Buscar

slide de Ventilação Industrial finalizado

Prévia do material em texto

Ventilação Industrial
Discentes: Letícia da silva santos, Mauricio Ribeiro, João Santana.
Docente: Leonard Fernandes.
FATEC - FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DA BAHIA
Conceito
A ventilação industrial é um processo que pode fornecer ou retirar o ar de um determinado local. Fazendo-se necessário em empresa cuja as máquinas necessitam de refrigeração ou retirada de agentes contaminantes presentes no ambiente. 
Dimensionamento do sistema de ventilação
Segundo Lisboa (2007) para projetar um sistema para a ventilação industrial de um recinto consiste basicamente em três etapas: 
1. Determinação da vazão de ar necessária e o esquema de distribuição do ar no recinto a ser ventilado; 
2. Projeto e cálculo da rede de dutos;
3. Seleção dos ventiladores, ou de qualquer outro sistema de movimentação de ar. 
Tipos de ventilação
Natural: é a movimentação do ar no local causada pelo agente Pressão e / ou temperatura dinâmica que pode ser controlada por meio de aberturas nas paredes, teto e piso.
Geral: também chamada de ventilação mecânica é uma forma que consiste em movimentar o ar no ambiente por meio de ventiladores. Pode ser utilizada para conforto térmico ou como diluidora.
Local exaustora: Capta os poluentes de uma fonte, antes mesmo de se dispersarem no ar.
Ventilação diluidora x Ventilação exaustora
Figura 1. Exemplo de sistema de ventilação local exaustora. Fonte UFPR (2015)
Principais tipos de Exaustores
 Exaustor axial de telhado: É um modelo de fácil instalação, que permite a realocação do equipamento em telhados com o mesmo perfil de telha, ângulo de inclinação e características de construção, é fabricado em PRFV (plástico reforçado com fibra de vidro).
Exaustores Centrífugos: Utilizado em processos que exigem a exaustão localizada com altas pressões, o exaustor centrífugo evita o acúmulo de sujeira ou elementos que prejudiquem os colaboradores. Esse modelo é indicado para eliminar gases, materiais inflamáveis e corrosivos do local de trabalho
Centrífugo de pás para trás: Construção série médio e pesado, de alta eficiência, de autolimitação de potência não alterando significativamente o consumo do motor as variações das condições de trabalho em uma mesma rotação.
Sistema de dutos
Geralmente transporta produto liquido ou gasoso. Deve ser instalado de acordo com o projeto da empresa interligando coifas ao sistema de coleta.
Figura 2. Exemplo de sistema de Dutos. Fonte Tecdutos.
COLETORES DE CONTAMINANTES 
É utilizado para reter o contaminante após ser capturado junto à fonte geradora.
Figura 3. Exemplo de sistema de ventilação local exaustora. Fonte Donaldson.
Sistema de Filtragem
É o processo de separação de partículas. O sistema utilizado para esse processo será definido após a identificação do estado das partículas, ex: o sólido – líquido, quando o sólido (torta) é separado do líquido (fluído) e o sólido – gás, quando partículas sólidas são retiradas do ar.
Figura 4. Exemplo Filtro de Manga.
Normas regulamentadoras
(NR 15) – Atividades e operações insalubres  
Anexo 3: trata dos limites de tolerância para a exposição ao calor;
Anexo 11: trata das concentrações máximas permitidas para as substâncias contaminantes químicas no ambiente de trabalho.
Normas regulamentadoras
(NR-13) - Caldeiras, vasos de pressão e tubulação
13.4.2.4 Quando a caldeira estiver instalada em ambiente fechado, a casa de caldeiras deve satisfazer os seguintes requisitos:
Dispor de ventilação permanente com entradas de ar que não possam ser bloqueadas;
Ter sistema de captação e lançamento dos gases e material particulado, provenientes da combustão, para fora da área de operação, atendendo às normas ambientais vigentes;
conclusão
O sistema de ventilação industrial é de suma importância para no controle
da concentração de vários contaminantes no ambiente, tais como pó, fumaça, fuligem, vapores, gases e outras impurezas químicas,
bem como diminuição da temperatura no ambiente industrial ou residencial. Com essas informações podemos notar que o uso da ventilação é indispensável, por isso faz-se necessário um profissional para determinar qual o tipo de ventilação a ser utilizada de acordo com a necessidade de cada local. 
 
Referências
OLIVEIRA, jaimemedeiros. noçõesdeventilaçãoindustrial. ftp.demec.ufpr. 31p.Disponível em:http://ftp.demec.ufpr.br/disciplinas/TM120/VENTILACAO_INDUSTRIAL.pdf. Acesso em: 14 set. 2020.
LISBOA, H.M. 2007. Controle da poluição atmosférica: ventilação industrial. Disponível em: http://www.lcqar.ufsc.br/adm/aula/Cap%206%20Ventilacao%20Industrial.pdf. Acesso em:19/09/2020.

Continue navegando