Buscar

TRABALHO DISCIPLINA Função de Pontos de Acupuntura

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INSTITUTO VIVER DE ENSINO, SAÚDE E PERFOMANCE
CURSO: PÓS GRADUAÇÃO EM ACUPUNTURA E ELETROACUPUNTURA
DISCIPLINA: Função de Pontos de Acupuntura
PROFESSOR: 
ALUNO: ARI FELIX DA SILVA. 
TURMA: ACU 4 MÓDULO: 2020.2 DATA: 19-10-20.
Resolva os casos abaixo utilizando o conhecimento VM; qual o VM utilizar e qual a forma de aplicação? (questões 1 a 8).
1 – Homem, 45 anos, dor no ânus que não acontece em decorrência de hemorroidas ou inflamação, cansaço, insônia, tontura e tinido.
O vaso maravilho a ser utilizado tem a sua área de influência Du Mai, o primeiro ponto onde coloca-se a agulhas será ID3, o tratamento deve ser no lado esquerdo por ser um paciente do sexo masculino, por 15 a 20 minutos, em seguida colocar B62, por 10 minutos, na retirada das agulhas iniciar o processo pelo o ponto B62 e depois o ID3. É importante obedecer ordem e ser preciso no ponto.
2 – Homem, 37 anos, dificuldade de inalar devido a asma crônica, sem expectoração, muito cansado, voz baixa, compleição pálida, lombalgia.
O vaso maravilhoso a ser usado é da área de influência Ren Mai Inicio do tratamento coloca-se a agulha no ponto P7 por 10 a 15 minutos, logo em seguida coloca-se a agulha no ponto R6, por 10 minutos. Para retirar as agulhas deve-se seguir a seguinte ordem: retira-se a agulha do ponto R6 e depois P7. O tratamento é feito no lado esquerdo pelo fato de ser um paciente do sexo masculino.
3 – Menino, 13 anos, asma desde a infância, respira com dificuldade e de forma ruidosa, tosse com expectoração, falta de ar, tensão do tórax, não consegue se deitar, sensação distintiva de energia que subia do estômago para o tórax e à face.
O vaso maravilhoso a ser usado é o de área de influência Chong Mai. Inicia-se o tratamento introduzindo a agulha no ponto BP4, por 10 minutos, logo em seguida no ponto CS6 por 10 minutos, deve fazer o tratamento a esquerda devido o paciente ser do sexo masculino, retira-se a primeira inserção no ponto CS6 em seguida o ponto BP4. O ponto de comando é o BP4, pois o mesmo identifica o vaso maravilho a ser acessado.
4 – Mulher, 25 anos, sofre de endometriose, períodos menstruais regulares de 5 a 7 dias, com coágulos escuros, cólica durante o período menstrual.
O vaso maravilhoso a ser usado no tratamento é da área de influência Chong Mai. Inicia-se o tratamento introduzindo a agulha no ponto BP4 por 10 minutos, logo introduz a agulha no CS6 por 15 minutos, ao final retira a agulha do ponto no CS6, logo em seguida no ponto BP4. O tratamento deve ser feito pela direita por ser um paciente do sexo feminino.
5 – Mulher, 45 anos, enxaqueca crônica, dor pulsante na região temporal.
O vaso maravilhoso de influência é o Yin Wei Mai. O tratamento deve ser pelo lado esquerdo por ser um paciente do sexo masculino. O tratamento deve-se iniciar agulhando o ponto CS6 por 15 minutos, logo em seguida o ponto BP4 por 10 minutos. Retiraria- se as agulhas obedecendo a seguinte ordem: primeiro a agulha do BP4 e logo após a agulha do ponto CS6.
6 – Homem, 28 anos, sonolência crônica decorrente de um acidente de carro onde sofreu traumatismo craniano.
O vaso maravilhoso a ser usado no tratamento é da área de influencia Yin Qiaoi Mai Inicia o tratamento introduzindo a agulha no ponto R6 por 20 minutos, logo introduz a agulha no P7 por 10 minutos, ao final retira ponto no P7, logo em seguida no ponto R6. O tratamento deve ser feito pelo lado esquerdo por ser um paciente do sexo masculino.
7 – Mulher, 54 anos, ansiedade grave, claustrofobia, aperto no tórax.
O vaso maravilhoso a ser usado é da área de influência Chong Mai. Inicia-se o tratamento introduzindo a agulha no ponto BP4, por 15 minutos, logo em seguida no ponto CS6 por 15 minutos, deve fazer o tratamento a direita, já que é uma paciente do sexo feminino, retira-se a primeira agulha no ponto CS6 em seguida o ponto BP4. O ponto de comando é o BP4, pois o mesmo identifica o vaso maravilho.
8 – Menino, 12 anos, infecção no ouvido. 
O vaso maravilhoso a ser usado é da área de influência Yang Wei Mai. Iinicia-se o tratamento introduzindo a agulha no ponto TA5, por 20 minutos, logo em seguida no ponto VB41 por 15 minutos, deve fazer o tratamento a direita, já que é um paciente do sexo masculino; tira-se a primeira inserção no ponto VB41 em seguida o ponto TA5. O ponto que identifica o vaso maravilhoso é o TA5.
9. Quais as técnicas podem ser utilizadas para influenciar os Tendinomusculares? Descreva aplicação da técnica.
São duas técnicas de tratamentos:
a) Canais Musculares são tratados: 
Com inserção de agulha em ponto distal com método de redução; 
Com inserção de agulha superficial nos pontos Ashi;
Com inserção de agulha nos pontos adjacentes; 
Com inserção de agulha no ponto de reunião.
b) Tratamento com base em condições de Excesso e de Deficiência:
Excesso: dor intensa e rigidez. 
Drenar pontos locais superficialmente e aplicar moxa no ponto fonte do CP (lado oposto ou mesmo lado).
Deficiência: dor difusa e flacidez.
Tonificar com moxa nos pontos doloridos e drenar o CP com o ponto TING.
10.Nos casos de varizes podemos tratar através de qual Luo: 
( X ) Fígado
( ) Vesícula 
( ) Baço
( ) Intestino delgado 
( ) Intestino Grosso 
Observações complementares:
· A inserção das agulhas será primeiro e no ponto de abertura depois o associado;
· Quem determina o vaso maravilhoso é o ponto de abertura, por exemplo P7 vaso maravilhoso Ren Mai e se for R6 o vaso maravilho será Yin Qiao Mai;
· A retiradas das agulhas é de forma inversa, por exemplo se a primeira agulha for P7, na retirada a primeira vai ser R6;
· Tem que haver precisão na inserção das agulhas, além de obedecer a ordem de inserção e retirada;
· O tempo em que permanecem as agulhas gira em torno de 15 a 20 minutos; (tonificação 10 minutos e sedação 20 minutos);
· O tratamento se inicia no homem no lado esquerdo e a mulher no lado direito.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando