Buscar

Trabalho - Metodologia de Projetos - Juliana e Poliana

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CENTRO UNIVERSITÁRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DO ALTO VALE DO ITAJAÍ – UNIDAVI
CURSO DE DIREITO
METODOLOGIA DE PROJETOS
PROFESSOR: CHEILA DA SILVA 
ACADÊMICAS: JULIANATONET (1008198) E POLIANA MOLINARI (1007897)
PESQUISA - MÉTODOS
MÉTODOS DE ABORDAGEM: O método é o conjunto das atividades sistemáticas e racionais que, permitem alcançar os conhecimentos válidos e verdadeiros, traçando o caminho a ser seguido, detectando erros e auxiliando as decisões do cientista.
Método Indutivo: Esse método consiste em utilizarmos dados particulares, suficientemente constatados, e por fim, concluir uma verdade geral ou universal. 
Na indução, as premissas nos conduzem apenas a conclusões prováveis.
Exemplo: Todos os cães que foram observados tinham um coração. (Particular)
Logo, todos os cães têm um coração. (Geral).
Método Dedutivo: O método de dedução é quando utilizamos um dado geral, e que pode-se chegar à uma determinação particular. 
No método dedutivo, as premissas verdadeiras levam inevitavelmente a uma conclusão verdadeira.
Exemplo: Todo homem é mortal. (Geral) 
Pedro é homem; (Particular)
Logo, Pedro é mortal. (Conclusão verdadeira).
Método Hipotético-dedutivo: O método hipotético-dedutivo, inicia-se pela percepção de uma lacuna nos conhecimentos, sobre a qual formula hipóteses e, pelo processo de inferência (conclusão) dedutiva, testa a previsão da ocorrência de fenômenos abrangidos pela hipótese.
Método Dialético: O método dialético trata-se de um método de investigação da realidade pelo estudo de sua ação recíproca.
Assim, entende-se que ele é contrário a todo conhecimento rígido: tudo é visto em constante mudança, pois sempre há́ algo que nasce e se desenvolve e algo que se desagrega e se transforma.
MÉTODOS DE PROCEDIMENTO: Não são exclusivos em si, mas adequam-se a cada pesquisa. São mais específicos, e relacionam-se como etapas do trabalho. Assim, os principais métodos são:
Método histórico: Investiga os acontecimentos, processos e instituições do passado, para que seja possível verificar toda a sua influência na sociedade atual, sendo de muita importância pesquisar todas as suas raízes, para se ter uma certa compreensão da sua natureza e a real função daquilo na sociedade atual.
Método comparativo: Como o próprio nome já diz, ele realiza comparações, para examinar semelhanças e explicar divergências, e pode ser usado tanto para comparar grupos do presente, assim como do passado, e seus eventuais desenvolvimentos. 
Método monográfico: Consiste no estudo de pessoas determinadas, que têm como finalidade obterem generalizações sobre algo. 
Métodos estatístico: Utiliza-se de teorias estatísticas, ou seja, das probabilidades, desta forma, as conclusões obtidas através deste método tem-se uma grande chance de serem verdadeiras. 
Método tipológico: É o método que estudará as características de um certo acontecimento, para identificar as suas falhas e pontos essenciais, traçando um tipo que se junte com essas características, sem existir tal tipo.
Método funcionalista: Este método é considerado um método de interpretação, onde propõe-se a estudar a sociedade como se esta fosse um sistema de atividades.
Método estruturalista: É um método que também parte da investigação de um fenômeno concreto, e vai até o nível abstrato, para que retorne ao concreto novamente com a análise da realidade de diversos fenômenos.
TÉCNICAS DE PESQUISA: Técnica é um conjunto de preceitos ou processos de que se serve uma ciência ou arte. É a habilidade para usar esses preceitos ou normas, a parte prática. Toda ciência utiliza inúmeras técnicas na obtenção de seus propósitos.
Indireta: Toda pesquisa necessita de um levantamento de dados de diversas fontes, independentemente de quais sejam os métodos ou técnicas empregados. Esse material coletado será útil não só por trazer conhecimentos que servem de background ao campo de interesse, como também para evitar possíveis duplicações e/ou esforços desnecessários. 
Fazem parte da documentação indireta a pesquisa documental (ou fontes primárias) e a pesquisa bibliográfica (ou fontes secundárias).
Direta: A documentação direta consiste no levantamento de dados feitos no próprio local onde os fenômenos ocorrem. Esses dados podem ser obtidos de duas formas: por meio da pesquisa de campo ou da pesquisa de laboratório.
Ela se divide em extensiva e intensiva: 
A observação direta extensiva é realizada por meio de questionário, de formulário, de medidas de opinião e atitudes e de técnicas mercadológicas.
Já a observação direta intensiva é realizada por meio de duas técnicas: de observação e entrevista.
Materiais consultados:
Metodologia científica - 7 / 2017 - ( Ebook )
LAKATOS, Eva Maria. Metodologia científica. 7. Rio de Janeiro Atlas 2017 1 recurso online ISBN 9788597011845. (Acessado dia 21/08/2020, via biblioteca on-line da UNIDAVI).
	
Metodologia do trabalho científico - 8 / 2017 - ( Ebook )
MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia do trabalho científico. 8. Rio de Janeiro Atlas 2017 1 recurso online ISBN 9788597012408. (Acessado dia 21/08/2020, via biblioteca on-line da UNIDAVI).
Técnicas de pesquisa - 8 / 2017 - ( Ebook )
MARCONI, Marina de Andrade. Técnicas de pesquisa. 8. Rio de Janeiro Atlas 2017 1 recurso online ISBN 9788597013535. (Acessado dia 21/08/2020, via biblioteca on-line da UNIDAVI).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando