Buscar

ESTUDO DIRIGIDO FARMACOGOSIA resposta

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO
DISCIPLINA: FARMACOGNOSIA PURA
I UNIDADE 2020.2
1) Qual a importância da investigação fitoquímica na Farmacognosia?
A investigação fitoquímica tem por objetivo verificar a presença de grupos de metabólitos secundários e caracterizar os constituintes químicos presentes em espécies vegetais.
2) Descreva os principais tipos de extração em plantas.
PROCESSOS DE EXTRAÇÃO A FRIO
Maceração: a extração da matéria-prima vegetal moída ou rasurada é realizada em recipiente fechado durante um período prolongado (horas ou dias) sob agitação ocasional e sem renovação do líquido extrator. Em virtude dessas características, não ocorre esgotamento do material vegetal.
Percolação: é uma operação dinâmica indicada para a extração de substâncias termossensíveis farmacologicamente ativas e presentes em baixos teores na droga vegetal.
Turbo-extração ou turbolização: esta técnica utiliza um dispersor e baseia-se na capacidade de extrair as substâncias de interesse com simultânea redução do tamanho das partículas da matéria-prima.
PROCESSOS DE EXTRAÇÃO A QUENTE (SISTEMAS ABERTOS)
	
Infusão: a extração ocorre pelo contato direto do material vegetal com água fervente em um recipiente coberto. A infusão é um processo de extração simples, sem a necessidade de utilização de equipamentos ou vidrarias especiais, sendo indicado para partes vegetais com estrutura mole, as quais devem ser rasuradas ou moídas no intuito de otimizar a eficiência da operação de extração.
Decocção: é uma técnica na qual o material vegetal fica em contato, durante certo tempo, com um líquido extrator em ebulição. É indicado para materiais duros, como rizomas e raízes, mas contraindicado para substâncias termolábeis.
Extração sob refluxo: procedimento no qual o líquido extrator e o material a ser extraído são colocados em um mesmo recipiente e submetidos a aquecimento (semelhante à decocção), mas necessariamente acoplados a condensadores.
Extração em aparelho de Soxhlet: técnica com princípios semelhantes aos da extração sob refluxo, mas com a substancial diferença de que o material extraído e o líquido extrator ficam em compartimentos distintos.
3) Dê três características dos alcaloides.
Os alcaloides são substâncias extraídas principalmente de plantas, mas que também podem estar presentes em alguns fungos e animais. 
Possuem caráter básico e pertencem ao grupo de compostos nitrogenados orgânicos, que apresentam anéis heterocíclicos contendo nitrogênio.
Alcaloides também podem proteger algumas plantas da destruição por certas espécies de insetos.
4) Quais são os tipos de alcaloides? Descreva sobre eles.
1. BOTÂNICO- Segundo o vegetal ou a família a partir das quais se originam, Alcalóides da “quina” E Alcalóides do “ópio”
2. BIOSSINTÉTICO- ALCALÓIDES VERDADEIROS- ALCALÓIDES DERIVADOS DE AMINOÁCIDOS, CONTENDO UM ÁTOMO DE NITROGÊNIO EM ANEL HETEROCÍCLICO
PROTOALCALÓIDES- COMPOSTOS CONTENDO UM ÁTOMO DE NITROGÊNIO QUE
NÃO PERTENCE A UM SISTEMA HETEROCÍCLICO- SÃO AMINAS SIMPLES
PSEUDOALCALÓIDES- POSSUEM TODAS AS CARACTERÍSTICAS DOS ALCALÓIDES
VERDADEIROS, MAS PROVEM DO METABOLISMO DE TERPENOS (Ex:
aconitina) OU DO ACETATO (coniina) Conium maculatum l. (Apiaceae)
COMPOSTOS NITROGENADOS NÃO DERIVADOS DE AMINOÁCIDOS, COM O ÁTOMO DE NITROGÊNIO EM ANEL HETEROCÍCLICO, OU NÃO.
3. QUÍMICO- 
4. FARMACOLÓGICO- BASEADA NA ATIVIDADE FARMACOLÓGICA EM
DETERMINADO ÓRGÃO OU SISTEMA
5) Quais são as reações envolvidas na biossíntese de alcaloides?
A partir dos seus precursores, diversas reações ocorrem, em geral, mediadas por enzimas, até que estes alcaloides sejam sintetizados, levando à formação de diferentes estruturas químicas. ... Reações clássicas envolvidas na biossíntese de alcaloides: formação da base de Schiff e reação de Mannich.
6) Descreva sobre o papel fisiológico e propriedades dos alcaloides.
7) Dê exemplos de aplicação do uso de extratos de plantas com potencial terapêutico.
Valeriana (Valeriana officinalis)
Os valepotriatos, substâncias da planta, agem no sistema nervoso central e aliviam o estresse.
Forma de uso – Cápsula, comprimido, extrato ou tintura.
Indicação – Sedativo moderado com efeito hipnótico. Também tem valor no tratamento de distúrbios do sono que estão associados à ansiedade.
 Guaraná (Paullinia cupana)
Fruto tipicamente brasileiro, é encarado como medicamento e tônico revigorante pelas tribos indígenas amazônicas há séculos.
Forma de uso – Cápsula e comprimido.
Indicação- Atua contra fraqueza e cansaço crônico e estimula o cérebro. 
Camomila (Matricaria chamomilla)
Existem diversas espécies disponíveis. As mais importantes delas são a camomila-vulgar e a camomila-romana. O camazuleno, óleo essencial de sua flor, responde por seu s inúmeros pontos positivos.
Forma de uso – Infusão, extrato seco ou fluido, cápsula e comprimido.
Indicação – Alivia espasmos, ansiedade e atua como sedativo leve. Tem efeito anti-inflamatório na boca. 
Barbatimão (Stryphnodendron adstringens)
Abundante no Cerrado brasileiro, era chamado pelos índios de ibá timbó, cujo significado é “árvore que aperta”. Isso tem a ver com a capacidade adstringente encontrada na casca da árvore. Sua semente é altamente tóxica.
Forma de uso – Creme e pomada.
Indicação – Ação cicatrizante. 
Unha-de-gato (Uncaria tomentosa) [Disponível no SUS]
Os incas, antigo povo que habitava o Peru, já se valiam do extrato do vegetal para melhorar o aspecto de ferimentos e amenizar descompassos intestinais. Substâncias como a mitrafilina e a pteropodina respondem por suas capacidades terapêuticas. 
Forma de uso – Cápsula, comprimido e extrato.
Indicação – Anti-inflamatório. 
8) Conceitue metabolismo primário e secundário, abordando a importância de ambos para as plantas.
O papel do metabolismo primário em funções básicas vitais, como por exemplo, na divisão, crescimento celular, respiração, estocagem e reprodução.
Os metabólitos secundários têm sido sumariamente definidos como compostos pouco abundantes, com uma freqüência inferior a 1% do carbono total, ou pelo fato de sua estocagem ocorrer em órgãos ou células específicos. Os produtos secundários têm um papel importante na adaptação das plantas aos seus ambientes; essas moléculas contribuem para que as mesmas possam ter uma boa interação com os diferentes ecossistemas. Os produtos secundários aumentam a probabilidade de sobrevivência de uma espécie, pois são responsáveis por diversas atividades biológicas com este fim como, por exemplo, podem atuar como antibióticos, antifúngicos e antivirais para proteger as plantas dos patógenos, e também apresentando atividades antigerminativas ou tóxicas para outras plantas, fitoalexinas. Além disso, alguns destes metabólitos constituem importantes compostos que absorvem a luz ultravioleta evitando que as folhas sejam danificadas.

Continue navegando

Outros materiais