Buscar

Significativas diferenças etárias entre Brasil e Itália durante a pandemia pelo Covid

Prévia do material em texto

Significativas diferenças etárias entre Brasil e Itália durante a pandemia pelo Covid-19
O coronavírus tem na população mais idosa seu principal grupo de risco, de acordo com informações da OMS (Organização Mundial da Saúde). No entanto, há países registrando índices diferentes de infectados entre os mais velhos. 
Comparações de dados entre o Brasil e Itália mostram níveis diferentes de infecção e mortes entre os habitantes acima de 60 anos. Entre os brasileiros, aproximadamente 40% dos casos confirmados de Covid-19, doença causada pelo coronavírus, foram registrados em pessoas com mais de 60 anos. Na Itália, esse número cresce para 60%.
Alta taxa de mortalidade na Itália é decorrente de sua população idosa. Cerca de 3,2% dos italianos tem 60 anos ou mais em 2020. Já o Brasil mesmo que passando por um processo de envelhecimento de seus habitantes, possui uma faixa etária de 2,15% com indivíduos acimas dos 60. Visto que, o Brasil tem uma população com idade mediana entre 34 anos, em comparação diferente com a idade mediana da Itália que é 49,5 anos. Os diabéticos, hipertensos e pessoas com insuficiência renal crônica e doença respiratória crônica estão mais presentes na população cima dos 55 anos, evidenciando assim, a alta taxa de letalidade na Itália. 
É possível notar quanto mais a pirâmide etária de uma determinada região tende a uma sociedade mais envelhecida, seus índices de óbitos pelo novo coronavírus são mais elevados, devido a vulnerabilidade física de uma parte desses idosos que facilita o agravamento do quadro clínico a partir da contaminação pelo covid-19. Vale ressaltar, portanto, a importância do isolamento social, higienização correta, uso de máscara e formas de preserva a integridade e saúde da população idosa.

Continue navegando