Buscar

Contabilidade Rural

Prévia do material em texto

Contabilidade Rural: É o ramo da contabilidade que estuda o patrimônio rural. Como tal, estuda ativos, passivos e patrimônio líquido. Como todo ramo de Contabilidade, a Contabilidade Rural tem características próprias. Por exemplo, as empresas que lidam com gado têm um ciclo operacional geralmente maior que um ano.
Finalidade da Contabilidade Rural: É de orientar as operações agrícolas e pecuárias; medir e controlar o desempenho econômico financeiro da empresa e de cada atividade produtiva individualmente”
Finalidade do Balanço Patrimonial: Elaborar relatório contábil que tem por objetivo avaliar a situação patrimonial e financeira de um negócio, em um determinado período de tempo – geralmente, 12 meses.
Patrimônio: Em direito, patrimônio ou património são os bens, direitos e obrigações de valor econômico e pertencentes a uma pessoa ou empresa. Já em contabilidade, é a parte jurídica e material da azienda. Azienda ou fazenda é, em contabilidade e economia, o patrimônio sofrendo constantes ações de natureza econômica por parte do elemento humano por ele responsável.
Escriturar: No meio empresarial brasileiro, escrituração é o ato de se efetuar os lançamentos em contas, geralmente para fins contábeis, posteriormente compilados em livros e fichas. Registrar as transações comerciais, os documentos de uma empresa
 Nova Lei Contábil (Lei 11.638/2007): A Lei representou um grande avanço no setor contábil, pois finalmente enquadrou o Brasil às Normas Internacionais de Contabilidade. Com a introdução da nova lei, a contabilidade brasileira sofreu uma grande mudança, e se tornou muito mais consistente, fazendo do contador uma peça chave para os negócios, com funções que vão além da apuração de pagamentos e coleta de impostos.

Continue navegando