A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Insumos Agropecuarios

Pré-visualização | Página 1 de 1

Universidade Federal Fluminense
Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda
Engenharia de Agronegócios
Disciplina Insumos Agropecuários – VEA00003 Turma V4
2020
Professor Adriano Portz
Aluna Amanda Melissa Ribeiro Tavares 
1. Comente sobre os diferentes fatores que podem afetar a produção e a cadeia produtiva agropecuária. Fale sobre alguns exemplos e explique cada um deles.
Muitos são os fatores que podem influenciar na produção agropecuária, levando em conta a complexidade e importância da agropecuária para o planeta. Esse ramo do agronegócio é o responsável por uma porcentagem muito relevante do PIB brasileiro.
O clima é um dos principais pontos a serem destacados, pois a agropecuária é uma atividade econômica que depende também do clima da região, do solo, das características da vegetação, umidade do ar, temperatura, radiação, pluviosidade entre outros que estão intimamente ligados com a produtividade. Isso contribui para que os preços flutuem de acordo com as necessidades que a produção se encontra. Esses fatores se aplicam tanto para a agricultura quanto para a agropecuária.
A água por sua vez é indispensável afetando drasticamente o manejo de animais em sua ausência ou falta de qualidade da água. Sendo um nutriente essencial para a sobrevivência de bovinos, suínos e todas as classes de animais, e plantas (já que a água sem dúvidas leva outros nutrientes essenciais as plantas). Sem água ou falta de qualidade na mesma pode afetar no desenvolvimento dos animais, a reprodução e produtividade. Assim sendo, algumas estratégias estão disponíveis para alavancar o processo de escolha de produção e melhor local. Por exemplo:
- As cartas climáticas condicionam a aptidão climática de áreas estudadas, auxiliando no fator térmico ou hídrico.
- Zoneamento agrícola ajuda identificar a melhor época para cultivo das culturas, os diferentes tipos de solos e ciclos de cultivares.
- O balanço hídrico estuda a quantificação pluvial, e analisa as perdas de água para a atmosfera, tanto do solo como da respiração vegetal.
	O solo é um filtro vivo. É por ele que a água será reciclada, e completará todo o seu ciclo, influenciando a qualidade ambiental e o funcionamento da biosfera. Alterações no solo podem mudar não só a cultura ou criação de animais, mas todo um conjunto de matérias e minerais presentes no solo, prejudicando também a saúde pública de uma determinada região. As características físicas, químicas e biológicas precisam ser analisadas com muita atenção pois elas são responsáveis por todo o resultado desejado, e por manter a fertilidade do solo.
A tecnologia também é de suma importância para que aconteça atualizações que acompanhem o mercado, que ofereçam mais infraestrutura e aumentem a rentabilidade do negócio, e melhoria do produto final. Essas melhorias fazem a manutenção da cadeia produtiva do agronegócio, contribuem efetivamente para evitar perdas, desperdícios, desenvolver equipamentos e produtos para tornar o processo mais sustentável, além de precisão e melhoramento genético, esse último ganhando espaço cada dia mais pela sua capacidade de aumentar a variedade de espécies e ou animais que se adaptam a diferentes situações.
	O capital nada mais é que os investimentos e os recursos que alavancam o crescimento da agricultura e agropecuária. Fornecer créditos e financiamentos, além de promover um mercado melhor, visa também o incentivo para empresários, indústrias, exportação/importação. O capital precisa ser investido em bioenergia, em segurança alimentar e crescer o negócio internacional.
Transporte não deixa de ter seu papel fundamental na cadeia produtiva. É ele quem vai fazer a logística. No Brasil é um fator que acarreta diversos problemas, pois a maior parte do transporte brasileiro é feito pelo sistema modal rodoviário, o que de fato encarece e torna-se mais cara. Além disso, nossas estradas são precárias e sem investimentos. Outros países das mesmas condições que o Brasil, apresentam disponibilidade de transporte bem maior. Nosso país não aproveita suas vantagens ferroviárias, sendo um ponto que dificulta a expansão do agronegócio como um todo. 
Portanto, esses são os principais fatores que estão intimamente ligados a produção agrícola e agropecuária.
1. Marque com V (verdadeiro) e F (falso).
A fertilidade do solo está apenas relacionada a presença dos nutrientes para que as plantas possam se desenvolver e produzir de forma adequada. (F)
A formação do solo e suas propriedades afetam a expressão genética potencial das culturas, logo um estudo criterioso das características do solo é importante para reconhecer sua aptidão agrícola. (V)
Na fertilidade do solo as características químicas são essenciais, outras características, físicas e biológicas, não são consideradas importantes. (F)
A produção do vegetal cresce de forma contínua e indefinida com o aumento da disponibilidade de nutrientes no solo. (F)
Fatores genéticos e adaptativos das culturas são importantes na capacidade destas em absorver nutrientes do solo. (V)
O nitrogênio e o enxofre em seu ciclo biogeoquímico têm componente atmosférico e junto com o fósforo estão associados a matéria orgânica no solo.(V)
Em regiões tropicais, devido a grande intemperização dos solos, o fósforo apesar de grande quantidade total no solo, muito pouco está disponível para as plantas, sendo fixado nos colóides minerais e sua disponibilidade é dependente da variação do pH do solo. (V)
O Al 3+ presente nos solos tropicais é um dos principais fatores limitantes da produção agrícola, inclusive nacional. (V)
Na avaliação da fertilidade do solo, a determinação dos teores totais dos nutrientes na amostra de terra, é suficiente para a recomendação de fertilizantes para a adubação do solo. (V)
Dentre os diferentes métodos de avaliação da fertilidade do solo, a análise química da terra é a mais utilizada pela facilidade, baixo custo e disponibilidade de laboratórios. (V)

Acesse esse e outros materiais grátis

Ao se conectar, você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade.

Já tem cadastro?