Buscar

Simulado I - Direito Penal Aplicado I

Prévia do material em texto

Simulado 1: Direito Penal Aplicado I
1- O artigo 1.º do Código Penal, Decreto-Lei 2848/1940, preceitua que "Não há crime sem lei anterior que o defina. Não há pena sem prévia cominação legal", e o artigo 5.º, inciso XXXIX da Constituição Federal de 1988 repete a redação do Código Penal. Estes artigos dos dois diplomas legais expressam o Princípio da:
(X) Legalidade
2- A conduta para a teoria finalista é o comportamento humano voluntário, psiquicamente dirigido a um fim ilícito, ou seja, ato humano voluntário e consciente no intuito de alcançar um resultado considerado como consequência de um crime. Observada a doutrina majoritária brasileira no estudo da teoria do crime, analise as afirmativas a seguir e assinale:
I. O fato típico é composto da conduta humana dolosa ou culposa, resultado, nexo causal e tipicidade.
II. A força irresistível, o movimento reflexo e a coação moral irresistível, são hipóteses de ausência de conduta.
III. A força física absoluta que exclui a conduta pode ser proveniente da natureza ou da ação de um terceiro.
(X) se somente as afirmativas I e III estiverem corretas.
3- Para compreender o tempo de aplicação de uma lei, deve-se levar em consideração sua genealogia, isto é, de seu nascimento à sua falência. A lei penal, lembrando que é unificada, é apenas criada na esfera federal, pela União. Essa tem dois períodos de nascimento: sua publicação e o início de sua vigência. Assim, a abolitio criminis, também chamada de novatio legis, significa que:
(X) constitui fato jurídico extintivo da punibilidade.
4- Assinale abaixo a teoria adotada pelo Código Penal Brasileiro referente à ação:
(X) Teoria Finalista
5- Marcos, durante um trote na faculdade em que estuda coloca bolinhas de gude no corredor, na porta da sala de aula dos calouros. Sendo alertado por um amigo de que poderia machucar alguém, responde que seria - azar dos bichos, pois assim aprenderiam o seu lugar. E, de fato, ao término da aula, quando a turma sai da sala, um dos alunos escorrega nas bolinhas e cai, vindo a fraturar o braço. Ante o exposto, com base nos estudos realizados sobre dolo e culpa, é correto afirmar que a conduta de Marcos configura:
(X) lesão corporal dolosa, pois houve dolo eventual.
6- No que toca à relação de causalidade, é correto afirmar que
(X) é normativa nos crimes omissivos impróprios.
7- São elementos da tentativa:
(X) início de execução do tipo penal; falta de consumação por circunstâncias alheias à vontade do agente; dolo.
8- Embora estejamos tratando de uma hipótese de típica, prevista no código penal, através de excludentes, não se criminalizam as condutas caso esta tenham sido motivada em razão de alguns aspectos. Assim, com relação às causas excludentes de ilicitude (ou antijuridicidade), assinale a opção correta:
(X) Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar-se de perigo atual ou iminente que não provocou por sua vontade ou era escusável.
9- Em relação à imputabilidade penal, assinale a opção correta:
(X) Se a embriaguez acidental for completa, acarretará a irresponsabilidade penal.
10- Ana, em sob a influência do estado puerperal, manifesta a intenção de matar o próprio filho recém-nascido. Após receber a criança em seu quarto para amamentá-la, a criança é levada para o berçário. Durante a noite Ana vai até o berçário, e, após conferir a identificação da criança, a asfixia, causando a sua morte. Na manhã seguinte, é constatada a morte por asfixia de um recém-nascido que não era o filho de Ana.
(Homicídio - Art. 121. Matar alguém: Pena - reclusão, de seis a vinte anos.)
(Infanticídio -Art. 123 - Matar, sob a influência do estado puerperal, o próprio filho, durante o parto ou logo após: Pena - detenção, de dois a seis anos.)
Diante do caso concreto, assinale a alternativa que indique a responsabilidade penal da mãe:
(X) Crime de infanticídio, pois houve erro quanto a pessoa.

Continue navegando