Buscar

Fundamentos Históricos do Direito

Prévia do material em texto

Fundamentos Históricos do Direito
	1.
	A região da Mesopotâmia é a região do Oriente Próximo que legou importantes escritos com relatos dos povos que lá habitaram desde o IV milênio antes de nossa era. O código de Hamurabi está entre esses importantes escritos. Sobre as características do Código de Hamurabi, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O Código de Hamurabi, datado de aproximadamente 2040, é importante documento histórico constituído de leis registradas em um maciço de pedra - estela, palavra de origem grega (stela), que significa "pedra erguida" -, em monolitos com esculturas e/ou textos em relevo.
	 b)
	O Código de Hamurabi está em língua suméria, com traços de escrita acádia, escrito por volta do ano 1860 a.C.
	 c)
	O Código de Hamurabi, encontrado em 1902 pelo arqueólogo francês Jacques de Morgan no atual Irã e, atualmente, encontra-se no Museu do Louvre.
	 d)
	O Código de Hamurabi, composto por cinco livros sagrados: Gênesis (BereshitI), Êxodo (Shemot), Levítico (Va-yikra), Números (Ba-midbar) e Deuteronômio (Debarin). São no total 613 leis que compõem a Torah, sendo 365 preceitos negativos e 248 positivos.
	2.
	O estudo da história do direito é partilhado por várias disciplinas, como a Teoria do Direito, Sociologia jurídica, Antropologia jurídica, Ciência políticas, entre outras. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta o conceito de Zetética jurídica:
	 a)
	Não permite questionamentos à norma positivada.
	 b)
	São verdades preestabelecidas usadas para solucionar na prática controvérsias jurídicas.
	 c)
	A zetética jurídica problematiza os dogmas e as verdades jurídicas, buscando reconstruir as ideias e as práticas jurídicas em determinado contexto histórico.
	 d)
	É um estudo limitado à norma positivada definida como campo de estudo acerca dos conceitos operacionais do direito.
	3.
	Desde os estudos arqueológicos, é possível afirmar que a última espécie humana sobrevivente desde o Paleolítico Superior (em torno de 9 mil anos) encontrou nas grandes planícies fluviais e nos sítios litorâneos o ambiente propício para o desenvolvimento da agricultura e domesticação de animais. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta as primeiras civilizações:
	 a)
	Jordânia, Líbano, Síria e Egito.
	 b)
	Egito, Persa, Jordânia e Turquia.
	 c)
	Mesopotâmia, Egito, Palestina, Fenícia e Persa.
	 d)
	Turquia, Palestina, Israel e Irã.
	4.
	A partir de estudos arqueológicos, é possível afirmar que a última espécie humana sobrevivente desde o Paleolítico Superior - em torno de 9 mil anos - tiveram as relações sociais, unidas por complexas redes de parentesco, tornando-se hierarquizadas e a realização de tarefas cotidianas, como irrigação, cultivo e colheita, foi dando lugar a formas de organização social com poderosos mecanismos unificadores de comportamentos, que se transformam em normas de controle. Sobre alguns avanços tecnológicos da época, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A astronomia, para estabelecer um calendário preciso no controle da agricultura, da matemática e da hidráulica para as obras de irrigação e construção, torna-se patrimônio intelectual.
	 b)
	O avanço da agricultura impede a produção de excedentes econômicos.
	 c)
	Não haviam técnicas de irrigação e hidráulica.
	 d)
	Não houve o desenvolvimento da agricultura e os animais não foram domesticados.
	5.
	Com o passar do tempo, as relações sociais, unidas por complexas redes de parentesco, tornam-se hierarquizadas e a realização de tarefas cotidianas, como irrigação, cultivo e colheita, vai dando lugar a formas de organização social com poderosos mecanismos
unificadores de comportamentos, que se transformam em normas de controle. A partir do quarto milênio a.C., surgem no Oriente Próximo as primeiras civilizações. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta essas civilizações:
	 a)
	Egito, Palestina, Fenícia e Persa.
	 b)
	Egito, Tigre, Eufrates, Jordânia e Persa.
	 c)
	Mesopotâmia, Egito, Palestina, Fenícia e Persa.
	 d)
	Iraque, Jordânia, Líbano, Síria e Persa.
	6.
	O avanço da agricultura permite a produção de excedentes econômicos permanentes, uma massa de trabalhadores subalternos produzindo e a dominação militar assistindo, no interior e entre os grupos, conflitos que deveriam ser neutralizados. A fim de conter ou mesmo neutralizar as forças desagregadoras que colocam em risco o modo de organização e dominação social, são definidas
forças neutralizadoras, dentre as quais consta o direito. Assim, vão se institucionalizando os modos de poder, dando origem às distintas formas de ordem política e jurídica das antigas sociedades. Sobre as funções do poder político e jurídico nas primeiras civilizações, analise as sentenças a seguir:
I- Garantir a submissão e trabalho compulsório dos grupos subalternos.
II- Difundir a ideologia da aceitação, obtendo consenso e interiorização das relações de poder.
III- Das formas de controle impostas não era admitida a violência física.
IV- A manutenção do status quo dos grupos privilegiados.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	7.
	O estudo da história do direito é a possibilidade de descobrir um fascinante universo, descobrir caminhos que foram percorridos por distintas civilizações ao longo do tempo e foram encontrando no direito o instrumento necessário para continuarem a vida em comum. Assinale a alternativa CORRETA que define o objetivo da história do direito:
	 a)
	O objetivo da história do direito é aceitar as verdades absolutas e os destinos imutáveis preestabelecidos.
	 b)
	O objetivo da história do direito é narrar acontecimentos que tratam simplesmente de personagens individuais, como os "heróis" e "personagens" que se destacaram em sua trajetória.
	 c)
	O objetivo da história do direito é essencialmente dogmático, com regras preestabelecidas limitadas ao estudo das normas positivadas.
	 d)
	O objetivo da história do direito é compreender a construção do direito atual, desde a articulação de fatores ao longo do tempo, reexaminando sua fontes de produção, as concepções, as técnicas e as instituições que o foram elaborando e legitimando.
	8.
	O advento da Modernidade modificou profundamente o modo de vida e os valores da sociedade europeia a partir do século XIV. Sobre as transformações no campo jurídico, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O movimento pela codificação do direito.
	 b)
	A elaboração do Direito Previdenciário com as Revoluções Burguesas.
	 c)
	A origem do Direito do Trabalho com a Revolução Industrial.
	 d)
	A elaboração do Código de Justiniano.
	9.
	A história do direito realiza sua função ao contribuir para a elaboração de uma perspectiva que compreenda o fenômeno do direito enquanto produto das relações e contextos sociais, econômicos e políticos localizados temporalmente, e assim é assegurada a formação crítica dos juristas. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Nossa formação acadêmica exige compreender o presente desvelando os valores e as práticas jurídicas consolidadas ao longo do tempo, ampliando, assim, nossa cultura jurídica, sendo o estudo histórico do direito um importante elemento para o saber formativo.
II- O objetivo da história do direito é compreender a construção do direito atual, desde a articulação de fatores ao longo do tempo, reexaminando sua fontes de produção, as concepções, técnicas e instituições que o foram elaborando e legitimando.
III- O campo do estudo da história do direito não é o da dogmática jurídica, que delimita conceitos desde concepções indiscutíveis e estáveis, mas um campo partilhado por outras disciplinas.
IV- Pode ser definido como campo de estudo acerca dos conceitos operacionais do direito ("verdades" preestabelecidas") usados para solucionar na prática controvérsias jurídicas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	10.
	A passagem das formas arcaicas de sociedade para as primeiras grandes civilizações está relacionada ao surgimento das cidades, à invenção e ao domínio da escrita, ao advento do comércio e ao uso de moeda. Sobre os povos do Oriente Próximo que se destacaram, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Marrocos; Mesopotâmia; Hebreus.
	 b)
	Egito; Mesopotâmia; Babuínos.
	 c)
	Egito; Mesopotâmia; Hebreus.
	 d)
	Irã; Mesopotâmia; Hebreus.

Continue navegando