Buscar

final Expa e Criminalidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Expansão em Criminalidade 
	
	
	
	
	
	
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Embora a expansão da criminalidade e da violência seja um problema complexo, há que se discutir formas adequadas de enfrentamento. Dentre os inúmeros fatores relacionados com a expansão da criminalidade, os meios de comunicação, particularmente a televisão, destacam-se por exercerem importante papel na formação da cultura da violência. Disserte sobre a televisão como elemento relacionado com o crescimento da violência.
	Resposta Esperada:
A televisão faz, a cada dia, a apologia do dinheiro e da violência: os assassinos são apresentados como heróis dos tempos modernos. Há um monopólio dos produtores e uma ausência de controle dos consumidores, submetidos a uma enxurrada de imagens sangrentas. O império da mídia banaliza a violência. Ainda que a televisão desempenhe um papel ambíguo - também é catártico -, as autoridades policiais concordam sobre a influência que têm os modelos, aprendidos em filmes e novelas, no comportamento dos adolescentes. Muitos lamentam a ditadura da audiência e seus efeitos desastrosos sobre o diálogo em família.
	2.
	"Violência" é um termo que se tornou parte da linguagem cotidiana para designar o atual cenário de expansão da criminalidade que produz sensação permanente de medo e insegurança. A violência é um fenômeno que se manifesta de múltiplas formas em distintos espaços. Disserte sobre a violência institucional e a violência interpessoal.
	Resposta Esperada:
? Violência institucional: é a que existe e é produzida pelas instituições, seja pelas regras de funcionamento e relações de poder que acabam por gerar estruturas sociais injustas. Uma dessas modalidades é a que ocorre quando serviços públicos deixam de ser oferecidos ou são negligenciados, tais como serviços de saúde, de seguridade social e de segurança pública são considerados pela própria população quando se refere à violência institucional.
? Violência interpessoal: é a forma de violência mais visibilizada que está relacionada à convivência diária entre sujeitos que, por vários fatores, acaba por exacerbar sentimentos como prepotência, intimidação, raiva, discriminação etc. que acaba levando a inúmeros danos físicos, inclusive à morte. Há que se diferenciar conflito de violência. O conflito é parte da convivência humana e nasce da incapacidade de encontrar formas pacificadoras de estabelecer relações interpessoais. Entretanto, o alarmante crescimento das taxas de mortes e internações em hospitais públicos vem mostrando que a via preferencial de resolução de conflito tem sido a violência. Esse dramático processo, embora atinja a todas camadas da sociedade, impacta e cresce entre a população mais empobrecida e estudos apontam que está associada ao aumento do desemprego, facilidade de acesso às armas de fogo, arbitrariedade por parte dos agentes de segurança pública do Estado, impunidade, omissão e mesmo ausência de políticas de segurança pública eficientes
Parte inferior do formulário

Continue navegando