Buscar

Sociedade e Meio Ambiente PROVA 1

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Sociedade e Meio Ambiente (GAM08)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:648578) ( peso.:1,50)
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Algumas inovações foram incorporadas pelas comunidades humanas, quando deixaram de ser nômades e passaram a assumir hábitos mais sedentários. Como exemplo, pode-se citar o aumento no tamanho dos rebanhos e o trato pelo cultivo da terra. Além do desenvolvimento na pecuária e na agricultura, quais foram as inovações tecnológicas características do período neolítico?
	 a)
	Armas e roda.
	 b)
	Cerâmica e roda.
	 c)
	Cerâmica e armas.
	 d)
	Fornos e roda.
	2.
	A configuração do homem atual é reflexo das disputas do passado, a partir do momento em que as terras transformaram-se em propriedades particulares. De maneira geral, as leis de propriedade que impactam o ambiente natural também transformam o homem em dono de terras. A ganância e a cobiça, inerentes ao ser humano, antes desconhecidas, afloram em disputas de poder e produtos, visando não mais ao consumo imediato, mas ao acúmulo de riquezas. Com relação a essa mudança de comportamento, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A partir do momento em que os primeiros aglomerados surgiram na Mesopotâmia e foram ordenados política e economicamente, houve grande valorização do trabalho humano.
(    ) Com a divisão das sociedades em classes econômicas, o regime escravo torna-se uma prática comum.
(    ) Os primeiros escravos realizavam trabalho compulsório ou obrigatório, o que, de certa forma, impulsionou a economia das primeiras civilizações.
(    ) O regime de escravidão nos tempos da Mesopotâmia era atribuído às pessoas por motivos diversos, enquanto que nas sociedades modernas o escravo era aquele etnicamente inferior, vítima de preconceito racial.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - V.
	3.
	De acordo com o novo estilo de vida, o sedentarismo, o homem passa a provisionar a oferta de alimentos. Agora, as civilizações não estão mais a mercê da mãe natureza, e, assim, além da gestão das terras cultiváveis, passam a demarcar territórios, surgindo o conceito de propriedade. Com relação a esta nova era, analise as sentenças a seguir:
I- O conceito de propriedade implica um reconhecimento formal daquela extensão de terra, e de direito exclusivo ao uso da comunidade que a delimitou.
II- Desde as primeiras negociações, para que fossem delimitadas as terras, eram feitos acordos por escrito, para evitar conflitos entre os povos.
III- O mais famoso destes acordos para a definição de propriedades foi o código de Hamurabi.
IV- De acordo com historiadores, Hamurabi era um típico legislador, criando leis inéditas que orientassem as civilizações na conduta de suas ações.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	4.
	O Nordeste foi a primeira região do país a ser ocupada pelos portugueses. Para explorar os recursos naturais brasileiros, fizeram com que o território fosse dividido em capitanias. A riqueza e a abundância dos recursos naturais da colônia atraíram, ainda, piratas e aventureiros de outros países da Europa, tais como franceses, espanhóis e ingleses. Qual foi o primeiro principal recurso explorado pelos portugueses nos primeiros anos da colônia?
	 a)
	Pau-Brasil.
	 b)
	Mão de obra indígena.
	 c)
	Prata.
	 d)
	Ouro.
	5.
	Durante a Baixa Idade Média (período), o rápido aumento no número de cidades com o aumento populacional, ocasionado pelo êxodo rural, fazia com que as construções, dentro dos limites das muralhas que as circundavam, ficassem muito próximas umas às outras. Além do mais, o alto preço dos terrenos no espaço urbano, que motivava construções de madeira dotadas de andares superiores, comprometia as condições mínimas de higiene e conforto. Os detritos oriundos das atividades humanas eram despejados nas estreitas ruas, contaminando todo o ambiente. Neste período são altos os registros de doenças, dizimando milhões de pessoas na Europa. Diante do exposto, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a doença responsável pela morte de pelo menos um terço de toda a população europeia na época:
	 a)
	Dengue, causada por um vírus e transmitida pela picada de um inseto.
	 b)
	Cólera, causada por bactérias e transmitida pela mordida de ratos e pulgas.
	 c)
	Sífilis, causada por uma bactéria e transmitida pela água e alimentos contaminados.
	 d)
	Peste bubônica ou peste negra, causada por uma bactéria e transmitida pela mordida de ratos e pulgas.
	6.
	Os ciclos econômicos brasileiros, como o do café, soja, mineração, borracha, pecuária extensiva, afetaram de maneiras diversas o meio ambiente e continuam causando problemas ambientais. Com relação aos principais problemas ambientais e suas causas, analise as sentenças a seguir:
I- O crescimento populacional é uma das principais causas dos problemas ambientais.
II- A utilização não sustentável dos recursos naturais associados à pobreza desencadeiam problemas ambientais.
III- A falta de responsabilidade ambiental e a ignorância ecológica contribuem para o desequilíbrio ambiental.
IV- O desenvolvimento tecnológico e biotecnológico polui e degrada o meio ambiente.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	7.
	A produção de lixo ou resíduo se dá nas mais simples atividades humanas. Das partes não aproveitáveis dos alimentos aos dejetos humanos, a coleta e a destinação do lixo é uma questão séria acerca da civilização humana desde os seus primórdios. Antigamente, algumas cidades tiveram que ser abandonadas pelas condições geradas pela inadequada destinação dos resíduos. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Entre os casos clássicos que ilustraram a gravidade dos problemas sanitários da época está o surgimento da peste bubônica em Roma, em 150 d.C.
II- O saneamento básico tornou-se um sério problema, ocasionando muitas doenças devido ao fato de que muitas das pessoas apenas jogavam seu lixo nas ruas.
III- A queda do Império Romano no Ocidente, em 476 d.C., trouxe muitos avanços nas condições sanitárias da cidade, com a inovação nos sistemas de canais de distribuição e escoamento.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença II está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas
	8.
	O modo de vida original do ser humano, de acordo com a antropologia, o nomadismo, foi substituído pelo sedentarismo devido à revolução neolítica. Com relação às diferenças entre nomadismo e o sedentarismo no Brasil, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Nomadismo.
II- Sedentarismo.
(    ) Modo de vida em que uma população ou comunidade não dispõe de habitações fixas e mantém-se em movimentação permanente, à procura de melhores condições de sobrevivência.
(    ) Economia coletora motivada pela deslocação das populações que, na procura constante de alimentos, acompanhavam as movimentações dos próprios animais que pretendiam caçar.
(    ) Constituem a maioria da população mundial, ora vivem em cidades, onde têm trabalho e moradia fixos, ora vivem do campo, explorando os recursos naturais renováveis, como as fontes de água, a agricultura e a pecuária.
(    ) Data de aproximadamente 10 mil anos, quando a transformação climática permitiu o início da produção de alimentos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - I - II - II.
	 b)
	I - II - I - I.
	 c)
	II - II - I - II.
	 d)
	II - I- II - I.
	9.
	Na sequência do desenvolvimento histórico a partir do modo de vida sedentário, as leis de propriedade alteram a relação homem ? homem para uma relação dono e propriedade. Diante dessas condições, evidencia-se a importância da propriedade privada e suas regras, surgindo o Código de Hamurábi, que preconizava o princípio do ?olho por olho, dente por dente?. Com relação ao Código de Hamurábi, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Se alguém furta bens do Deus ou da Corte deverá ser morto.
(    ) Se uma pessoa arrombar uma casa, deverá ser condenada à morte na parte da frente do local do arrombamento e ser enterrada.
(    ) Se uma pessoa roubar a propriedade de um templo ou corte, ele será condenado à morte e também aquele que receber o produto do roubo deverá ser igualmente condenado à morte.
(    ) Se um homem tomar uma mulher como esposa, mantendo ou não relações sexuais com ela, esta mulher será considerada esposa deste homem e não propriedade dele.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - V - F.
	10.
	Considerado o berço do novo homem, no Vale da Mesopotâmia, as relações do homem com a natureza e do homem com o próprio homem mudam drasticamente. Uma das mudanças mais marcantes é a fixação do homem à terra, que dá origem à propriedade. Dessa maneira, deve-se aos mesopotâmicos vários elementos de nossa civilização. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O círculo de 360 graus e o processo aritmético da multiplicação.
(    ) O ano de 12 meses, a semana de 7 dias e a divisão do dia em 24 horas.
(    ) A crença nos horóscopos e os 12 signos do zodíaco.
(    ) A descoberta das vacinas, diminuindo imensamente o caos sanitário decorrente da falta de saneamento.
(    ) O hábito de fazer o plantio de acordo com as fases da Lua.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - V - V.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando