Buscar

teste conhecimento psicologia 9

Prévia do material em texto

1.
		Sobre o impacto psicológico da violência sobre as crianças, considere as seguintes afirmativas: I - elas reforçam seus sentimentos de segurança em relação ao convívio social; as pessoas passam a ser percebidas como potenciais agressoras. II - elas perdem o sentido de proteção que a família lhes proporcionam; se o pai pode ser ferido sem que nada aconteça, o que não poderá acontecer com elas, mais frágeis e indefesas? III - elas criam ideias a respeito de valores como o respeito ao próximo, a convivência pacífica e o reforço dos laços coletivos. Observando as afirmativas anteriores, assinale a alternativa certa:
	
	
	
	as afirmativas I e II estão corretas.
	
	
	apenas a afirmativa III está correta
	
	
	as afirmativas I, II e III estão corretas
	
	
	as afirmativas II e III estão corretas
	
	
	apenas a afirmativa II está correta.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Com relação aos conceitos de violência e agressividade podemos afirmar que:
I - Violência é um comportamento que causa dano a outra pessoa, ser vivo ou objeto.
II - Violência é inerente a todo ser humano, garante a sobrevivência e a disposição para vencer obstáculos.
III - A agressividade traz em si algo de força combativa, comportamento adaptativo e instinto de vida.
 
	
	
	
	Somente as alternativas II e III estão corretas.
	
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	
	Somente as alternativas I e III estão corretas.
	
	
	Somente as alternativas I e II estão corretas.
	
	
	Somente a alternativa I está correta.
	
Explicação:
A afirmativa II está incorreta, pois se refere ao conceito de agressividade que está mais relacionada ao instito de sobrevivência e por isso inerente ao ser humano.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		As pessoas não são iguais a você. Todas as pessoas são únicas e acreditam e pensam de forma diferente umas das outras. Por isso, quem disse que o nosso jeito de pensar e agir é o certo? Respeitar as diferenças não significa abrir mão do nosso ponto de vista, mas ser flexível e entender o ponto de vista dos outros. A intolerância, preconceitos de gênero, raça, crença, crenças fundamentalistas, desigualdade social e má distribuição de renda, exclusão social, são exemplos de :
	
	
	
	biologismo
	
	
	violência
	
	
	autoritarismo
	
	
	controle social
	
	
	excesso de rigor
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Um jovem numa festa apresenta vários comportamentos diferentes. Assim para conseguir se aproximar da pessoa que lhe interessou na festa e iniciar uma conversa, é preciso agressividade que é entendida como:
	
	
	
	um comportamento que não existe nas diferentes formas e lugares e poderia ser diferente uma vez que traz consigo a energia vital.
	
	
	imperando nos âmbitos onde a presença da lei e o exercício da autoridade se encontra presente ou muito fragilizado
	
	
	referindo -se às consequências das manifestações do sujeito e se inicia aos poucos meses de vida da criança, como parte da formação do EU e do seu ideal próprio de estádio do e espelho.
	
	
	sendo inerente a todo ser humano, garante a sobrevivência e a disposição para vencer obstáculos.
	
	
	sendo um comportamento que muitas vezes não se pode evitar e conter, mas, pode sim ser identificada.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		"É toda ação ou omissão que causa ou visa causar dano à autoestima, à identidade ou ao desenvolvimento da pessoa como, por exemplo a privação arbitrária da liberdade". A definição anterior refere-se ao seguinte tipo de violência:
	
	
	
	violência financeira
	
	
	violência psicológica
	
	
	violência institucional
	
	
	violência física
	
	
	violência sexual
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Numa situação de interação,quando um ou vários atores agem de maneira direta ou indireta, maciça ou esparsa, acusando danos a uma ou várias pessoas em graus variáveis, seja em sua integridade física, seja em sua integridade moral, em suas posses, ou em suas participações simbólicas e culturais configura-se:
	
	
	
	agressividade
	
	
	imprudência
	
	
	terrorismo
	
	
	violência
	
	
	destruição
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Nem todas as crianças expostas à violência doméstica apresentam níveis importantes de desajustamento, mas as crianças podem reagir de muitas maneiras diferentes ao presenciar violência doméstica: podem intervir, se isolarem ou se tornarem agressivas.Como exemplos de problemas observados nessas crianças, é comum:
	
	
	
	menos riscos presumivelmente devido a suas limitações para a compreensão de conflitos
	
	
	os vários níveis clínicos de angústia, como também a depressão das crianças
	
	
	formas mais extremas de violência (estrangulamento, pancadas) e formas mais brandas (empurrar, dar um tranco).
	
	
	uma série de problemas psicossociais, mesmo sempre quando não são o alvo da agressão física.
	
	
	sentimentos de insegurança em relação ao convívio social; pessoas passam a ser percebidas como potenciais agressoras
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A violência doméstica é um problema universal que atinge milhares de pessoas, em grande número de vezes de forma silenciosa e dissimuladamente. Trata-se de um problema que acomete ambos os sexos e não costuma obedecer nenhum nível social, econômico, religioso ou cultural específico, como poderiam pensar alguns.Neste caso sabe-se que:
	
	
	
	A Violência Psicológica, menos prejudicial que a física, é caracterizada por rejeição, depreciação, discriminação, humilhação, desrespeito e punições exageradas.
	
	
	A violência verbal só existe na ausência da palavra, ou seja, até em pessoas que permanecem em silêncio absoluto, por diversas razões.
	
	
	A maioria das vítimas de abuso pelo companheiro procura sistematicamente assistência médica para tratamento das seqüelas decorrentes do mesmo
	
	
	A vítima de Violência Doméstica geralmente, tem pouca auto-estima e se encontra atada na relação com quem agride, seja por dependência emocional ou material.
	
	
	À situação conflitante do lar, a violência física dificilmente pode perpetuar-se mediante ameaças de "ser pior" se a vítima reclamar à autoridades ou parentes.

Continue navegando