Buscar

GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA

Prévia do material em texto

GESTÃO PÚBLICA PARTICIPATIVA
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	 
	
	GST1828_A2_201902243919_V1
	
	
	
	
		Aluno: 
	Matr.
	Disc.: GEST.PÚB.PARTIC 
	2020.3 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Sobre o tema `governabilidade, governança e accountability, assinale a opção incorreta.
 
Accountability é um termo da língua inglesa, sem tradução exata para o português, que remete à obrigação de membros de um órgão administrativo ou representativo de prestar contas a instâncias controladoras ou a seus representados. Outro termo usado numa possível versão portuguesa é responsabilização (Fonte:Wikipédia)
	
	
	
	A accountability visa a fortalecer o controle social e político, em detrimento do controle burocrático.
	
	
	Governança pode ser entendida como um modelo horizontal de relação entre atores públicos e privados no processo de elaboração de políticas públicas.
	
	
	As parcerias público-privadas (PPPs) constituem um exemplo de coordenação de atores estatais e não estatais, típico da governança.
	
	
	O conceito de governança possui um caráter mais amplo que o conceito de governabilidade.
	
	
	A governabilidade refere-se mais à dimensão estatal do exercício do poder.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Foi após a década de 80 que surgiu uma nova ordem mundial que falava sobre a participação no trabalho ou a opção pela administração participativa em todo o mundo ocidental, principalmente com o declínio econômico dos Estados Unidos. Foi nessa época que os países emergentes, principalmente os chamados "Tigres Asiáticos" além do próprio Japão contribuíram com novos modelos e novas teorias organizacionais, onde estes funcionários recebiam uma atenção maior através destas experiências participativas, reformulando todos os moldes de padrões de eficiência daquela época, obtendo um avanço extraordinário com a melhor qualidade e melhores preços que a economia Americana. A esta nova forma de administrar chamamos de:
	
	
	
	Administração pública.
	
	
	Administração por objetivos.
	
	
	Nenhuma das anteriores.
	
	
	Administração participativa.
	
	
	Administração por projetos.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O Brasil pode e deve usar os modelos de gestão participativa de outros países, incorporando as suas iniciativas de sucesso, adaptadas à nosso realidade, em um processo de Benchmarking. O modelo de gestão participativa tem suas origens em que época?
	
	
	
	Década de 1980.
	
	
	Idade Média.
	
	
	Grécia Antiga.
	
	
	Durante a Revolução Industrial.
	
	
	Idade Moderna.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		No processo de gestão da qualidade total, o crescimento do ser humano deve ser desenvolvido de acordo com o método "PDCA" (Plan (planejamento); Do (execução); Check (verificação) e Act (ação) - O PDCA é aplicado para se atingir resultados dentro de um sistema de gestão e pode ser utilizado em qualquer empresa de forma a garantir o sucesso nos negócios, independentemente de sua área de atuação.), sob firme comprometimento da alta administração, por meio das políticas de recursos humanos. O estabelecimento da meta da educação e treinamento faz parte:
I. Da fase de desenvolvimento.
II. Das fases de planejamento e de desenvolvimento.
III. Das fases de desenvolvimento e de avaliação.
IV. Da fase de planejamento.
V. Das fases de planejamento e de avaliação.
É correto o que consta APENAS em:
	
	
	
	I.
	
	
	V.
	
	
	II e III.
	
	
	IV e V.
	
	
	IV.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, é viva como uma comunidade de vida incomparável. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida. A capacidade de recuperação da comunidade de vida e o bem- estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todos os povos. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra são um dever sagrado. (Trecho do preâmbulo da Carta da Terra, disponível em:http://www.sema.pr.gov.br/modules/conteudo/ conteudo.php?conteudo=183). Em 22 de abril de 1970, o Senador norte- americano, Gaylord Nelson, convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Mais de 20 milhões de pessoas nos Estados Unidos preocupados com a visível degradação planetária engajaram-se ao movimento. A partir de 1990, o Dia da Terra passou a ser adotado em vários países, tornando-se evento internacional. A comemoração do Dia da Terra é uma forma de chamar a atenção da população mundial para: I) a necessidade urgente da preservação e recuperação dos recursos naturais. II) a motivação da sociedade global para a urgência do desafio da sustentabilidade planetária. III) a falta de necessidade de se considerar os efeitos da poluição industrial, mas sim as suas causas. Está correto, apenas, o que se afirma em:
	
	
	
	I e III.
	
	
	II.
	
	
	I.
	
	
	I e II.
	
	
	III.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O modelo científico de administração(*) contrapõe-se ao modelo participativo(**). Deste modo podemos dizer então que o modelo científico  harmoniza-se mais com o estilo de mudança:
(*)Taylorismo ou Administração científica é o modelo de administração desenvolvido pelo engenheiro norte-americano Frederick Taylor (1856-1915), considerado o pai da administração científica e um dos primeiros sistematizadores da disciplina científica da Administração de empresas. O taylorismo caracteriza-se pela ênfase nas tarefas, objetivando o aumento da eficiência ao nível operacional.
(**) A administração participativa é uma filosofia ou política de administração de pessoas, que valoriza sua capacidade de tomar decisões e resolver problemas, aprimorando a satisfação e a motivação no trabalho, contribuindo para o melhor desempenho e para a competitividade das organizações.
	
	
	
	Participativa.
	
	
	Grupal.
	
	
	Atitudinal.
	
	
	Do conhecimento.
	
	
	Diretiva.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A habilidade gerencial voltada para o aprendizado da administração, a partir do estoque de conhecimentos existentes, desde a definição de objetivos e a formulação de políticas até ao conjunto de idéias sobre estruturas, processos e comportamentos organizacionais, é a habilidade.
	
	
	
	Cognitiva.
	
	
	Comportamental.
	
	
	Da ação.
	
	
	Analítica.
	
	
	De relações pessoais.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Comportando a interação de estruturas descentralizadas e modalidades inovadoras de parcerias entre estatais e organizações sociais ou empresariais, a abordagem de redes de políticas públicas se constitui em uma recente tendência da administração pública em nosso país. Sua proliferação, porém, acarreta vantagens e desvantagens à sua gestão. Como desvantagem, podemos citar o fato de que as redes:
	
	
	
	Dificultam a prestação de contas dos recursos públicos envolvidos, por envolver numerosos atores governamentais e privados.
	
	
	Propiciam o desenvolvimento de uma gestão adaptativa.
	
	
	Possibilitam a definição de prioridades de uma maneira mais democrática.
	
	
	Garantem a diversidade de opiniões sobre o problema em questão, por envolverem mais atores.
	
	
	Garantem a presença pública sem a necessidade de criação ou aumento de uma estrutura burocrática.

Continue navegando