Buscar

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Análise das Demonstrações Contábeis (CON32)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:655454) ( peso.:1,50)
	Prova Objetiva:
	24278085
Parte superior do formulário
	1.
	As Leis nº 11.638/07 e Lei nº 11.941/09 geraram modificações na segregação do Ativo e do Passivo do Balanço Patrimonial. No entanto, a forma de visualização da estrutura do Balanço Patrimonial para os usuários das informações contábeis continua sendo igual, tornando-se necessário o uso de informações complementares. De que forma é estruturado o Balanço Patrimonial?
	
	a) Sucinta.
	
	b) Sintética.
	
	c) Artificial.
	
	d) Analítica.
	 
	 
	2.
	A taxa de rentabilidade é obtida através da atividade operacional. Contudo, precisamos reclassificar as despesas financeiras e as receitas financeiras no grupo não operacionais. Nesse contexto, encontramos a conta Despesas do Exercício Seguinte. Sobre as Despesas do Exercício Seguinte, analise as sentenças a seguir:
I- O único grupo de contas que não se converte em dinheiro.
II- Serve para ajustar dívidas, de curto prazo.
III- A classificação no ano da ocorrência é despesa, e quando é do ano de referência, é receita.
IV- Quando é um valor relevante, exclui-se do ativo circulante e subtrai-se do patrimônio líquido.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As sentenças II, III e IV estão corretas.
	
	b) As sentenças I, II e III estão corretas.
	
	c) As sentenças I e IV estão corretas.
	 
	d) As sentenças II e III estão corretas.
	3.
	A Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFC -, antes da Lei nº 11.638/07, não era obrigatória no Brasil, exceto para alguns casos específicos, por exemplo, para as empresas de energia elétrica. Com o advento da Lei nº 11.638, em dezembro de 2007, a elaboração da DFC passou a ser obrigatória. As informações da DFC, quando analisadas em conjunto com as demais demonstrações contábeis, podem permitir que os usuários avaliem uma série de informações. Sobre as informações disponibilizadas pela DFC, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(   v ) Capacidade de gerar futuros fluxos líquidos positivos de caixa.
(  v  ) Capacidade de honrar seus compromissos.
( v   ) Liquidez, a solvência e a flexibilidade financeira da empresa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V.
	
	b) V - V - V.
	
	c) V - F - F.
	
	d) F - F - V.
	4.
	Na Demonstração de Resultado do Exercício - DRE -, estão compreendidas todas as receitas e despesas, sua apresentação é feita de forma ordenada segundo sua natureza, gerando, assim, informações relevantes da empresa. Dessa forma, entender a estrutura básica da DRE é indispensável para a correta análise de seus dados. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  f  ) A DRE é um resumo desordenado das receitas e despesas da empresa em um determinado período.
(  f  ) É apresentada de forma dedutiva (horizontal).
(  v  ) Os custos dos produtos vendidos e serviços prestados são apresentados antes do Lucro Bruto.
(  v  ) Despesas gerais e administrativas são apresentados após o Lucro Bruto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - F.
	
	b) F - F - V - V.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) V - F - F - V.
	5.
	A análise de balanços de um ou mais exercícios, através da análise horizontal ou vertical, aponta e sinaliza os problemas a serem investigados, e assim encontrar as soluções. Essa é uma ferramenta poderosa para a administração. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a definição para Análise Vertical:
	
	a) É um instrumento utilizado para avaliar o crescimento monetário dos elementos do balanço patrimonial ou do Demonstrativo do Resultado do Exercício denominado índice.
	
	b) É o processo que objetiva a medição percentual de cada componente patrimonial ou de resultado econômico em relação ao total de que se faz parte.
	
	c) É uma técnica de análise que compara cada item do demonstrativo, em cada ano, com o valor correspondente em determinado ano anterior, considerado como base.
	
	d) É conhecida por análise de evolução e, para realizar-se a análise, é preciso ter alguns cuidados.
	6.
	Segundo Iudícibus (1998), a análise financeira e de balanços é um dos aspectos mais difíceis no processo de gestão e exigem maturidade por parte do profissional responsável. Ela deve ser entendida dentro de suas possibilidades e limitações. Quando a análise é convenientemente manuseada, menciona o autor (1998), pode transformar-se num(a):
	
	a) Ferramenta de nível operacional.
	
	b) Ferramenta de produção.
	
	c) Painel de controle.
	
	d) Pesadelo para o investidor.
	7.
	Antes de iniciar a análise horizontal e a análise vertical, e para evitar resultados distorcidos em função da variação da moeda, precisamos reconhecer os efeitos inflacionários, evitando impactos significativos e de forma negativa para a análise de balanços. São índices que poderão ser utilizados:
I- IGPM - Índice geral de preços do mercado.
II- Caderneta de poupança.
III- INPC - Índice nacional de preços ao consumidor.
IV- IPCA - Índice nacional de preços ao consumidor amplo.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As opções I, II e III estão corretas.
	
	b) As opções II e IV estão corretas.
	
	c) As opções I, III e IV estão corretas.
	
	d) As opções I, II e IV estão corretas.
	8.
	A Lei n.º 6.404/76 representou uma revolução no campo da contabilidade, introduzindo muitas técnicas que obrigou grande parte dos profissionais da área a se preparar para a nova realidade. Assinale a alternativa que apresenta o Decreto-Lei que foi substituído por esta Lei:
	
	a) Decreto-Lei n.º 486.
	
	b) Decreto-Lei n.º 638.
	
	c) Decreto-Lei n.º 941.
	
	d) Decreto-Lei n.º 364.
	9.
	A análise financeira e de balanços é um dos aspectos mais difíceis no processo de gestão e exige maturidade por parte do profissional responsável. Ela deve ser entendida dentro de suas possibilidades e limitações. Quando a análise é convenientemente manuseada, pode transformar-se num poderoso painel de controle do administrador, porém para isso é necessário sua correta classificação contábil. Sobre a classificação contábil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(  v  ) Duplicatas descontadas são classificadas no ativo circulante, como conta redutora do ativo. 
(  f  ) A conta despesas do exercício seguinte é o único grupo que se converterá em dinheiro a curto prazo.
(   v ) Passivo Circulante, casos em que as obrigações vençam até o final do exercício seguinte.
(  v  ) Exigível a Longo Prazo (Passivo não Circulante), obrigações vençam após o término do exercício seguinte.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - F - V - V.
	
	b) V - V - F - F.
	
	c) V - F - V - V.
	
	d) F - V - V - F.
	10.
	A DRE é um resumo ordenado das receitas e despesas da empresa em determinado período, que geralmente é de doze meses. É apresentada de forma dedutiva (vertical). Sobre a ordem das contas apresentadas na DRE, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Primeiro se demonstram as receitas brutas de vendas/serviços, subtraem-se as despesas até atingirmos o lucro positivo do exercício.
	
	b) Demonstram-se as receitas líquidas de vendas/serviços, subtraem-se os custos, as despesas até atingirmos o resultado do exercício que pode ser lucro ou prejuízo.
	
	c) Apresentam-se as receitas brutas de vendas/serviços, subtraem-se os custos e obtém-se o resultado do exercício que pode ser lucro ou prejuízo.
	
	d) Primeiro se demonstram as receitas brutas de vendas/serviços, subtraem-se os custos, as despesas até atingirmos o resultado do exercício que pode ser lucro ou prejuízo.
Parte inferior do formulário