Buscar

APOL 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Questão 1/10 - Metodologia do Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“Entender a geografia como ciência que, ao tratar o espaço geográfico, concebe-o na sua construção interativa entre natureza e sociedade”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTROGIOVANNI, A. C. et al. (Orgs.). Ensino da geografia: caminhos e encantos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011. p. 22. 
Os critérios com os quais os autores (clássicos e críticos) abordavam a regionalização davam aos livros conteúdos muito diferentes. Em relação aos conceitos de natureza e de sociedade, de acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o enfoque crítico apresentava:
Nota: 10.0
	
	A
	Os continentes eram apresentados aos alunos a partir de seus aspectos naturais originais (clima, vegetação, relevo e hidrografia).
	
	B
	O conceito de sociedade não era desenvolvido nesses livros.
	
	C
	Em geral, não eram mencionadas as ações humanas sobre o quadro natural e cabia ao aluno memorizar os elementos da natureza presentes nos diferentes continentes.
	
	D
	A relação sociedade/natureza era o foco principal.
Você acertou!
A afirmativa “D” é a correta, pois nos livros com enfoque crítico, a relação sociedade/natureza era o foco principal. A abordagem do conteúdo privilegiava as análises de como o modo capitalista de produção levara à modificação do quadro natural original até chegar à configuração do atual espaço geográfico, fruto da mesma construção histórica. Nessa abordagem, o espaço e a paisagem revelam (materialmente) não apenas as explorações da natureza feitas pela sociedade, como também as explorações de uma classe social sobre a outra. As demais afirmativas são de enfoque clássico. (p. 54 e 55)
	
	E
	No máximo, havia menção à população dos continentes, em suas características étnicas e quantitativas.
Questão 2/10 - Metodologia do Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A premissa inicial para o trabalho docente, que se desdobra nas discussões feitas neste texto sobre as demandas atuais para o ensino de geografia, é a de que esse trabalho deve estar voltado para a aprendizagem geográfica do aluno”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino da geografia para a vida urbana cotidiana. São Paulo: Papirus, 2008. p. 59.
Quando trabalhamos com filmes nas aulas de geografia, embora seja uma prática comum, pode ser mais complicado do que parece. É preciso que o professor tome alguns cuidados. Quais são esses cuidados? De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Cuidar com os estereótipos, com as mensagens ideológicas e com a autenticidade das imagens.
II. ( ) Requer um trabalho prévio do professor para escolher o filme como recurso metodológico, pois este deverá prender a atenção dos alunos como uma “mágica” onde não será preciso contextualizar o conteúdo.
III. ( ) Trazer temas atuais para discussão, porém, sem arrogância e principalmente sem preconceitos.
IV. ( ) Precisa preocupar-se com a relação que se quer transmitir com essa aula, quais conceitos e visões serão passadas aos alunos.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	V – V – F – V
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – F – V – V
Você acertou!
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras, pois quando trabalhamos com filmes nas aulas de geografia, embora seja uma prática comum, pode ser mais complicado do que parece. É preciso que o professor tome alguns cuidados: com os estereótipos, com as mensagens ideológicas e com a autenticidade das imagens. Trazer temas atuais para discussão, porém, sem arrogância e, principalmente, sem preconceitos. Precisa se preocupar com a relação que se quer transmitir com essa aula, quais conceitos e visões serão passadas aos alunos. (p. 148 e 149).
	
	E
	V – F – F – V
Questão 3/10 - Metodologia do Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Na Geografia não há espaços estanques, separados e fragmentados. O espaço é sempre uma totalidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo, Annablume, 2004. p. 22.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, a alfabetização geográfica torna o espaço objeto do conhecimento. Faz entender a estrutura e a organização da materialidade do espaço como derivadas sociais. Então, ler o espaço geográfico compreende:
Nota: 0.0
	
	A
	a realidade e o espaço.
	
	B
	a sociedade e a natureza.
	
	C
	a natureza e o território.
	
	D
	a sociedade e a realidade.
A alternativa correta é a letra “D”, pois ler o espaço geográfico é compreender a sociedade e a realidade através do estudo de sua fisicidade, que é, antes de qualquer coisa, uma construção social e histórica. (p. 24).
	
	E
	o espaço e a sociedade.
Questão 4/10 - Metodologia do Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Não podemos entender a mundialização e a globalização como processos rápidos e simplificadores no plano teórico, mesmo que pareçam no momento inexoráveis”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SPOSITO, E. S. Geografia e filosofia: contribuição para o ensino do pesamento geográfico. São Paulo: Editora UNESP, 2004. p. 137.
A história, por sua vez, avançou, gerando nas últimas décadas seu novo período, chamado de globalização, o que afetou profundamente conceitos e categorias com os quais a geografia sempre trabalhou. Quais foram as transformações que colocaram em pauta a necessidade da discussão do quadro conceitual da geografia? Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir sobre as transformações:
I. O enfraquecimento do capital e do mercado, livres da tutela estatal.
II. A queda do muro de Berlim e o fim do socialismo real fecharam o ciclo do mundo bipolar.
III. As empresas multinacionais, que não eram um fenômeno recente, tiveram difusão acelerada e sistemática por todo o mundo.
IV. As mudanças de ordem financeira e produtiva, apoiadas pelas novas possibilidades de gerenciamento a distância.
São corretas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	II e III apenas.
	
	B
	I, II e III apenas.
	
	C
	I e II apenas.
	
	D
	II, III e IV apenas.
Você acertou!
As afirmativas II, III e IV estão corretas, pois as transformações que colocaram em pauta a necessidade da discussão do quadro conceitual da geografia foram: a queda do muro de Berlim e o fim do socialismo real fecharam o ciclo do mundo bipolar e marcaram o estabelecimento de uma nova ordem mundial. As empresas multinacionais, que não eram um fenômeno recente, tiveram difusão acelerada e sistemática por todo o mundo. As mudanças de ordem financeira e produtiva, apoiadas pelas novas possibilidades de gerenciamento a distância. A afirmativa I está incorreta, pois o fortalecimento do capital e do mercado, livres da tutela estatal levou a uma política de enfraquecimento do Estado de Bem-Estar. (p. 56)
	
	E
	I, II e IV apenas.
Questão 5/10 - Metodologia do Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Esses conceitos – lugar, paisagem, região, natureza, sociedade, território – são considerados como conceitos fundamentais para o raciocínio espacial [...] pelo seu caráter de generalidade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 10. ed. São Paulo: Papirus, [s. d.]. p. 26.
A metodologia descritiva seria a mais adequada para os estudos geográficos. Caberia estudar exaustivamente a região e paisagem descrevendo-as detalhadamente, delimitando-as e comparando-as. A esse respeito, três aspectos devem ser observados.
De acordo com os conhecimentos adquiridos sobre os três aspectos a serem observados, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) O método descritivo fez da geografia uma ciência para levantar dados e catalogá-los.
II. ( ) A região, como unidade de estudo, tornou-se um conceito de grande utilidade política.
III. ( ) A região delimitada torna-se coadjuvante em relação ao método.
IV. ( ) A busca da singularidade dos lugares criava a “região-personalidade”.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – V.
	
	B
	F – V – V – V.
	
	C
	V – V – F – V.
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV estão corretas, pois os três aspectos que devem ser observados são: o método descritivo fez da geografia uma ciência para levantar dados e catalogá-los, funções políticas e estratégicas que, naquele período histórico, estavam a serviço dos interesses capitalistas do Estado colonialista. A região, como unidade de estudo geográfico, tornou-se um conceito de grande utilidade política, tanto para a gestão do espaço nacional quanto para a exploração colonial. A busca da singularidade dos lugares criava a “região-personalidade”. A região delimitada ganhava personalidade e tornava-se sujeito. (p. 42).
	
	D
	V – F – V – F.
	
	E
	F – F – V – V.
Questão 6/10 - Metodologia do Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O ensino da geografia [...] deve propiciar ao aluno a compreensão do espaço geográfico na sua concretude, nas suas contradições”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. Geografia, escola e construção de conhecimentos. 10. ed. São Paulo: Papirus, [s. d.]. p. 20.
A preocupação central do ensino de geografia na educação infantil e ensino fundamental é a construção da noção espaço-temporal, e duas posições teóricas podem ser usadas na explicação de como acontece essa construção. Quais são as duas posições teóricas? De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Jean Piaget e Henri Wallon.
II. ( ) Sigmund Freud.
III. ( ) Henri Wallon e Lev Vigotski.
IV. ( ) Lev Vigotski.
Nota: 0.0
	
	A
	V – F – V – F
	
	B
	V – F – F – V
As afirmativas I e IV estão corretas, pois a preocupação central do ensino de geografia na educação infantil e ensino fundamental é a construção da noção espaço-temporal e duas posições teóricas podem ser usadas na explicação de como acontece essa construção: uma posição é defendida por Jean Piaget e Henri Wallon e a outra posição é defendida por Lev Vigotski. (p. 75)
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – V – F – F
	
	E
	F – V – V – F
Questão 7/10 - Metodologia do Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Novos estudos da geografia procuram observar como as atividades humanas produzem alterações nas dinâmicas naturais e, consequentemente, alteram também a vida da sociedade que vivem num determinado lugar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, R. L. Geografia humana e econômica. Curitiba: Iesde, 2010. p. 9.
Segundo o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, em um determinado país o pensamento geográfico tinha como principal bandeira a neutralidade da ciência. Seu traço marcante foi o tom liberal. Qual país é esse? Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Itália.
	
	B
	Alemanha.
	
	C
	Portugal.
	
	D
	França.
Você acertou!
A alternativa “D” é a correta, pois foi na França que o pensamento geográfico tinha como principal bandeira a neutralidade da ciência. Seu traço marcante foi o tom liberal, diferenciando-se da escola alemã, acusada de fazer da ciência uma seara ideológica. (p. 40).
	
	E
	Roma.
Questão 8/10 - Metodologia do Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“As transformações econômicas, políticas e sociais, a expansão da indústria e da lógica capitalista, as crises e guerras mundiais que se desenrolaram no cenário global fizeram com que o modelo de geografia adotado até então passasse a ser questionado, devido a sua incampacidade de explicar as transformações que fomentavam o espaço”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, C. A educação tecnológica na formação de professores de geografia. Florianópolis, Bookess Editora, 2012. p. 21.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o aparente enfraquecimento do Estado diante dos interesses de mercado do capital internacional mais o surgimento de “Estados Supranacionais” foram fatores que alteraram a função social da geografia e desencadearam uma crise na escola e na geografia. Essa crise levou a três caminhos diferenciados. Quais foram os três caminhos? Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) A geografia tradicional, compartimentada, descritiva, não conseguia mais explicar o espaço e o discurso nacionalista enaltecedor da pátria. A saída foi a busca de especialização nos diferentes ramos geográficos.
II. ( ) A geografia utilitária e do planejamento, no qual destacou-se a chamada geografia quantitativa, que associava-se com a matemática.
III. ( ) A especialização extrema que surgia aprofundou a compartimentação de tal forma que acabou enaltecendo a geografia.
IV. ( ) A geografia crítica, que compreende o espaço como social, construído historicamente, pleno de lutas e conflitos sociais.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	F – V – V – V
	
	D
	V – V – F – V
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV estão corretas, pois a crise levou a três caminhos diferenciados: o primeiro foi o da especialização. Já que a geografia tradicional, compartimentada, descritiva, não conseguia mais explicar o espaço e o discurso nacionalista enaltecedor da pátria não era prioridade, a saída foi a busca de especialização nos diferentes ramos geográficos. O segundo caminho da renovação foi o da geografia utilitária e do planejamento, no qual destacou-se a chamada geografia quantitativa, que associava-se com a matemática. O terceiro caminho de renovação do pensamento, a geografia crítica, que compreende o espaço como social, construído historicamente, pleno de lutas e conflitos sociais. (p. 48 a 51).
	
	E
	F – F – V – V
Questão 9/10 - Metodologia do Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Estudar o lugar para compreender o mundo significa para o aluno a possibilidade de trilhar no caminho de construir a sua identidade e reconhecer o seu pertencimento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo, Annablume, 2004. p. 18. 
A análise geográfica do lugar no qual moramos pressupõe investigações históricas, sociais, econômicas, políticas, culturais etc. Para entender geograficamente o “seu” lugar, você precisa estabelecer algumas relações. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, quais são as relações que precisam ser estabelecidas?
Nota: 10.0
	
	A
	Relações entre a materialidade e a situação cultural.
	
	B
	Relações entre a dinâmica social e espacial.
	
	C
	Relações entre a materialidade que o constitui e a dinâmica social que a produziu e faz uso dela.
Você acertou!
A alternativa “C” está correta, pois para entender geograficamente o “seu” lugar, você precisa estabelecer algumas relações entre a materialidade que o constitui e a dinâmica social que a produziu e faz uso dela. (p. 23)
	
	D
	Relações entre a materialidade que o constitui e os fenômenos territoriais.
	
	E
	Relações entre a dinâmica social que a produziu e faz uso dela.
Questão 10/10 - Metodologia do Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A escolha metodológica
– e de resto as outras decisões atinentes ao cotidiano do trabalho do docente – deve ser feita pelo professor, individual e coletivamente, de modo consciente e com autoria”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino da geografia para a vida urbana cotidiana. São Paulo: Papirus, 2008. p. 59.
Ao utilizar um recurso metodológico, é importante ressaltar que ele não “faz mágica”, embora seja capaz de prender a atenção do aluno. Essa atenção é momentânea e sem frutos duradouros futuramente. É o professor que deve mobilizá-lo para o conhecimento. Além disso, cabe ainda ao educador realizar algumas ações. Quais são essas ações? De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Deixar o processo de conhecimento pela metade para que o aluno, por si só, construa o seu próprio conhecimento.
II. ( ) Orientar a expressão da sua síntese do conhecimento do aluno.
III. ( ) Orientar a construção do conhecimento do aluno.
IV. ( ) O professor deve ter clara a sua participação como educador comprometido com a cidadania futura deste aluno.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	F – V – F – F
	
	B
	V – V – F – V
	
	C
	F – V – V – V
Você acertou!
As afirmativas II, III e IV são verdadeiras, pois o professor deve mobilizar o aluno para o conhecimento. Depois dessa mobilização, cabe ainda ao educador orientar a construção do conhecimento e a expressão da sua síntese. Diante disso, deve ter clara a sua participação como educador comprometido com a cidadania futura deste aluno. A afirmativa I é falsa, pois deixar o processo do conhecimento pela metade pode ser muito frustrante para o aluno. (p. 149)
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	V – F – F – V
 
2ª TENTATIVA
Questão 1/10 - Metodologia do Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Estudar o lugar para compreender o mundo significa para o aluno a possibilidade de trilhar no caminho de construir a sua identidade e reconhecer o seu pertencimento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo, Annablume, 2004. p. 18. 
A análise geográfica do lugar no qual moramos pressupõe investigações históricas, sociais, econômicas, políticas, culturais etc. Para entender geograficamente o “seu” lugar, você precisa estabelecer algumas relações. Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, quais são as relações que precisam ser estabelecidas?
Nota: 10.0
	
	A
	Relações entre a materialidade e a situação cultural.
	
	B
	Relações entre a dinâmica social e espacial.
	
	C
	Relações entre a materialidade que o constitui e a dinâmica social que a produziu e faz uso dela.
Você acertou!
A alternativa “C” está correta, pois para entender geograficamente o “seu” lugar, você precisa estabelecer algumas relações entre a materialidade que o constitui e a dinâmica social que a produziu e faz uso dela. (p. 23)
	
	D
	Relações entre a materialidade que o constitui e os fenômenos territoriais.
	
	E
	Relações entre a dinâmica social que a produziu e faz uso dela.
Questão 2/10 - Metodologia do Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O saber geográfico contribui para o desenvolvimento da identidade e da autonomia da criança diante da sociedade e do seu ambiente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MEDEIROS, P. C. Fundamentos teóricos e práticos do ensino da geografia. 2. ed. Curitiba: Iesde, p. 11.
No livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, é sugerida que a prática pedagógica seja estabelecida por meio de dois eixos específicos do conhecimento geográfico. Quais são os dois eixos?
De acordo com os conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( )  Refere-se à alfabetização cartográfica, que visa oportunizar aos alunos situações de aprendizagem em que a representação do espaço geográfico não se limite à cópia de mapas.
II. ( ) Refere-se à desnaturalização das concepções ou explicações dos fenômenos sociais.
III. ( ) Refere-se à formação de conceitos que são específicos da geografia e que permeiam os conteúdos escolares presentes nas propostas curriculares oficiais.
IV. ( ) Refere-se à observação de teorias que buscam compreender os elementos da argumentação – lógicos e empíricos – que justificam um modo de ser de uma sociedade, classe, grupo social e mesmo comunidade.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – V.
	
	B
	V – F – V – F.
Você acertou!
As afirmativas I e III estão corretas, pois os eixos específicos do conhecimento geográfico são: primeiro - refere-se à alfabetização cartográfica, que visa oportunizar aos alunos situações de aprendizagem em que a representação do espaço geográfico não se limite à cópia de mapas, mas a elaboração de representações de espaços próximos do aluno até a reflexão de mapas oficiais e sua interpretação. Segundo, refere-se à formação de conceitos que são específicos da geografia e que permeiam os conteúdos escolares presentes nas propostas curriculares oficiais. (p. 83 e 84).
	
	C
	F – V – V – V.
	
	D
	V – V – F – V.
	
	E
	F – F – V – V.
Questão 3/10 - Metodologia do Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Na escola, a criança é estimulada a construir e ampliar suas possibilidades. Baseado na teoria de Piaget a respeito dos jogos simbólicos e construção de maquetes, levará o aluno a defrontar com diferentes conteúdos relacionados à proporcionalidade de objetos, escalas qualitativas e quantitativas, noções de perspectiva e situação problema”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, C. Geografia, Ensino, Ambiente na Baixada Santista. Santos: Agbooks, 2012. p. 23.
Para que o professor possa planejar uma aula em que se pretenda construir maquetes com os alunos, ele deverá refletir sobre algumas questões. Quais são essas questões? De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Como a construção de maquetes pode contribuir para uma alfabetização cartográfica dos meus alunos?
II. ( ) Construir maquetes facilita a leitura do espaço geográfico em sua complexidade?
III. ( ) Como é possível realizar a construção de uma maquete que por si só explique a dinâmica social do espaço geográfico?
IV. ( ) Como é possível explorar a maquete enquanto recurso didático durante e depois de sua construção?
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 0.0
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	V – V – F – V
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras, pois para que o professor possa planejar uma aula em que se pretenda construir maquetes com os alunos, ele deverá refletir sobre algumas questões: “Como a construção de maquetes pode contribuir para uma alfabetização cartográfica dos meus alunos?”, “Construir maquetes facilita a leitura do espaço geográfico em sua complexidade?”, “Como é possível explorar a maquete enquanto recurso didático durante e depois de sua construção?”, é importante ressaltar que a maquete, por si só, não explica a dinâmica social do espaço geográfico, para compreender realmente a lógica de sua organização, portanto, a afirmativa III não é verdadeira. (p. 150)
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – F – F – V
	
	E
	V – F – V – F
Questão 4/10 - Metodologia do Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A prática pedagógica não é transformada a partir de propostas bem escritas; necessariamente, a transformação exige condições concretas de trabalho e salário e modos objetivos que operacionalizem
a ampla participação na produção proposta”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: KRAMER, S. Propostas pedagógicas ou curriculares: subsídios para uma leitura crítica. Educação e Sociedade, Campinas, v. 18, n. 60, dez. 1997 apud FANTIN, M. E. Metodologia do ensino de geografia. 2. ed. rev. e atual. Curitiba: Ibpex, 2010. p. 70.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, nessa apologia ao caráter político de um currículo, Kramer vem reforçar a sua opção teórica sobre esse documento. Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Os contextos político e cultural permeiam toda e qualquer ação humana.
II. ( ) É a teoria crítica da cultura, na qual a proposta pedagógica deve ser vista dentro dos contextos político e cultural.
III. ( ) Quando os contextos político e cultural são ignorados, tornam-se contribuintes na prática do professor, pois auxiliam na contextualização do meio.
IV. ( ) Quando os contextos político e cultural são ignorados, fazem com que qualquer iniciativa torne-se uma ação sem efetiva contribuição na prática do professor.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – V – F – V
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV são verdadeiras, pois nessa apologia ao caráter político de um currículo, Kramer (1997) vem reforçar a sua opção teórica sobre esse documento, que é a teoria crítica da cultura, na qual a proposta pedagógica deve ser vista dentro dos contextos político e cultural, os quais permeiam toda e qualquer ação humana, e, ao serem ignorados, fazem com que qualquer iniciativa, torne-se uma ação sem efetiva contribuição na prática do professor. (p. 71)
	
	E
	F – V – V – V
Questão 5/10 - Metodologia do Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Não podemos entender a mundialização e a globalização como processos rápidos e simplificadores no plano teórico, mesmo que pareçam no momento inexoráveis”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SPOSITO, E. S. Geografia e filosofia: contribuição para o ensino do pesamento geográfico. São Paulo: Editora UNESP, 2004. p. 137.
A história, por sua vez, avançou, gerando nas últimas décadas seu novo período, chamado de globalização, o que afetou profundamente conceitos e categorias com os quais a geografia sempre trabalhou. Quais foram as transformações que colocaram em pauta a necessidade da discussão do quadro conceitual da geografia? Considerando os textos acima e os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as afirmativas a seguir sobre as transformações:
I. O enfraquecimento do capital e do mercado, livres da tutela estatal.
II. A queda do muro de Berlim e o fim do socialismo real fecharam o ciclo do mundo bipolar.
III. As empresas multinacionais, que não eram um fenômeno recente, tiveram difusão acelerada e sistemática por todo o mundo.
IV. As mudanças de ordem financeira e produtiva, apoiadas pelas novas possibilidades de gerenciamento a distância.
São corretas as afirmativas:
Nota: 10.0
	
	A
	II e III apenas.
	
	B
	I, II e III apenas.
	
	C
	I e II apenas.
	
	D
	II, III e IV apenas.
Você acertou!
As afirmativas II, III e IV estão corretas, pois as transformações que colocaram em pauta a necessidade da discussão do quadro conceitual da geografia foram: a queda do muro de Berlim e o fim do socialismo real fecharam o ciclo do mundo bipolar e marcaram o estabelecimento de uma nova ordem mundial. As empresas multinacionais, que não eram um fenômeno recente, tiveram difusão acelerada e sistemática por todo o mundo. As mudanças de ordem financeira e produtiva, apoiadas pelas novas possibilidades de gerenciamento a distância. A afirmativa I está incorreta, pois o fortalecimento do capital e do mercado, livres da tutela estatal levou a uma política de enfraquecimento do Estado de Bem-Estar. (p. 56)
	
	E
	I, II e IV apenas.
Questão 6/10 - Metodologia do Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“As transformações econômicas, políticas e sociais, a expansão da indústria e da lógica capitalista, as crises e guerras mundiais que se desenrolaram no cenário global fizeram com que o modelo de geografia adotado até então passasse a ser questionado, devido a sua incampacidade de explicar as transformações que fomentavam o espaço”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SANTOS, C. A educação tecnológica na formação de professores de geografia. Florianópolis, Bookess Editora, 2012. p. 21.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, o aparente enfraquecimento do Estado diante dos interesses de mercado do capital internacional mais o surgimento de “Estados Supranacionais” foram fatores que alteraram a função social da geografia e desencadearam uma crise na escola e na geografia. Essa crise levou a três caminhos diferenciados. Quais foram os três caminhos? Analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) A geografia tradicional, compartimentada, descritiva, não conseguia mais explicar o espaço e o discurso nacionalista enaltecedor da pátria. A saída foi a busca de especialização nos diferentes ramos geográficos.
II. ( ) A geografia utilitária e do planejamento, no qual destacou-se a chamada geografia quantitativa, que associava-se com a matemática.
III. ( ) A especialização extrema que surgia aprofundou a compartimentação de tal forma que acabou enaltecendo a geografia.
IV. ( ) A geografia crítica, que compreende o espaço como social, construído historicamente, pleno de lutas e conflitos sociais.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – V
	
	B
	V – F – V – F
	
	C
	F – V – V – V
	
	D
	V – V – F – V
Você acertou!
As afirmativas I, II e IV estão corretas, pois a crise levou a três caminhos diferenciados: o primeiro foi o da especialização. Já que a geografia tradicional, compartimentada, descritiva, não conseguia mais explicar o espaço e o discurso nacionalista enaltecedor da pátria não era prioridade, a saída foi a busca de especialização nos diferentes ramos geográficos. O segundo caminho da renovação foi o da geografia utilitária e do planejamento, no qual destacou-se a chamada geografia quantitativa, que associava-se com a matemática. O terceiro caminho de renovação do pensamento, a geografia crítica, que compreende o espaço como social, construído historicamente, pleno de lutas e conflitos sociais. (p. 48 a 51).
	
	E
	F – F – V – V
Questão 7/10 - Metodologia do Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Como ciência social, humana, a Geografia tem a responsabilidade de analisar a própria sociedade, as relações que influem no tipo de espaço produzido e explicar a razão de ser da ação da sociedade sobre esse espaço”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ANDRADE, M. C. de. Geografia: ciência da sociedade. Recife: Editora Universitária da UFPE, 2008. p. 104.
O pensamento da geografia clássica, cumpriu, no Brasil, nas primeiras décadas do século XX, um papel político muito importante. Que papel foi esse?
De acordo com os conhecimentos adquiridos no decorrer da disciplina, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
I. ( ) Enaltecer as grandezas naturais do território brasileiro.
II. ( ) Contribuir com a construção do nacionalismo patriótico.
III. ( ) Diminuir as paisagens de alguns lugares do território brasileiro.
IV. ( ) Contribuir com a construção do colonialismo.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – F – V – V.
	
	B
	F – V – V – V.
	
	C
	V – V – F – F.
Você acertou!
As afirmativas I e II estão corretas, pois o pensamento da geografia clássica, cumpriu, no Brasil, nas primeiras décadas do século XX, um papel político muito
importante que foi o de enaltecer as grandezas naturais do território brasileiro e contribuir com a construção do nacionalismo patriótico. (p. 44).
	
	D
	V – F – V – F.
	
	E
	F – F – V – V.
Questão 8/10 - Metodologia do Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Ensinar a Geografia para as séries iniciais do Ensino Fundamental significa a possibilidade de construirmos um outro mundo [...] que não seja centrado na mercadoria e no dinheiro”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: STRAFORINI, R. Ensinar geografia: o desafio da totalidade-mundo nas séries iniciais. São Paulo: Annablume, 2004. p. 23.
De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, na escola, sobretudo no ensino fundamental, a geografia tem um objetivo geral. Assinale a alternativa que responde corretamente à seguinte questão: qual é esse objetivo?
Nota: 10.0
	
	A
	Problematizar a realidade.
	
	B
	Alfabetizar o aluno.
	
	C
	Alfabetizar o aluno para a leitura do espaço geográfico.
Você acertou!
A alternativa “C” é a correta, pois o objetivo geral da geografia na escola, sobretudo no ensino fundamental, é alfabetizar o aluno para a leitura do espaço geográfico. Esse é o papel na educação e é o que garante sua identidade. (p. 23).
	
	D
	Compreender a atuar no mundo complexo.
	
	E
	Reconhecer as dinâmicas existentes no espaço geográfico.
Questão 9/10 - Metodologia do Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A lógica que dominou o mundo do século XX foi aquela dita por dois processos: a expansão geográfica do socialismo e a formação dos monopólios capitalistas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. 5. ed. rev. e ampl. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2005. p. 242. 
A tendência expansionista do capitalismo, no início do século XX, já havia desvendado quase todo o globo terrestre. A geografia desempenhava, naquela época, uma função essencial, estratégica e política. 
Assinale corretamente qual era essa função?
Nota: 10.0
	
	A
	Influenciar e centralizar o quadro teórico geográfico.
	
	B
	Inventariar e catalogar.
Você acertou!
Alternativa correta é a letra “B”, pois a tendência expansionista do capitalismo, no início do século XX, já havia desvendado quase todo o globo terrestre. A geografia desempenhava, naquela época, uma função essencial, estratégica e política: inventariar e catalogar. (p. 38)
	
	C
	Catalogar e influenciar o quadro teórico geográfico.
	
	D
	Inventariar e influenciar o quadro teórico geográfico.
	
	E
	Centralizar o quadro teórico geográfico e catalogar.
Questão 10/10 - Metodologia do Ensino de Geografia
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A premissa inicial para o trabalho docente, que se desdobra nas discussões feitas neste texto sobre as demandas atuais para o ensino de geografia, é a de que esse trabalho deve estar voltado para a aprendizagem geográfica do aluno”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CAVALCANTI, L. de S. A geografia escolar e a cidade: ensaios sobre o ensino da geografia para a vida urbana cotidiana. São Paulo: Papirus, 2008. p. 59.
Quando trabalhamos com filmes nas aulas de geografia, embora seja uma prática comum, pode ser mais complicado do que parece. É preciso que o professor tome alguns cuidados. Quais são esses cuidados? De acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Geografia, analise as sentenças a seguir, assinalando V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
I. ( ) Cuidar com os estereótipos, com as mensagens ideológicas e com a autenticidade das imagens.
II. ( ) Requer um trabalho prévio do professor para escolher o filme como recurso metodológico, pois este deverá prender a atenção dos alunos como uma “mágica” onde não será preciso contextualizar o conteúdo.
III. ( ) Trazer temas atuais para discussão, porém, sem arrogância e principalmente sem preconceitos.
IV. ( ) Precisa preocupar-se com a relação que se quer transmitir com essa aula, quais conceitos e visões serão passadas aos alunos.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	V – V – F – V
	
	C
	F – F – V – V
	
	D
	V – F – V – V
Você acertou!
As afirmativas I, III e IV são verdadeiras, pois quando trabalhamos com filmes nas aulas de geografia, embora seja uma prática comum, pode ser mais complicado do que parece. É preciso que o professor tome alguns cuidados: com os estereótipos, com as mensagens ideológicas e com a autenticidade das imagens. Trazer temas atuais para discussão, porém, sem arrogância e, principalmente, sem preconceitos. Precisa se preocupar com a relação que se quer transmitir com essa aula, quais conceitos e visões serão passadas aos alunos. (p. 148 e 149).
	
	E
	V – F – F – V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando