Buscar

ilhas de calor

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade – 7
Ilha de calor urbana
As ilhas de calor são fenômenos climáticos decorrente da elevação das temperaturas, típico das grandes cidades. Por esse motivo, são também chamadas de “Ilhas de Calor Urbano” (ICU), uma vez que se formam nos grandes centros urbanos, elevando consideravelmente a temperatura e intensificando o Efeito Estufa, de forma que os raios solares atingem diretamente os centros urbanos e o calor acumulado tem dificuldade de se dissipar, permanecendo acumulado nas cidades.
As Ilhas de Calor são consideradas microclimas urbanos, já que se compararmos às cidades periféricas e menores, que não possuem tantas edificações, ou até mesmo as zonas rurais, fica claro que esse fenômeno se forma pelo conjunto de edificações e construções das grandes cidades, as quais retém, ainda mais, o calor, formando uma grande “ilha”.
Da mesma maneira, outro fenômeno denominado “Inversão Térmica” atua nas grandes cidades, entretanto, nesse caso, ocorre a inversão das camadas atmosféricas, posto que o ar frio permanece em baixas altitudes e o ar quente, por sua vez, fica retido nas camadas mais elevadas.
Para resolver os problemas apresentados pelas Ilhas de Calor, são necessários programas de conscientização da população, a fim de diminuir as emissões de dióxido de carbono (lançadas pelos veículos) e outros gases poluentes, além da preservação das áreas verdes bem como a inserção de programas de arborização posto que o solo e a vegetação absorvem de maneira mais “natural” o calor.
As principais causas da formação das ilhas de calor é a poluição atmosférica causada sobretudo, pela intensa urbanização seja por meio de inúmeras construções (edificações de concreto) e pavimentação (de asfalto), que barram a circulação dos ventos; falta de cobertura vegetal, excesso de veículos e fábricas (emissão de gases poluentes), elevada densidade demográfica, dentre outras.
Note que muitos problemas são destacados para os próprios cidadãos que vivem nos grandes centros, desde problemas com a saúde, posto que a umidade relativa do ar fica muito baixa; o aumento do consumo (aumento do uso da eletricidade), intensificação do fenômeno do aquecimento global, dentre outros. São Paulo, Rio de Janeiro, Cidade do México, Pequim, Nova Deli e Nova York são exemplos de grandes centros urbanos em que o fenômeno da Ilha de Calor torna-se recorrente.

Outros materiais