Buscar

Atividade Dissertativa01_MARCO_ANTONIO_DUPLAN_PACHECO

Prévia do material em texto

IBMEC ONLINE
MARCO ANTONIO DUPLAN PACHECO
ATIVIDADE DISSERTATIVA 1
ATIVIDADE DE GERENCIAMENTO DE ESCOPO
MACAÉ/RJ
2020
1 DECLARAÇÃO DO ESCOPO DO PROJETO
	Declaração do Escopo do Projeto
	
	Construção do sistema de bombeamento do efluente e da tubo via para escoamento de efluente líquido da CMBX para HZTN/PAN
	
	Controle de Versões
	Versão
	Data
	Autor
	Notas da Revisão
	01
	25/08/2020
	Marco Duplan
	Emissão inicial
I - Justificativa do projeto
Para atender uma necessidade demandada pelo órgão ambiental local, a CBMX lançou edital de concorrência para limpeza, esgotamento, remoção e tratamento da vazão de 37 m3/h dos efluentes industriais e esgotos sanitários bem como para a destinação final de lodo da maior Lagoa de Aeração e para os demais serviços de limpeza das tubulações já existentes na referida Lagoa.
Atendendo a solicitação da CMBX a HZTN participou da concorrência para a contratação de uma empresa especializada na área ambiental e capaz de não só limpar/remover o lodo acumulado na lagoa maior de aeração e desobstruir a linha de ar, como também garantir a continuidade do tratamento dos efluentes gerados na unidade. A HZTN aproveitando-se da posição privilegiada da sua unidade PAN e contando com larga experiência na área de serviços ambientais apresentou a melhor proposta para a resolução dos problemas descritos. A unidade PAN conta atualmente apenas com a equipe destinada a gestão e operação da planta.
II – Objetivo
Descrever de forma objetiva e clara o trabalho que deverá ser realizado e quais entregas serão produzidas na Construção do sistema de bombeamento do efluente e da tubo via para escoamento do efluente líquido da CMBX para HZTN/PAN. 
O objetivo desse projeto é a construção do sistema de bombeamento do efluente e da tubo via enterrada (rede).
III – Premissas
O sistema de bombeamento/tratamento deverá ser automático e ter capacidade de 37 m3/h. Deverá operar ininterruptamente (24 h/dia). Para isso será previsto gerador de emergência para o caso de falta de suprimento de energia. 
Contratação interna (HZTN) dos serviços de engenharia necessários e, via suprimentos corporativo, externamente (terceiros) os serviços de construção civil, de montagem eletromecânica, de comissionamento e de testes operacionais, todos relacionados à rede e ao sistema de bombeamento. 
A HZTN deverá contratar empresa de Engenharia Civil, capaz de construir a tubo via responsável pelo esgotamento da Lagoa de Aeração da CMBX no prazo de 45 dias após licenças. 
IV – Restrições
Cronograma deve ser seguido com fim do projeto em até 60 dias consecutivos após licenciamento. 
Fatores climáticos que poderão impactar o andamento dos serviços de construção civil (período de chuvas).
Interrupções no tráfego de veículos, especialmente de caminhões de carga, durante a construção da tubo via. 
Orçamento R$ 200.000,00. 
V – Descrição do produto do projeto
Sistema de bombeamento e tubo via com autonomia e vazão para a CBMX previstos na Fase I do Project Charter da HZTN.
VI – Exclusões ao escopo
Os demais serviços relacionados ao fornecimento para a CMBX (operação do sistema e tratamento dos efluentes), bem como a obtenção das licenças e autorizações para a construção estão fora do seu escopo deste projeto.
VII – Partes interessadas
As principais partes interessadas no projeto são: 
· HZTN/PAN, como cliente interno do projeto e patrocinador;
· CMBX, como cliente final do produto;
· Órgãos regulamentadores, responsáveis pelas licenças e autorizações;
· Fornecedores, responsáveis pela execução da obra;
· Equipe de Engenharia, responsável por parte do projeto e acompanhamento da execução. 
2 ESTRUTURA ANALÍTICA DO PROJETO (EAP)
As entregas foram estruturadas conforme EAP abaixo. 
REFERÊNCIAS
PMI - PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Guia PMBOK®: Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos, Sexta edição, Pennsylvania: PMI, 2017.
GONÇALVES, Juliano Rodrigues. A importância do bom gerenciamento do escopo para o sucesso de um projeto. Disponível em: http:// http://www.techoje.com.br/site/techoje/ categoria/detalhe_artigo/692. Acesso em 5 de maio de 2018.
MEDEIROS, Aline Alves. O processo de definição do escopo do projeto segundo o PMBOK. Revista de Ciências Gerenciais, v. 15, n. 21 (2011). Disponível em http://www.pgsskroton. com.br/seer/index.php/rcger/article/view/2250. Acesso em 8 de maio de 2018.

Continue navegando