Buscar

Simulado Av1 - Direito Constitucional 2

Prévia do material em texto

1
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	XX Exame Unificado - Reaplicação Salvador/BA - 2016) - O modelo federalista é uma forma de organização e distribuição do poder estatal que pressupõe a relação entre as esferas de governo federal e local, compondo os chamados entes federativos, todos dotados de autonomia. Apresenta-se como oposição ao unitarismo, de modo que haja a repartição de competências entre os entes que integram o Estado federado. A ordem jurídica estabeleceu elementos, no texto constitucional, que caracterizam essa forma de Estado. A partir das características da Federação brasileira, assinale a afirmativa CORRETA.
		
	
	A forma federativa de Estado é estabelecida por um pacto (ou tratado) internacional entre os estados soberanos.
	
	A forma federativa de Estado não impõe a necessidade de existência de uma cláusula de garantia ao pacto federativo.
	
	A forma federativa de Estado autoriza a secessão de um ente federativo por meio de plebiscito popular ou referendum
	 
	A forma federativa de Estado impõe a necessidade de existência de uma cláusula de garantia ao pacto federativo, tal como a chamada intervenção federal
	
	Uma vez que, na forma federativa, todos os entes federativos são autônomos, eles estão autorizados a representar a soberania do Estado em suas relações internacionais
	
		2
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	O Governador do Estado do Pará teve a ideia de subdividir esse Estado em mais dois Estados, cuja subdivisão só poderá ocorrer mediante aprovação:
		
	 
	da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar.
	
	da maioria absoluta dos Deputados Estaduais da Assembleia Legislativa do Estado do Pará, após referendo popular.
	
	em dois turnos de votações na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, com aprovação de no mínimo dois terços dos Deputados Estaduais em ambos os turnos de votação.
	
	das Câmaras Municipais por maioria absoluta, cujos Municípios sejam afetados pela subdivisão do Estado.
	
	do Presidente da República, ouvidos os Ministros da Justiça, da Casa Civil e do Planejamento.
	
		3
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	No que se refere à competência concorrente prevista no texto constitucional, é correto afirmar que:
		
	 
	inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercerão a competência legislativa plena, para atender a suas peculiaridades.
	
	é reservada aos Municípios a competência para legislar sobre desapropriação.
	
	inexistindo lei federal sobre normas gerais, compete exclusivamente aos Estados o ingresso de mandado de injunção.
	
	a superveniência de lei federal sobre normas gerais não suspende a eficácia da lei estadual, ainda no que lhe for contrário.
	
	a competência da União para legislar sobre normas gerais exclui a competência suplementar dos Estados.
	
		4
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Determinado Estado da Federação brasileira manifesta o desejo de se separar para formar um Estado novo e soberano. Neste contexto podemos afirmar:
		
	
	É permitida a separação uma vez que a Constituição autoriza a formação de novos Estados.
	
	O princípio da predominância de interesses veda a criação de um novo Estado soberano, o que revela um óbice à separação pretendida.
	
	Tal separação é possível desde que haja aprovação da população diretamente interessada.
	
	A separação é permitida, desde que haja emenda constitucional autorizando a separação.
	 
	O princípio da indissolubilidade do vínculo federativo obsta a separação dos entes Federados para a formação de novos Estados soberanos.
	
		5
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	(Questão 05 - Exame 121 Tipo 1 - OAB-SP) - O poder de auto-organização dos Municípios é primordialmente expresso:
		
	
	pela sua soberania federativa.
	 
	na elaboração da sua lei orgânica.
	
	pelo poder de instituir os seus próprios tributos.
	
	pela eleição do prefeito, vice-prefeito e vereadores.
	
	estado de natureza
	
		6
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	A criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios far-se-ão:
		
	 
	por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos;
	
	por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar estadual, após consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, desde que referendado o resultado daquele pelo Executivo e pelo Legislativo desses Municípios;
	
	por lei delegada, dentro do período determinado por lei complementar municipal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos.
	
	por lei federal, dentro do período determinado por lei complementar federal, e dependerão de consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos.
	
	por lei estadual, dentro do período determinado por lei complementar estadual, após consulta prévia, mediante plebiscito, às populações dos Municípios envolvidos, desde que referendado o resultado daquele pelas Câmaras Municipais desses Municípios;
	
		7
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,2
	
	A parte da população do Estado V situada ao sul do seu território, insatisfeita com a pouca atenção que vem recebendo dos últimos governos, organiza-se e dá início a uma campanha para promover a criação de um novo Estado-membro da República Federativa do Brasil  o Estado N, que passaria a ocupar o território situado na parte sul do Estado V. O tema desperta muita discussão em todo o Estado, sendo que alguns argumentos favoráveis e outros contrários ao desmembramento começam a ganhar publicidade na mídia.  Reconhecido constitucionalista analisa os argumentos listados a seguir e afirma que apenas um deles pode ser referendado pelo sistema jurídico-constitucional brasileiro. Assinale-o.
		
	 
	Além de aprovação pela população interessada, o desmembramento também pressupõe a edição de lei complementar pelo Congresso Nacional com esse objeto.
	
	Além de manifestação da população interessada, o sistema constitucional brasileiro exige que o desmembramento dos Estados seja precedido de divulgação de estudos de viabilidade.
	
	O desmembramento não poderia ocorrer, pois uma das características fundamentais do Estado Federal é a impossibilidade de ocorrência do chamado direito de secessão.
	
	N.D.A.
	 
	O desmembramento poderá ocorrer, contanto que haja aprovação, por via plebiscitária, exclusivamente por parte da população que atualmente habita o território que formaria o Estado N.
	
		8
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	A competência para legislar sobre desapropriação é:
		
	
	concorrente da União Federal e dos Estados.
	
	comum dos Estados, Distrito Federal e Municípios, apenas quanto a normas específica
	
	concorrente dos Estados e Municípios, apenas quanto a normas específicas.
	 
	privativa da União Federal.
	
	comum de todos os entes federativos.
	
		9
          Questão
	Acerto: 0,2  / 0,2
	
	Desde a Constituição de 1891 o Brasil adotou um modelo federal, republicano e presidencialista, inspirado na experiência constitucional:
		
	
	da Confederação Helvética.
	
	de Portugal.
	 
	dos Estados Unidos da América.
	
	da República Federal da Alemanha.
	
	da França, que adotara o modelo desde quando teorizado no século XVIII pelo Barão de Montesquieu.
	
		10
          Questão
	Acerto: 0,0  / 0,2
	
	"A descentralização ocorrida no Estado Federal tem como consequência imediata a divisão do poder e essa divisão gera a necessidade de repartição da competência a ser exercida pelo Estado Federal e pelos estados federados. Esta repartição de competências se constitui na grande tarefa do legislador constituinte de forma a harmonizar o exercício do poder por parte de todos os estados que integram a federação e o Estado Federal." (ANJOS, Marcelo Adriano Menacho eCAMARGOS, Luciano Dias Bicalho, Tipos de Estados. In FERREIRA, Lier Pires, GUANABARA, Ricardo e JORGE, Vladimyr Lombardo. Curso de Teoria Geral do Estado. Rio de Janeiro: Editora Campus Jurídico, 2009, p. 85.). O texto acima trata da repartição das competências dos entes federativos em razão da divisão do poder e da autonomia política destes núcleos menores de poder que compõem o Estado Federal. Diante disso, dentre as alternativas abaixo, é correto indicar como sendo próprio do Estado Federal:
		
	
	Constituição flexível e controle de constitucionalidade com um sistema judiciarista, onde existe um tribunal específico para a função de guardião da Constituição.
	
	Sistema constitucional de repartição de competências e constituição flexível.
	 
	Constituição rígida.
	
	Constituição flexível.
	 
	Descentralização política e constituição flexível

Continue navegando