Buscar

Refutando Ideias Evolucionistas na Antropologia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Analise, do ponto de vista evolucionista, por que essas cinco ideias ganharam força nessa ramificação da Antropologia. Em seguida, proponha argumentos que refutem as afirmações.
Sua resposta
Essas ideias ganharam força, sendo completamente equivocadas, pois devido aos evolucionistas acreditarem mais nos europeus como povos civilizados, os índios foram ficando no passado e isso contribuiu para que não acreditassem nas culturas, o que por sinal foi um pensamento muito equivocado. Os argumentos são os seguintes: 1. Os índios não são genéricos, eles possuem uma etnia muito forte; 2. Eles jamais serão "atrasados" pois cultura têm mudanças ao longo do tempo. 3. Não fazem parte do passado, mas sim, estão muito presentes na nossa sociedade, mesmo que muitas vezes mais distantes. 4. Quando dizem que o brasileiro não é índio, mais uma forma bastante equivocada de dizer, já que nas nossas veias correm o sangue indígena. 5. A cultura indígena nunca estará congelada no tempo, ela faz parte da nossa sociedade.
Enviado em: 14/10/2020 10:50
Padrão de resposta esperado
O evolucionista entendia que todos os povos existentes se encaixavam numa única linha civilizatória, e tinha como parâmetro que os povos indígenas seriam a infância da humanidade e os europeus o auge da civilização numa perspectiva etnocentrista. Acompanhe os argumentos que refutam as afirmações apresentadas:
1) O índio é genérico: ele não é genérico, pois existem inúmeras etnias com suas especificidades, e não podemos generalizá-las.
2) Os índios são atrasados: considerar os índios como atrasados é não perceber a pluralidade de etnias e achar que cultura não se modifica. Isso não é verdade, pois qualquer cultura se modifica ao longo do tempo.
3) Os índios fazem parte do passado: atualmente, existem inúmeras tribos indígenas, ainda que muitas estejam em locais mais afastados do centros urbanos.
4) O brasileiro não é índio: quando os portugueses chegaram ao Brasil, eles também se relacionaram com os índios, e muito do nosso sangue brasileiro tem a participação do sangue indígena.
5) As culturas indígenas estão congeladas no tempo: nenhuma cultura está congelada no tempo.

Continue navegando