Buscar

Patologia nas alvenarias prova

Prévia do material em texto

Patologia nas alvenarias 
1. Como evitar fissuras causadas por sobrecargas?
R: Para evitar fissura, eu teria que ter um bom projeto respeitando as resistências do matérias .
Se aparecer a fissura depois de construída: e possível aliviar a carga ou fazer um refoço para o reparo 
2. O que são fissuras ativas? Como eliminá-las 
R: Fissura ativas são :todas as quais quer fissuras que continua a se movimentar num tempo x de tempo. (São fissuras que continua progredir e expandir)
Como eliminá-las: Vai depender do que está causando essa fissura, se é sobre carga, movimentação térmica da laje.
Para cada tipo de fissura deverá ser estudado um modo de reparo.
3. Como diferenciar fissuras ativas das inativas.
R: Ativas: Movimentam durante um tempo
Inativas: elas estabilizam partir de um certo momento
4. O que são recalques de fundação? Qual o tipo de fissura que pode surgir
R: São quando você tem um assoreamento do solo ou algum problema originado na fundação. O recalque pode ser destorcional ou homogêneo, tudo acontece quando se tem problema no solo como o assoreamento dele ou não suporta o peso da carga.
O tipo mais comum: fissura 45° ou vertical no pé da estrutura
R: E ( recalque diferencial das fundações ) fissura 45°
a) Movimentação térmica da laje 
b) Sobre carga ou falha de execução 
c) Recalque 
d) Sobre carga 
Patologia: Umidade
1. 
Explique a diferença entre os sistemas rígidos e flexíveis e em quais casos cada tipo é indicado.
R: os sistemas rígidos são utilizados em áreas submersas, fundações, áreas debaixo de pisos, e qualquer área de baixa mobilidade, são aplicadas em movimentações, forte exposição solar, variação térmica e vibração . Já os sistemas flexíveis são capazes de acompanhar melhor as contrações e dilatações térmicas que as estruturas estão sujeitas, são aplicadas em local: membranas asfálticas, acrílicas, argamassa e polimericas.
2. Qual a importância no cuidado com as emendas realizadas nas mantas asfálticas? Como essas emendas devem ser executadas? 
R: As Emendas são o principal ponto crítico da impermeabilização. Por isso deve-se fazer uma sobreposição de 10 cm entre as mantas, assim evitando bolhas ou problemas que comprometam sua eficiência.
3. Quando não fazemos impermeabilização, quais os problemas que poderão ocorrer em nossas edificações? 
R: A ausência ou o uso errado de impermeabilizantes além de causar prejuízos financeiros e até mesmo danos a saúde, pode comprometer a durabilidade da edificação. A água infiltrada afeta o concreto, a armadura e as alvenarias e deixa o ambiente insalubre devido a presença de fungos e mofos que surgem com a umidade
4. Como decidir pelo produto de impermeabilização que seja mais apropriado? 
R: A escolha do produto leva em consideração se a estrutura está sujeita a 
movimentação ou não, como por exemplo as lajes que sofrem com o calor intenso 
do Sol e o alto resfriamento das chuvas, assim com movimentos de dilatação. 
O impermeabilização rígido é indicado para estruturas que não se movimentam ou 
que não sofrem deformações, já o flexível ao contrário, é indicado para estruturas 
sujeitas a movimentação como: lajes de cobertura, reservatórios elevados etc. 
5) O processo de impermeabilização que consiste em aplicar na superfície das estruturas de concreto uma série de produtos químicos ativos, que migrarão pelos capilares, desde que devidamente saturados, levando géis para o interior da matriz porosa, que na presença de água reagem formando estruturas insolúveis no interior dos poros e fissuras, é chamado de impermeabilização 
a) de cristalização. 
b) por membrana acrílica. 
c) por manta asfáltica.
 d) emulsionante. 
e) pré-ativada.
6) Os serviços de impermeabilização garantem condições de salubridade e conforto para os usuários de construções civis, bem como aumentam a vida útil dessas construções. Com relação a serviços de impermeabilização, julgue os itens subsequentes.
A imprimação é uma pintura aplicada à superfície a ser impermeabilizada, com a finalidade de favorecer a aderência do material constituinte do sistema de impermeabilização.
 Certo (X) 
Errado ( )
7) De acordo com a norma técnica ABNT NBR 9575 (2010): Impermeabilização - Seleção e Projeto, em sistemas de impermeabilização, denomina-se camada de berço o estrato com a função de
 a) absorver e dissipar os esforços estáticos ou dinâmicos atuantes sobre a camada impermeável, de modo a protegê-la contra a ação deletéria desses esforços. 
b) apoiar e proteger a camada impermeável contra agressões provenientes do substrato.
 c) favorecer a aderência da camada impermeável aplicada ao substrato a ser impermeabilizado.
 d) reduzir o gradiente térmico de temperatura atuante sobre a camada impermeável, de modo a protegê-la contra os efeitos danosos do calor excessivo. 
e) facilitar o escoamento de fluídos que atuam junto à camada impermeável.
8) A inclinação mínima do substrato da camada de impermeabilização de uma laje plana horizontal não pode ser menor do que 2% em direção aos coletores de água.
Erosão marítimas
1. Quais são os tipos de zonas de exposição que o ambiente marítimo apresenta? Diga quais os mecanismos de deterioração de cada um. 
R: A caracterização pode ser dividida em 4 zonas, dependendo da posição, ou seja:
 Zona atmosférica marítima, corrosão de armadura;
 Zona de rebentação; corrosão de armadura e erosão do Betão 
Zona entre marés; corrosão das armaduras, ataque químico do Betão, erosão do Betão, e ataque biológico.
 Zona submersa; ataque químico do Betão e ataque biológico.
2. O que é corrosão.
R: interação de um material metálico com o meio de exposição ao qual ele se encontra. As características do material serão afetadas podendo deixar de cumprir suas funções. Se a escolha de um material não considerar o efeito da corrosão, a segurança da estrutura poderá estar em risco, tornando-se assim essencial que as estruturas metálicas tenham em conta, no seu dimensionamento, o efeito da ação do meio corrosivo.
3. Quais são os fatores preponderantes para que ocorra a corrosão?
R: Os metais têm uma capacidade de oxidação bem maior do que o oxigênio, sendo assim, tendem a perder elétrons para o oxigênio presente no ar atmosférico. Note que a umidade e o ar estão presentes em todas essas reações, eles são fatores fundamentais, pois sem água e oxigênio a corrosão não acontece.
4. Cite os sistemas de proteção das superfícies, com o intuito de protegê-las contra corrosão?
(a) Formadores de película: Podem ser divididos em tintas e vernizes. Tinta é uma composição líquida pigmentada, que se converte em uma película solida após sua aplicação em uma camada delgada. As tintas são formuladas a partir de quatro componentes básicos, sendo eles: resinas, solventes, pigmentos e aditivos. Já os vernizes são constituídos apenas por resinas, solventes e aditivos. Pela ausência de pigmentos, não apresentam cor e geralmente tem durabilidade inferior à das tintas.
(b) Bloqueadores de poros: São produtos compostos por silicatos, que penetram nos poros superficiais e reagem formando C-S-H. O silicato de sódio é o produto mais usado para este fim. De acordo com Thompson et al. (1997), a reação apresentada na equação 1 representa o que acontece quando a solução de silicato de sódio penetra nos poros do concreto. Desse modo, este tratamento forma uma camada menos porosa na superfície da peça de concreto alterando a sua penetração de água.
(c) Hidrofugantes de superfície: Entre os procedimentos para proteger superfícies de concreto, as impregnações hidrófugas são as que menos interferem no aspecto das mesmas. Seu principal efeito consiste em impedir, ou dificultar a absorção de água do concreto. Na prática, atualmente se utilizam silanos, siloxanos e oligoméricos e misturas destes dois compostos. Os silanos são hidro-repelentes incolores, possuem pequena estrutura molecular permitindo penetrar eficientemente mesmo em substratos poucos permeáveis.
Patologias do concretos
1. Por que o gesso é adicionado ao cimento?
R: Após a moagem do clínquer, o gesso é adicionado ao cimentode modo a retardar a hidratação (pega) do cimento, para evitar o endurecimento precoce e a formação de pedras de cimento. 
2) Como funcionam e para que servem os aditivos plastificantes.
R: Servem para melhorar a trabalhabilidade da mistura com quantidades menores 
de água. Temos consequência da diminuição da quantidade de água um aumento da resistência final.
 3. Que tipo de aditivo você utilizaria para concretagem em: 
(i) tempo quente e (ii) tempo frio 
R: Para tempos quentes, retardadores de pega, e para tempos frios aceleradores de pega e incorporadores de ar.
5. Cite qual a importância do uso de pozolanas como aditivo mineral no concreto. ~
Reduzem a permeabilidade do concreto, assim como a expansão devido a reação álcali agregado. No estado fresco podem melhorar a trabalhabilidade, reduzir a
retração, alterar o tempo de pega e a temperatura de cura.
6. Qual a importância da cura do concreto. Cite os 3 métodos de cura. 
O processo tem como papel fundamental evitar fissuras de retração e trincas nas estruturas de uma obra – o que acontecerá se o concreto não for hidratado corretamente –, evitando que a estrutura perca água para o ambiente rapidamente.
Existem três tipos de cura do concreto. São elas: cura úmida, cura química e cura térmica. Cada uma com as devidas características e importância para que o processo alcance resultados favoráveis.
7. O que é trabalhabilidade e quais os fatores que podem afetá-la?
Fatores que afetam a trabalhabilidade: Fatores internos: Consistência; Traço do concreto; Granulometria do concreto; Forma do grão do agregado; Aditivos; Fatores externos: Mistura; Transporte; Lançamento; Adensamento; Características da peça.
 8. Explique como o fator água/cimento influencia a resistência do concreto.
A qualidade do concreto está diretamente relacionada com o fator Água / Cimento (A/C). 3. Quanto menor o valor da relação água / cimento maior a resistência do concreto, menor sua permeabilidade e mais importante: maior é a sua durabilidade

Continue navegando