base o artigo da professora Edileine Vieira, intitulado “A formação do sujeito como ser de relações”, analise o fragmento a seguir: “Por não ser perfeito, o homem é levado a depender dos outros para sua própria sobrevivência física e humana, para manter-se pessoa. Pelo amor, o homem busca os demais para ajudá-lo a sobreviver e para que, juntos, vivam bem. Essa a justificativa para que a pessoa não seja coisificada, instrumentalizada para nenhum fim, vista conforme sua ‘utilidade social’”.
Assim, é possível afirmar que:
O indivíduo possui direitos de acordo com o coletivo.
As organizações sociais estão a serviço do humano.
O humano é um ser dependente e carente.
A vida social deve ser a essência da humanidade.
Todo desenvolvimento social passa pela opinião.

A constituição do sujeito é fundamental para o comprometimento da comunidade educativa com o processo de inclusão, pois ele é capaz de relacionar-se com a realidade, promovendo mudanças na cultura organizacional. Silva (2004, p. 98), criador da Pedagogia do Sujeito Coletivo, afirma que uma pedagogia da constituição de sujeitos coletivos deverá, portanto, procurar conduzir seus integrantes a:
Assinale a alternativa correta.
I - vivenciarem um momento de encontro onde predomine sentimentos de estranhamento e aversão.
II- vivenciarem a oportunidade de praticar uma tarefa comum onde possam exercitar julgamentos comuns, de modo a construírem uma comum visão de mundo;
III - um comprometer-se pessoal e grupalmente com objetivos e metas;
IV- assumirem ou acolherem uma identidade comum;
V- atuarem publicamente com essa identidade enfrentando os desafios dos ambientes físico e social;
Somente as afirmações III, IV e V são consideradas condutas estimuladas pela pedagogia da constituição de sujeitos coletivos.
Somente as afirmações II, III, IV e V são consideradas condutas estimuladas pela pedagogia da constituição de sujeitos coletivos.
Somente as afirmações III e IV são consideradas condutas estimuladas pela pedagogia da constituição de sujeitos coletivos.
Somente as afirmações I, II, IV e V são consideradas condutas estimuladas pela pedagogia da constituição de sujeitos coletivos.
Somente as afirmações I, II, III e IV são consideradas condutas estimuladas pela pedagogia da constituição de sujeitos coletivos.

Quando as decisões pessoais devem sempre produzir o máximo de benefícios em prol da coletividade, onde a ideia é atender o maior número de pessoas possível, trata-se da ética:
Justificativa.
Relativista.
Utilitarista.
Comunitária.
Prática.

Acerca da moral e da ética, analise os fragmentos a seguir:
Com base na análise dos fragmentos, assinale a alternativa CORRETA.
I. Conjunto de atos, comportamentos e fatos da existência humana, que impactam na história e agrega sentido à vida, ao fazer e às relações sociais.
II. Conduta real do humano no contexto em que vive, tendo como base o que se concebe como certo. Acontece de forma espontânea e voluntária.
III. Parte da natureza humana que reflete as condutas. Preocupa-se em desvendar justificativas para as ações e as coisas referentes ao humano.
O III fragmento diz respeito à moral; o I e II dizem respeito à ética.
O I fragmento diz respeito à ética; o II e o III dizem respeito à moral.
O II fragmento diz respeito à moral; o I e o III dizem respeito à ética.
O I e o II fragmentos dizem respeito à moral; o III diz respeito à ética.
O I, II e III fragmentos dizem respeito, igualmente, à moral.

Quando se fala, em muitas das vezes, de imposição de valores e cultura, pode-se incorrer numa prática conhecida como inculturação. O resultado final desse tipo de prática pode se converter em monocultura. Acerca da monocultura, analise os fragmentos a seguir, e assinale o que contém o conceito.
I. Monocultura diz respeito a falta de ações éticas, a necessidade de lucro e a influência política que levam ao conflito e a guerra.
II. A monocultura é a imposição de um padrão. É um processo que anula as características individuais de determinada sociedade.
III. Monocultura é o estabelecimento de uma sociedade na qual existam ameaças reais às diferenças sociais, em que todos são iguais.
IV. A monocultura é o desenvolvimento de reivindicações de direitos fundamentais, individuais e coletivos, mediante uma situação de opressão.
A assertiva II contém o conceito.
As assertivas I e II contém o conceito.
A assertiva I contém o conceito.
A assertiva IV contém o conceito.
A assertiva III contém o conceito.

A concepção do humano como ser complexo pela sua própria origem enquanto espécie, pelo modo como evoluiu durante sua existência e pelo grau complicador de seu processo de socialização é chamada de hiper:
Realidade.
Capacidade.
Modernidade.
Complexidade.
Facilidade.

Em sua formação moral, o indivíduo acaba não conseguindo agir só pelo seguimento aos valores, sendo necessário que exista a ética. A grosso modo, ética pode ser interpretada como análise crítica da moral.
Entretanto, a compreensão ética depende muito mais da:
Consciência.
Leis.
Realidade.
Solidariedade.
Vida.

Sendo o humano formado pelos seus valores e crenas, o comportamento ético é aquele que possibilita a convivência de valores diferentes numa sociedade de iguais. Dessa maneira, é correto afirmar que o humano é igual nas diferenças. Em muitos casos, a humanidade não se preocupa com o comportamento ético principalmente por que
Os valores não são coletivos.
O egoísmo é maior do que o coletivismo.
O excesso de leis anula a moral.
A ética deve ser embasada somente na moral.
Nem todos sabem o que é ética.

“É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar alguém, que, sem ele, morreria? Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo.” Com relação a ética e cidadania, avalie as afirmações seguintes.
É correto apenas o que se afirma em:
Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes e a uma vida digna, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado.
Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constrói uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor.
Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual.
1, 2 e 3.
2 e 3.
1.
1 e 2.
3.

Prévia do material em texto

ÉTICA NAS ORGANIZAÇÕES
	 Questão 1
	Valor da questão: 1,00 sua pontuação é 1,00
	É característico da história da filosofia que novos ramos de estudo sejam criados em resposta aos desenvolvimentos intelectuais, tanto internos como externos à filosofia. Sobre esta temática analise as afirmações a seguir: 
I- No início do século XX, a fi losofi a da linguagem, no sentido que nós agora usamos, foi criada largamente em resposta aos desenvolvimentos da lógica matemática e do trabalho nos aspectos básicos da matemática. Uma evolução similar ocorreu na filosofia da mente.
II- Quando questões sobre a ontologia social estiverem bem postas, pareceme que os questionamentos sobre filosofia social, sobre a natureza da explicação nas ciências sociais e sobre a relação entre a filosofia  social e a filosofia política, surgirão naturalmente.
III- Com o abandono da base epistêmica centrada no sujeito, tal filosofia pode ir muito além de qualquer outra coisa imaginada pela  filosofia da metade do século passado. Ela não começa com o ceticismo, mas com aquilo que todos nós conhecemos acerca do mundo real. 
Marque a alternativa correta. 
	
	
	Apenas as afirmações II e III estão corretas. 
	
	
	Apenas as afirmações I e II estão corretas. 
	
	
	Apenas as afirmações I e III estão corretas. 
	
	
	As afirmações I, II e III estão corretas. 
	
	
	Apenas a afirmação III está correta. 
	 Questão 2
	Valor da questão: 1,00 sua pontuação é 1,00
	No decorrer da análise sobre a Filosofia, fica claro que ela precisa ser praticada. Sobre a prática filosófica, assinale V para verdadeiro e F para falso.
(   ) Filosofia é um exercício de abrir fissuras na tessitura do real.
(   ) Filosofar é iluminar parcelas escusas da realidade.
(   ) A prática filosófica independe da análise do mundo.
(   ) A Filosofia é responsável por colocar caos na ordem.
(   ) Praticar a Filosofia ajuda a compreender a realidade.
	
	
	V, V, V, V e V.
	
	
	V, V, F, F e F.
	
	
	F, F, V, V e F.
	
	
	F, F, F, F e F.
	
	
	V, V, F, F e V.
2º semana
	 Questão 1
	Valor da questão: 1,00 sua pontuação é 1,00
	Numa palestra intitulada “Você sabe com quem está falando?”, o professor Mário Sergio Cortella apresenta uma visão de mundo, e de vida humana, que contrapõe a lógica da individualidade e da superioridade. Com base nesse vídeo, julgue as assertivas a seguir: 
O homem não pode se entender como um ser superior e dominante. A simplicidade e a humildade devem ser os caminhos da vida humana. A capacidade humana é reduzida quando se encontra a vida. O ser humano deve sempre se colocar como único ser do universo. 
Estão de acordo com a fala do professor Cortella somente as assertivas:
	
	
	1 e 2.
	
	
	2 e 3.
	
	
	3 e 4.
	
	
	1 e 3.
	
	
	1 e 4.
	 Questão 2
	Valor da questão: 1,00 sua pontuação é 1,00
	O espaço e o tempo são categorias fundamentais para o ser humano. Elas servem para que ele se oriente, localize e se locomova, sem que sua vida seja prejudicada de alguma maneira. Hoje, com o avanço dos meios de comunicação, o que se tem visto é um acúmulo de informações que não são processadas pelo humano. A esse efeito se dá o nome de:
	
	
	Saturação da informação.
	
	
	Disposição midiática.
	
	
	Informação pluralizada.
	
	
	Cansaço mental.
	
	
	Comunicação proativa.
3º semana
	 Questão 1
	Valor da questão: 1,00 sua pontuação é 1,00
	Tomando como base o artigo da professora Edileine Vieira, intitulado “A formação do sujeito como ser de relações”, analise o fragmento a seguir: 
“Por não ser perfeito, o homem é levado a depender dos outros para sua própria sobrevivência física e humana, para manter-se pessoa. Pelo amor, o homem busca os demais para ajudá-lo a sobreviver e para que, juntos, vivam bem. Essa a justificativa para que a pessoa não seja coisificada, instrumentalizada para nenhum fim, vista conforme sua ‘utilidade social’”.
Edileine Vieira Machado. A Formação do sujeito como ser de relações, Porto, v. 12, 31-36, 2009. p. 33.
Assim, é possível afirmar que:
	
	
	O indivíduo possui direitos de acordo com o coletivo.
	
	
	As organizações sociais estão a serviço do humano.
	
	
	O humano é um ser dependente e carente.
	
	
	A vida social deve ser a essência da humanidade.
	
	
	Todo desenvolvimento social passa pela opinião.
	 Questão 2
	Valor da questão: 1,00 sua pontuação é 1,00
	A constituição do sujeito é fundamental para o comprometimento da comunidade educativa com o processo de inclusão, pois ele é capaz de relacionar-se com a realidade, promovendo mudanças na cultura organizacional. Silva (2004, p. 98), criador da Pedagogia do Sujeito Coletivo, afirma que uma pedagogia da constituição de sujeitos coletivos deverá, portanto, procurar conduzir seus integrantes a:
I -  vivenciarem um momento de encontro onde predomine sentimentos de estranhamento e aversão. 
II-  vivenciarem a oportunidade de praticar uma tarefa comum onde possam exercitar julgamentos comuns, de modo a construírem uma comum visão de mundo;
III - um comprometer-se pessoal e grupalmente com objetivos e metas;
IV-  assumirem ou acolherem uma identidade comum;
V- atuarem publicamente com essa identidade enfrentando os desafios dos ambientes físico e social; 
Assinale a alternativa correta. 
	
	
	Somente as afirmações III, IV e V  são consideradas condutas estimuladas pela  pedagogia da constituição de sujeitos coletivos. 
	
	
	Somente as afirmações II, III, IV e V são consideradas condutas estimuladas pela  pedagogia da constituição de sujeitos coletivos. 
	
	
	Somente as afirmações III e IV são consideradas condutas estimuladas pela  pedagogia da constituição de sujeitos coletivos. 
	
	
	Somente as afirmações I, II, IV e V são consideradas condutas estimuladas pela  pedagogia da constituição de sujeitos coletivos. 
	
	
	Somente as afirmações I, II, III e IV  são consideradas condutas estimuladas pela  pedagogia da constituição de sujeitos coletivos. 
4º semana
	 Questão 1
	Valor da questão: 1,00 sua pontuação é 1,00
	Quando as decisões pessoais devem sempre produzir o máximo de benefícios em prol da coletividade, onde a ideia é atender o maior número de pessoas possível, trata-se da ética:
	
	
	Justificativa.
	
	
	Relativista.
	
	
	Utilitarista.
	
	
	Comunitária.
	
	
	Prática.
	 Questão 2
	Valor da questão: 1,00 sua pontuação é 1,00
	Acerca da moral e da ética, analise os fragmentos a seguir: 
I. Conjunto de atos, comportamentos e fatos da existência humana, que impactam na história e agrega sentido à vida, ao fazer e às relações sociais.
II. Conduta real do humano no contexto em que vive, tendo como base o que se concebe como certo. Acontece de forma espontânea e voluntária.
III. Parte da natureza humana que reflete as condutas. Preocupa-se em desvendar justificativas para as ações e as coisas referentes ao humano. 
Com base na análise dos fragmentos, assinale a alternativa CORRETA.
	
	
	O III fragmento diz respeito à moral; o I e II dizem respeito à ética.
	
	
	O I fragmento diz respeito à ética; o II e o III dizem respeito à moral.
	
	
	O II fragmento diz respeito à moral; o I e o III dizem respeito à ética.
	
	
	O I e o II fragmentos dizem respeito à moral; o III diz respeito à ética.
	
	
	O I, II e III fragmentos dizem respeito, igualmente, à moral.
7º semana
	 Questão 1
	Valor da questão: 1,00 sua pontuação é 1,00
	Quando se fala, em muitas das vezes, de imposição de valores e cultura, pode-se incorrer numa prática conhecida como inculturação. O resultado final desse tipo de prática pode se converter em monocultura. Acerca da monocultura, analise os fragmentos a seguir, e assinale o que contém o conceito. 
I. Monocultura diz respeito a falta de ações éticas, a necessidade de lucro e a influência política que levam ao conflito e a guerra.
II. A monocultura é a imposição de um padrão. É um processo que anula as características individuais de determinada sociedade.
III. Monocultura é o estabelecimento de uma sociedade na qual existam ameaças reais às diferenças sociais, em que todos são iguais.
IV. A monoculturaé o desenvolvimento de reivindicações de direitos fundamentais, individuais e coletivos, mediante uma situação de opressão.
	
	
	A assertiva II contém o conceito.
	
	
	As assertivas I e II contém o conceito.
	
	
	A assertiva I contém o conceito.
	
	
	A assertiva IV contém o conceito.
	
	
	A assertiva III contém o conceito.
	 Questão 2
	Valor da questão: 1,00 sua pontuação é 1,00
	A concepção do humano como ser complexo pela sua própria origem enquanto espécie, pelo modo como evoluiu durante sua existência e pelo grau complicador de seu processo de socialização é chamada de hiper:
	
	
	Realidade.
	
	
	Capacidade.
	
	
	Modernidade.
	
	
	Complexidade.
	
	
	Facilidade.
8º semana
	 Questão 1
	Valor da questão: 1,00 sua pontuação é 1,00
	Quando se fala, em muitas das vezes, de imposição de valores e cultura, pode-se incorrer numa prática conhecida como inculturação. O resultado final desse tipo de prática pode se converter em monocultura. Acerca da monocultura, analise os fragmentos a seguir, e assinale o que contém o conceito. 
I. Monocultura diz respeito a falta de ações éticas, a necessidade de lucro e a influência política que levam ao conflito e a guerra.
II. A monocultura é a imposição de um padrão. É um processo que anula as características individuais de determinada sociedade.
III. Monocultura é o estabelecimento de uma sociedade na qual existam ameaças reais às diferenças sociais, em que todos são iguais.
IV. A monocultura é o desenvolvimento de reivindicações de direitos fundamentais, individuais e coletivos, mediante uma situação de opressão.
	
	
	A assertiva IV contém o conceito.
	
	
	A assertiva II contém o conceito.
	
	
	As assertivas I e II contém o conceito.
	
	
	A assertiva III contém o conceito.
	
	
	A assertiva I contém o conceito.
	 Questão 2
	Valor da questão: 1,00 sua pontuação é 1,00
	Em sua formação moral, o indivíduo acaba não conseguindo agir só pelo seguimento aos valores, sendo necessário que exista a ética. A grosso modo, ética pode ser interpretada como análise crítica da moral. Entretanto, a compreensão ética depende muito mais da:
	
	
	Realidade.
	
	
	Solidariedade.
	
	
	Vida.
	
	
	Leis.
	
	
	Consciência.
9º semana
	 Questão 1
	Valor da questão: 1,00 sua pontuação é 1,00
	Sendo o humano formado pelos seus valores e crenas, o comportamento ético é aquele que possibilita a convivência de valores diferentes numa sociedade de iguais. Dessa maneira, é correto afirmar que o humano é igual nas diferenças. Em muitos casos, a humanidade não se preocupa com o comportamento ético principalmente por que
	
	
	Os valores não são coletivos.
	
	
	O egoísmo é maior do que o coletivismo.
	
	
	O excesso de leis anula a moral.
	
	
	A ética deve ser embasada somente na moral.
	
	
	Nem todos sabem o que é ética.
	 Questão 2
	Valor da questão: 1,00 sua pontuação é 1,00
	“É ou não ético roubar um remédio cujo preço é inacessível, a fim de salvar alguém, que, sem ele, morreria? Seria um erro pensar que, desde sempre, os homens têm as mesmas respostas para questões desse tipo. Com o passar do tempo, as sociedades mudam e também mudam os homens que as compõem. Na Grécia Antiga, por exemplo, a existência de escravos era perfeitamente legítima: as pessoas não eram consideradas iguais entre si, e o fato de umas não terem liberdade era considerado normal. Hoje em dia, ainda que nem sempre respeitados, os Direitos Humanos impedem que alguém ouse defender, explicitamente, a escravidão como algo legítimo”.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Ética. Brasília, 2012. Disponível em: <portal.mec.gov.br>. Acesso em: 16 jul. 2012 (adaptado).
Com relação a ética e cidadania, avalie as afirmações seguintes.
Toda pessoa tem direito ao respeito de seus semelhantes e a uma vida digna, mesmo que esteja cumprindo pena de privação de liberdade, por ter cometido delito criminal, com trâmite transitado e julgado. Sem o estabelecimento de regras de conduta, não se constroi uma sociedade democrática, pluralista por definição, e não se conta com referenciais para se instaurar a cidadania como valor. Segundo o princípio da dignidade humana, que é contrário ao preconceito, toda e qualquer pessoa é digna e merecedora de respeito, não importando, portanto, sexo, idade, cultura, raça, religião, classe social, grau de instrução e orientação sexual.
É correto apenas o que se afirma em:
	
	
	1, 2 e 3.
	
	
	2 e 3.
	
	
	1.
	
	
	1 e 2.
	
	
	3.

Mais conteúdos dessa disciplina