Buscar

Atividade - ABORDAGEM ECOLÓGICA DE URIE BRONFENBRENNER

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

2. Quais a principal crítica de Urie Bronfenbrenner às pesquisas tradicionais sobre o desenvolvimento humano
A principal crítica de Urie Bronfenbrenner às pesquisas tradicionais sobre o desenvolvimento se dava pelo modo como o desenvolvimento humano era estudado e pela grande quantidade de pesquisas fora do contexto. Para ele, o foco deveria ser na pessoa em desenvolvimento dentro de um ambiente restrito e estático.
3. Qual a principal diferença entre o modelo ecológico e o bioecológico propostos por Urie Bronfenbrenner
O modelo ecológico é o primeiro modelo proposto por Urie Bronfenbrenner e visava o desenvolvimento dentro de um ambiente restrito e estático. Já o modelo ecológico, foi uma reformulação desde primeiro modelo, que por sua vez considerava a relação da pessoa com o ambiente e o ser humano como um ser biopsicológico. Outro aspecto proposto foram os “processos proximais”, entendido como “formas particulares de interação entre organismo e ambiente, que operam ao longo do tempo e compreendem os primeiros mecanismos que produzem o desenvolvimento humano”.
4. Explique o que constitui o modelo PPCT na teoria Bioecológica. descreva cada uma dos componentes. Texto Multilinha.
O modelo PPCT é constituído por 4 elementos: pessoa, processo, contexto e tempo. 
Pessoa - é o fenômeno de constâncias e mudanças na vida do ser humano em desenvolvimento. A abordagem reformulada ressalta a importância de se considerar as características do indivíduo em desenvolvimento, como suas convicções, nível de atividade, temperamento, além de suas metas e motivações. Para Bronfenbrenner tudo tem considerável impacto na maneira pela qual os contextos são experienciados pela pessoa, tanto quanto os tipos de contextos nos quais o sujeito se insere. Características do tipo pessoais, como gênero ou cor da pele, que podem influenciar na maneira pela qual os outros lidam com a pessoa em desenvolvimento. Qualidades pessoais como estas podem nutrir ou romper a operação de processos de crescimento psicológico. Ele faz distinção entre três tipos de características da pessoa que influenciam e moldam o curso do desenvolvimento humano: disposições (podem colocar os processos proximais em movimento e continuam sustentando a sua operação), recursos bioecológicos (habilidade, experiência e conhecimento para que os processos proximais sejam efetivos em determinada fase de desenvolvimento ) e demanda (convidam ou desencorajam reações do contexto social que pode nutrir ou romper a operação de processos proximais) 
Processo – diz respeito às ligações entre os diferentes níveis e se acha constituído pelos papéis e atividades diárias da pessoa em desenvolvimento, para se desenvolver intelectual, emocional, social e moralmente um ser humano precisa-se de participação ativa em interação progressivamente mais complexa, recíproca com pessoas, objetos e símbolos no ambiente imediato. Para ser efetiva, a interação tem que ocorrer em uma base bastante regular em períodos estendidos de tempo 
Contexto - refere-se ao meio ambiente global em que o indivíduo está inserido e onde se desenrolam os processos desenvolvimentais. Esses ambientes são denominados micro, meso, exo e macrossistemas 
Tempo – é o desenvolvimento no sentido histórico ou como ocorrem as mudanças nos eventos no decorrer dos tempos, devido às pressões sofridas pela pessoa em desenvolvimento. Pequenos episódios da vida familiar, como a entrada da criança na escola, podem ter significativa influência no desenvolvimento das pessoas da família
5. Descreva o micro-, meso-, exo- e macrossistema da teoria bioecológica.
Microssistema – é o ambiente do dia a dia (lar, escola, trabalho ou vizinhança), inclui relacionamentos face a face com o filho, amigo, professor
Mesossistema - é um entrelaço entre microssistemas (como o lar e a escola em reuniões entre professores e pais)
Exosssistema – são os vínculos entre um microssistema e sistemas de instituições externas (como as leis de trânsito, as propagandas) 
Macrossistema - consiste em padrões culturais (como crenças, ideologias, política
6. Qual a definição de desenvolvimento humano na teoria Bioecológica?. Texto Multilinha.
A definição de desenvolvimento humano para o autor, consiste em: “mudança duradoura na maneira pela qual uma pessoa percebe e lida com o seu ambiente, (...) é o processo através do qual a pessoa desenvolvente adquire uma concepção mais ampliada, diferenciada e válida do meio ambiente ecológico, e se torna mais motivada e mais capaz de se envolver em atividades que revelam suas propriedades, sustentam ou restituíram aquele ambiente em níveis de complexidade semelhante ou maior de forma e conteúdo”.
7. Defina o que é compreendido por díade segundo a teoria Bioecológica e descreva as três formas funcionais que elas podem assumir no desenvolvimento humano. Texto Multilinha.
Para o autor, “uma díade é formada sempre que duas pessoas prestam atenção nas atividades uma da outra ou delas participam”. Uma díade por si só já tem sua importância, enquanto elemento favorecedor de desenvolvimento humano, podendo contribuir para a formação de outras estruturas interpessoais maiores, incluindo mais de duas pessoas, o que pode ser chamado de tríade ou tétrades, por exemplo. As díades podem assumir três formas funcionais diferentes no que se refere ao seu potencial para fomentar o crescimento psicológico: díade observacional, díade de atividade conjunta e díade primária. Em qualquer uma dessas relações diádicas existe um fator de RECIPROCIDADE, ou seja, o que um membro faz, influencia o outro e vice-versa e elas podem ocorrer simultaneamente ou separadamente.
Díade Observacional - ocorre quando uma pessoa está prestando atenção cuidadosamente na atividade do outro e este, por sua vez, reconhece o interesse demonstrado por aquilo que está fazendo.
Díade De Atividade Conjunta - refere-se à situação em que duas pessoas se percebem fazendo alguma coisa juntas.
Díade Primária - consiste naquela que, mesmo quando os dois membros
não estão próximos, ainda continua existindo fenomenologicamente. Os dois membros são objetos de fortes sentimentos um para com o outro e aparecem sempre em seus pensamentos. Mesmo separados, um influencia o comportamento do outro.

Continue navegando