A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
10 pág.
Forno eletrico

Pré-visualização | Página 2 de 2

corrida.
Figura 2: planta do FEA.
1.3. Refino e vazamento 	
· Atingir o nível de carbono especificado para o aço a ser produzido.
· Reduzir o teor de fósforo no aço líquido abaixo da especificação (usualmente abaixo de 0,015%)
· Homogeneizar a composição e temperatura do aço
· Aquecer o aço líquido até a temperatura necessária para o vazamento
No processo de refino é utilizado injetores super sônicos de oxigênio para liberação de carbono por meio de CO/CO2, caso seja adicionado mais carbono é utilizado grafite ou coque. Também ocorre o processo de desfosforação por adição de cal. 
Para o vazamento é necessário seguir algumas restrições. Reduzir a passagem de escória para a panela, escória com altos teores de FeO e P2O5 eleva consumo de desoxidantes e provoca o retorno do fósforo a camada mínima de escória, para evitar a absorção de gases é necessário reduzir a queda de temperatura, o excesso de escória causa perda de tempo para remoção antes do forno panela e acaba por se ter uma perda metálica durante a remoção. 
2. Conclusão
Para chegar até os fornos elétricos, principalmente ao forno elétrico a arco FEA é necessário toda uma preparação, passando pelo alto forno, com a produção de gusa até a chegada do mesmo a aciaria até a seleção de sucata. É notado neste trabalho a complexidade do processo, diante da qualidade e características buscadas em empresas metalúrgicas, desde a fundição da sucata até seu refino e vazamento é visto como o ser humano avanço e pode avançar ainda mais com o processo de fabricação do aço. É necessário visualizar que esse processo continua evoluindo, e que a busca por menor consumo de energia e gastos com refratários e materiais podem ser diminuídas, e que o engenheiro de materiais pode fazer isso acontecer.
Referencias 
https://www.infomet.com.br/site/acos-e-ligas-conteudo-ler.php?codConteudo=236
http://aciarianews.blogspot.com/2012/12/forno-eletrico-arco-fea.html#more
https://www.equilibriumtrix.net/refino/capitulos_acs_refino/Capitulo%207%20fea%20rev%202%20com%20indice%2028072013.pdf
https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3143/tde-09022009-181024/publico/TeseMarcosCandidoCapitulo2_CaracterizacaodaCarga.pdf

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.