Buscar

Posicionamento e Relacionamento na Interface de Usuário

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
TECNOLÓGICO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Disciplina: COMUNICAÇÃO VISUAL PARA WEB I
Semestre: 4º Data: 
Professora: Renata Barbieri
ATIVIDADE 02 – INTERFACE
A popularização das Tecnologias de Informação e Comunicação (Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) permitiu que pessoas com pessoas de diferentes localidades, culturas, classes sociais, condições físicas e funções cognitivas, utilizassem os dispositivos eletrônicos para se informar, comunicar, entreter, efetuar compras, dentre outras atividades. Explique como correto posicionamento e relacionamento dos elementos que compõem uma interface podem influenciar na navegação e na tomada de decisões do usuário?
1) A IHC (Interação humano–computador), é o estudo da interação entre pessoas e computadores. É uma matéria interdisciplinar que relaciona a ciência da computação, artes, design, ergonomia, psicologia, sociologia, semiótica, linguística, e áreas afins. A interação entre humanos e máquinas acontece através da interface do utilizador, formada por software e hardware. 
Há diferenças entre os conceitos de interface e interação:
Interação é o processo de comunicação entre pessoas e sistemas interativos:
Usuário e sistema trocam turnos em que um “fala” e outro e outro” “ouve”, interpreta, e realiza uma ação. 
Interface é o nome dado a toda porção de um sistema Interface com a qual um usuário mantém contato ao utilizá-lo:
Hardware (teclado, mouse, monitor, Hardware (teclado, mouse, monitor, etc) ícones, menus, ícones, menus, etc).
A natureza da interação envolve investigar o que ocorre enquanto as pessoas utilizam sistemas interativos em suas atividades. Portanto, o objetivo de estudo da ICH é:
Os benefícios de IHC são:
· Melhorar a compreensão da interação entre pessoas e sistemas computacionais; 
· Melhorar concepção e construção de TICs, buscando oferecer boa experiência de uso;
· Propiciar maior qualidade de uso contribui para:
· Reduzir o número e a gravidade dos erros cometidos pelos usuários;
· Reduzir o custo de treinamento; 
· Reduzir o custo de suporte técnico; 
· Aumentar as vendas e a fidelidade do cliente;
Diante do exposto, explique como a compreensão dos princípios da Gestalt podem ser expostos pode contribuir para a Interação humano–computador (IHC):
ATENÇÃO: Para fins complementares de estudo e elaboração da resposta solicitada, disponibilizei um arquivo na seção MATERIAL DE AULA denominado ” Introdução a IHC”. 
RESPOSTAS
1. O correto posicionamento e relacionamento dos elementos que compõem uma interface podem influenciar na navegação e na tomada de decisões do usuário, já que a navegação e a tomada de decisões podem ser orientadas e influenciadas por meio do posicionamento e disposição dos elementos na tela, imagens, textos, vídeos, dentre outros recursos funcionais que devem fornecer fácil assimilação do conteúdo e informações relevantes para ajudar e direcionar o usuário na navegação e tomada de decisão. 
2. A Interação humano-computador é o nome dado ao conjunto de estudos que envolve a interação entre pessoas e equipamentos computacionais, sendo estes desenvolvidos com métodos e ferramentas para design, criação, implementação e manutenção de sistemas computacionais adequados ao uso humano. Os princípios da Gestalt contribuem para a IHC minimizar as barreiras de interação do usuário com os sistemas computacionais, participando das etapas da organização e percepção visual, coerência, qualidade, eficiência, dentre outros aspectos, oferecendo interfaces amigáveis, de fácil assimilação, de modo que este possa ser utilizado com o menor esforço e com maior capacidade possível.

Continue navegando