Buscar

Prévia do material em texto

1.
	Desde o Brasil Colônia, seja com o assujeitamento dos nativos, com a escravidão negra, seja com a existência de uma classe superior e outras consideradas inferiores, tem-se conhecimento da existência de uma diversidade. A existência dessa diversidade tanto pode ser vista como positiva como negativa. Positiva no sentido de que é possível conviver com as diferenças, mas tratar-se mutuamente de modo igualitário; negativa, quando se consideram as diferenças no tratamento mútuo, de modo que uns são inferiorizados por conta dessas diferenças. Acerca da diversidade, analise as sentenças a seguir:
I- A diversidade tem sua origem em atributos relacionados às questões de identidade.
II- A diversidade origina-se nas diferenças étnico-raciais.
III- A diversidade origina-se nas diferenças de gênero, de classe, habilidades físicas etc.
IV- A diversidade tem sua origem nas questões relacionadas ao estudo e à política partidária.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	2.
	A sociedade como um todo deveria ter como característica a inclusão, ou seja, que as diferenças, mesmo existentes e visíveis, não sejam utilizadas para promover a desigualdade, mas sejam, sim, contribuintes para a promoção da igualdade. O ponto de partida, para isso, poderia ser o ambiente escolar, o qual, na sua essência, deveria ser promotor da igualdade. A educação, portanto, tem de ser convidada ao debate e ao reconhecimento da diversidade. Assim, no que concerne à diversidade no ambiente escolar, analise as sentenças a seguir:  
I- O ambiente escolar inclusivo precisa trazer a marca do respeito à diversidade.
II- Um ambiente escolar inclusivo é promotor da cidadania.
III- Um ambiente escolar inclusivo pauta-se na chamada de atenção aos alunos que não promovam o respeito à diversidade.
IV- Um ambiente escolar inclusivo é marcado pelo reconhecimento da diversidade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	3.
	Segundo Lima (2006, p. 17): a diversidade é norma da espécie humana: seres humanos são diversos em suas experiências culturais, são únicos em suas personalidades e são também diversos em suas formas de perceber o mundo. Seres humanos apresentam, ainda, diversidade biológica. Algumas dessas diversidades provocam impedimentos de natureza distinta no processo de desenvolvimento das pessoas (as comumente chamadas de "portadoras de necessidades especiais"). Como toda forma de diversidade é hoje recebida na escola, há a demanda óbvia, por um currículo que atenda a essa universalidade. Para tanto, compete analisar as características do ensino regular brasileiro a fim de melhor compreender as políticas de inclusão adotas e perceber seus pontos positivos e os negativos no cenário educacional da inclusão no ensino regular. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O fato de conhecer o modo como a criança com alguma deficiência aprende torna-se imprescindível para que os educadores auxiliem na construção da sua aprendizagem, bem como possibilitem mecanismos para a sua interação e adaptação ao meio social.
II- O fato de conhecer o modo como a criança com alguma deficiência aprende não se torna imprescindível para que os educadores auxiliem na construção da sua aprendizagem, bem como possibilitem mecanismos para a sua interação e adaptação ao meio social.
III- O fato de conhecer o modo como a criança com alguma deficiência aprende torna-se imprescindível, porém não possibilitam mecanismos para a sua interação e adaptação ao meio social.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LIMA, Elvira de Souza. Currículo e desenvolvimento humano. In: MOREIRA, Antonio Flávio; ARROYO, Miguel. Indagações sobre currículo. Brasília: Departamento de Públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental, 2006.
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	4.
	O ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana é lei (Lei Nº 10.639/03) e concebe a promoção da igualdade racial a partir de discussões sobre diversidade e suas práticas em sala de aula. Esta lei tem como principal eixo uma educação inclusiva. Sobre as contribuições desta lei para educação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Coopera para identificação e valorização de nossos costumes, heranças, tradições culturais.
(    ) Colabora para nos conhecermos e afirmarmos nossa identidade.
(    ) Defende a construção de uma nação igualitária e democrática.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - V - F.
	5.
	É importante como educadores, termos o conhecimento da realidade sociocultural de nossos alunos, suas contradições, conflitos, necessidades e desafios. A partir do momento que conhecemos a realidade da comunidade onde a escola está inserida, podemos desenvolver o respeito às características e às diferenças individuais, desenvolvendo a habilidade de nos relacionarmos de forma mais humana e solidária. Sobre a elaboração de um projeto de educação, analise as sentenças a seguir:
    
I- Elaborar um projeto único e inflexível de educação em direitos humanos.
II- Elaborar um projeto de educação em direitos humanos que permita atuar de acordo com os interesses e necessidades dos alunos.
III- Elaborar um projeto de educação em direitos humanos que atenda às exigências burocráticas, desconsiderando as características próprias da clientela.
IV- Aplicar um projeto de educação em direitos humanos unificado, em todo o território nacional.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença II está correta.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	6.
	Quanto mais nos aproximamos do entendimento do que realmente representa a diversidade para a população brasileira, por meio dos indicadores de pesquisas atuais, melhor para conhecermos todo contexto que nos permite entender o protagonismo da educação com relação à garantia dos direitos e da cidadania. Se a educação é direito de todos, como a legislação garante esse direito? Sobre as ações que auxiliaram para garantia desses direitos, analise as opções a seguir:
I- Por meio da Convenção Americana dos Direitos Humanos.
II- O Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069.
III- Convenção Internacional - 1989 - Doutrina de Proteção Integral.
IV- ECA- Estatuto do Jovem e Adulto.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As opções I, II e IV  estão corretas.
	 b)
	Somente a opção III está correta.
	 c)
	As opções I, II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a opção I está correta.
	7.
	Podemos dizer que os direitos humanos possuem um caráter histórico, pois sofrem alterações através dos tempos, atendendo Às necessidades e circunstâncias específicas de cada momento. No entanto, a ideia de direitos humanos, tal como a conhecemos é recente, e traz precedentes históricos amparados pelo pensamento liberal moderno. Sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Não se refere aos direitos culturais.
	 b)
	Faz referência aos partidos políticos e seus direitos.
	 c)
	Trata dos direitos de liberdade e igualdade.
	 d)
	Trata das políticas econômicas necessárias à implantação dos direitos humanos.
	8.
	Para que a discriminação social não se torne algo conflituoso, muito importante é que, na sala de aula, diferentes temas sejam discutidos, a exemplo de classe social, raça, gênero, habilidades físicas. Estas relações, dentro da sociedade, muitas vezes, são contraditórias e acarretamtambém discriminação, à medida que uns passam a receber maior atenção, quando não mais valorizados até. Exemplo disso é a relação de gênero, que muitas vezes se atém simplesmente à diferença homem/mulher, um considerado inferior e outro superior. A respeito do conceito de gênero, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A questão do gênero diz respeito a que isso é um produto da realidade social e não uma decorrência da anatomia corporal do homem e da mulher.
	 b)
	A questão de gênero relaciona-se diretamente à anatomia do corpo da mulher em relação ao corpo do homem, à medida que cada um tem já definido seu sexo.
	 c)
	Gênero diz respeito ao fato de mulheres e homens serem considerados diferentes, à medida que o homem possui maior força física que a mulher.
	 d)
	O gênero diz respeito ao homem (ser superior) e à mulher (socialmente considerada inferior).
	9.
	Um sistema educacional pautado numa concepção inclusiva e não discriminatória possui como princípio norteador a ética. Os projetos, as ações e as práticas devem sempre acolher as diferenças e valorizar a identidade de cada cultura. Sobre a educação para a diversidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Está pautada no respeito e reconhecimento das diferenças, com atenção às necessidades educacionais de cada sujeito.
(    ) Defende que a igualdade independe das diferenças étnico-raciais, de gênero, de classe, de habilidades físicas, econômicas, religiosas e outros.
(    ) Valoriza apenas a cultura e o contexto a qual está inserida a instituição escolar.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	V - V - V.
	 c)
	F - F - V.
	 d)
	V - V - F.
	10.
	Para a superação das diferenças, grande papel exerce a escola, pois sabe-se que, na sociedade, ela se torna prejudicial, à medida que se criam modos diferenciados no tratamento das pessoas, passando-se a considerar umas inferiores e umas superiores às outras. Quanto à sua definição, poder-se-ia conceber a diversidade como a existência de diferenças que se originam nas questões étnico-raciais, de gênero, de classe, de habilidades físicas, econômicas, religiosas, entre outros fatores. A escola, no exercício de sua função social, poderia ser uma das contribuidoras para a superação dessas diferenças, via currículo. Acerca do currículo escolar, no que concerne à superação das diferenças, analise as sentenças a seguir:
I- Mesmo sendo elaborado por especialistas, o currículo reflete sempre a realidade da escola, já que quem o elabora é também o seu executor.
II- O currículo escolar expressa em si muitos valores, muitas ideologias, forças, interesses e necessidades.
III- Muitas vezes, o currículo não é uma construção da escola e, nesse sentido, não é um documento neutro.
IV- Por meio do currículo, os grupos sociais dominantes expressam sua visão de mundo e seu projeto social.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
Prov

Mais conteúdos dessa disciplina