Várias teorias versam sobre as pessoas e o mundo. Para Crespo (2017, p.147), "a experiência de mundo é sempre individual" e, por isso, "mesmo estando juntos, coletivamente realizando nossa existência enquanto grupo social, sou sempre eu (indivíduo) que entende o que significa existir". A Teoria Crítica, por exemplo, apresenta ideias que podem ser consideradas quanto aos grupos sociais aos quais pertencemos, ao contexto escolar e à nossa percepção individual de existência.
CRESPO, L. F.; CICONE, R. B.; MORAES, L. E. de. Fundamentos da Educação. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2017.
Sendo assim, analise as afirmações a seguir a respeito da Teoria Crítica:
I. Busca olhar para o modo como a sociedade está organizada e fazer sua crítica, apontando para aquilo que impede a realização de novas possibilidades. Baseia-se na emancipação, que guia a reflexão sobre a realização, buscando encontrar meios para o homem se libertar de forças sociais que o fazem menos do que poderia ser.
II. Exige fundamentar, de um ponto de vista imanente ao próprio objeto social, suas análises e seus diagnósticos sobre as condições de possibilidade e sobre os obstáculos à emancipação. Transformações políticas, econômicas e culturais influenciam o diagnóstico crítico do problema da orientação emancipatória.
III. As condições emancipatórias são as possibilidades que a sociedade tem de libertar o homem de uma força opressora criada por ele mesmo, pelo seu modo de viver em sociedade. A opressão é uma força concreta que, por ser coletiva e assumida socialmente antes do próprio indivíduo, parece ser real.
Considerando o contexto apresentado, é correto APENAS o que se afirma em:
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a Teoria Crítica: I. Busca olhar para o modo como a sociedade está organizada e fazer sua crítica, apontando para aquilo que impede a realização de novas possibilidades. Baseia-se na emancipação, que guia a reflexão sobre a realização, buscando encontrar meios para o homem se libertar de forças sociais que o fazem menos do que poderia ser. Essa afirmação é verdadeira. A Teoria Crítica realmente se concentra na análise das estruturas sociais e na busca pela emancipação do indivíduo. II. Exige fundamentar, de um ponto de vista imanente ao próprio objeto social, suas análises e seus diagnósticos sobre as condições de possibilidade e sobre os obstáculos à emancipação. Transformações políticas, econômicas e culturais influenciam o diagnóstico crítico do problema da orientação emancipatória. Essa afirmação também é verdadeira. A Teoria Crítica busca uma análise profunda das condições sociais e suas influências na emancipação. III. As condições emancipatórias são as possibilidades que a sociedade tem de libertar o homem de uma força opressora criada por ele mesmo, pelo seu modo de viver em sociedade. A opressão é uma força concreta que, por ser coletiva e assumida socialmente antes do próprio indivíduo, parece ser real. Essa afirmação é verdadeira. A opressão é uma construção social que afeta o indivíduo e a sociedade como um todo. Diante da análise, todas as afirmações (I, II e III) são verdadeiras. Portanto, a alternativa correta é: I, II e III.