Buscar

Gabarito - ED 1

Prévia do material em texto

FUNDAÇÃO SÃO JOSÉ
NOME DO ALUNO: GABARITO
CURSO: PERÍODO: 
DISCIPLINA: Embriologia	 DATA: 
PROFESSOR: Marcella Martins Terra	 Valor: 1,5 pontos
Estudo Dirigido
Baseado nas aulas e no material fornecido, responda as questões abaixo:
01) A espermatogênese e a liberação do ovócito, processos fundamentais na reprodução humana, dependem da ação de alguns hormônios. Marque a alternativa que indica os hormônios que têm influência nestes eventos.
a) Prolactina e Estrogênio.
b) Testosterona e Calcitonina.
c) FSH e LH.
d) Progesterona e ADH
e)GNRH e Prolactina
02) Comente sobre a importância da Célula de Sertoli, Vesícula Seminal e Próstata.
As células de Sertoli, é de extrema importância, pois tem função de nutrição e sustentação da espermatogênese.
A vesícula seminal e a próstata, são responsáveis pela produção do líquido seminal, que junto com espermatozoide formam o semem, contém substâncias como frutose e outras proteínas que irão nutrir e proteger o espermatozoide na passagem do canal vaginal.
03)Sobre os hormônios que participam do ciclo menstrual da mulher, podemos afirmar:
a) FSH – é produzido no ovário e tem a função de estimular o amadurecimento do folículo.
b) Progesterona – é produzida no epidídimo, e sua maior concentração no sangue ocorre na segunda fase do ciclo.
c) Estrógeno – é produzido pelo ovário, e sua maior concentração no sangue ocorre na fase secretora do ciclo.
d) LH – é produzido na hipófise e sua maior concentração no sangue ocorre no período fértil do ciclo.
04) Um casal infértil procurou uma clínica de fertilização “in vitro” para realizar inseminação artificial. O motivo da infertilidade era um defeito genético da mulher, que não expressava receptor para LH nas células da granulosa. Você acha que haveria chance de sucesso de uma gestação com a inseminação “in vitro”? Explique seu raciocínio.
Sabendo que o LH é Indispensável para que o folículo se rompa e liberte o ovócito, e transformar o folículo que se rompeu e em corpo lúteo, e que as células do corpo lúteo produzem a progesterona. Se essa mulher não possui receptores para LH no ovário, significa que ele não irá agir corretamente.
Ou seja, não haverá liberação de ovócito. Para fertilização in vitro teria algumas possibilidades de gestação, com suplementação exógena de hormônios, como estrogênio e progesterona.
05) Na condição de profissional da saúde você foi procurado por uma paciente que iria se casar dentro de um mês. Essa paciente e o futuro marido desejavam muito ter filhos, mas ela fazia uso constante de um medicamento e temia que isso prejudicasse a gestação. O medicamento continha MELATONINA. O que você respondeu para sua paciente?
A melatonina em altas concentrações, podem inibir o hormônio liberador de gonadotrofina (GnRH), então eu indicaria que a paciente não fizesse o uso desse medicamento, pois poderia causar infertilidade, pois sem GnRH não há liberação de FSH e LH.
06) Uma mulher grávida adoeceu quando estava no oitavo mês de gestação. No seu tratamento o médico recomendou o uso de um medicamento que continha dopamina. O tratamento deveria ter duração de um ano, sem interrupção. Que tipo de problemas a mulher poderá ter após o nascimento da criança?
A dopamina em altas concentrações no organismo inibi a produção de prolactina, então provavelmente essa mulher não teria produção de leite, o que poderia prejudicar na lactação da criança.
07) Observe as regiões (I, II, III e IV) do corte histológico abaixo, de um testículo humano normal, e responda às questões seguintes.
 
a) Quais fases estão representadas pelas regiões I, II e III ?
I - Diferenciação: ocorre espermiogênese, onde cada espermátide se desenvolve transformando-se em espermatozoide que dirigem-se para o epidídimo onde amadurecem
II -Crescimento: sofrem mitose e origina o espermatócito I. / Maturação: O espermatócito I irá sofrer a primeira divisão meiótica, originando o espermatócito II. Os espermatócitos secundários sofrem a segunda divisão meiótica formando as espermátides.
III - Multiplicação: as espermatogônias, que se localizam na periferia dos túbulos seminíferos, dividem-se por mitose. / Crescimento: sofrem mitose e origina o espermatócito I.
b) A etapa final da gametogênese está representada por qual número?
I
c) Cite o nome da célula produtora de testosterona e o número correspondente à região onde ela se encontra:
 	Células de Leydig – Região IV
08) Após a fecundação, o ovo ou zigoto sofre uma sucessão de mitoses, ou seja a fase de divisão celular, onde o zigoto passa a receber o nome de gástrula e mórula. Sobre essa divisão assinale a resposta CORRETA:
a) Aumenta o número e tamanho das células.
b) Aumenta o tamanho e não o número de células.
c) Não há aumento no número de células.
d) Aumenta somente o número de células e não o tamanho.
e) Com o aumento de células há um aumento no tamanho da estrutura.
09). Uma pesquisa recém-publicada nas atas da Academia de Ciências dos Estados Unidos (PNAS) sugere que, até 2050, um bilhão de pessoas sofrerá pela escassez de água nas cidades, a menos que o crescimento populacional humano seja freado. Para tanto, a contracepção é uma saída possível. Assinale a alternativa correta.
a) A pílula do dia seguinte funciona impedindo que a mulher ovule após a relação sexual.
b) A “tabelinha” funciona porque é possível prever em que dia a mulher estará fértil, bastando evitar relações neste dia.
c) A pílula anticoncepcional baseia-se nos hormônios LH e FSH, que impedem o aumento da testosterona necessária à fecundação.
d) O preservativo, além de evitar a gravidez indesejada, impede a contaminação por doenças sexualmente transmissíveis.
e) A vasectomia esteriliza definitivamente o homem, impedindo-o de ejacular.
10) O Sinciciotrofoblasto, é de extrema importância nas fases iniciais do desenvolvimento do embrião. Descreva qual a sua função. 
O sinciciotrofoblasto produz enzimas que irão facilitar a implantação do embrião no endométrio, além disso é responsável pela comunicação útero-placentária

Continue navegando