Buscar

1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA FILOSOFIA

Prévia do material em texto

FILOSOFIA 
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA FILOSOFIA 
FILOSOFIA
ANTIGA
ORIGEM ETIMOLÓGICA
FILOSOFIA É UMA PALAVRA GREGA QUE SIGNIFICA "AMOR À SABEDORIA" E CONSISTE NO ESTUDO DE PROBLEMAS FUNDAMENTAIS RELACIONADOS À EXISTÊNCIA, AO CONHECIMENTO, À VERDADE, AOS VALORES MORAIS E ESTÉTICOS, À MENTE E À LINGUAGEM.
PERÍODOS DA FILOSOFIA
FILOSOFIA ANTIGA
FILOSOFIA MEDIEVAL
FILOSOFIA MODERNA
FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA
FILOSOFIA ANTIGA
A FILOSOFIA ANTIGA CORRESPONDE AO PERÍODO DO SURGIMENTO DA FILOSOFIA GREGA NO SÉCULO VII A.C.
ELA SURGE DA NECESSIDADE DE EXPLICAR O MUNDO DE UM NOVO MODO. OS FILÓSOFOS BUSCAM ENCONTRAR RESPOSTAS RACIONAIS PARA A ORIGEM DAS COISAS, DOS FENÔMENOS DA NATUREZA, DA EXISTÊNCIA E DA RACIONALIDADE HUMANA.
PERÍODOS DA FILOSOFIA ANTIGA
PERÍODO PRÉ-SOCRÁTICO (SÉCULOS VII A V A.C.): CORRESPONDE AO PERÍODO DOS PRIMEIROS FILÓSOFOS GREGOS QUE VIVERAM ANTES DE SÓCRATES. OS TEMAS ESTÃO CENTRADOS NA NATUREZA, DO QUAL SE DESTACA O FILÓSOFO GREGO TALES DE MILETO.
PERÍODO SOCRÁTICO (SÉCULOS V A IV A.C.): TAMBÉM CHAMADO DE PERÍODO CLÁSSICO, NESSE MOMENTO SURGE A DEMOCRACIA NA GRÉCIA ANTIGA. SEU MAIOR REPRESENTANTE FOI O FILÓSOFO GREGO SÓCRATES QUE COMEÇA A PENSAR SOBRE O SER HUMANO. ALÉM DELE, MERECEM DESTAQUE: ARISTÓTELES E PLATÃO.
PERÍODO HELENÍSTICO (SÉCULOS IV A.C. A VI D.C.): ALÉM DE TEMAS RELACIONADOS COM A NATUREZA E O HOMEM, NESSA FASE OS ESTUDOS ESTÃO VOLTADOS PARA A REALIZAÇÃO HUMANA POR MEIO DAS VIRTUDES E DA BUSCA DA FELICIDADE.
MITOLOGIA - FILOSOFIA
MITOLOGIA: “fantasia” “cosmogonia”
FILOSOFIA: “razão” “cosmologia”
COSMOGONIA
“ZEUS TINHA O PODER DOS FENÔMENOS ATMOSFÉRICOS E FAZIA RELÂMPAGOS E TROVÕES E COM SUA MÃO DIREITA LANÇAVA A CHUVA, PODIA USAR SUA FORÇA COMO DESTRUIDORA, MAS TAMBÉM MANDAVA CHUVAS PARA AS PLANTAÇÕES..”
COSMOGONIA
COSMOGONIA
DEUSES GREGOS E SUAS “FUNÇÕES”
POSÊIDON
O IRMÃO MAIS VELHO DE ZEUS E HADES, É O DEUS DO MAR. 
HADES
HADES, COMO DEUS DOS MORTOS
HERA
TERCEIRA MULHER DE ZEUS E RAINHA DO OLIMPO, HERA É A DEUSA DO MATRIMÔNIO E DO PARTO.
ZEUS
É O LÍDER DOS DEUSES QUE VIVEM NO MONTE OLIMPO. ELE IMPÕE A JUSTIÇA E A ORDEM LANÇANDO RELÂMPAGOS CONSTRUÍDOS PELOS CICLOPES.
COSMOLOGIA
“CHUVA É UM FENÔMENO METEOROLÓGICO QUE RESULTA DA PRECIPITAÇÃO DAS GOTAS LÍQUIDAS OU SÓLIDAS DA ÁGUA DAS NUVENS SOBRE A SUPERFÍCIE DA TERRA. DURANTE O FENÔMENO DA PRECIPITAÇÃO, GOTAS PEQUENAS CRESCEM POR DIFUSÃO DE VAPOR DE ÁGUA.”
CONCEITOS GERAIS 
LOGOS: LÓGICA
PHYSIS: NATUREZA
PRÉ SOCRÁTICOS E A “ARKHÉ”
PRÉ-SOCRÁTICOS (ANTES DE SÓCRATES)
ARKHÉ: ELEMENTO PRIMEIRO
TALES DE MILETO:
 ÁGUA
ANAXIMANDRO
“ÁPEIRON” - INFINITO
PITÁGORAS:
NÚMEROS
DEMÓCRITO E LEUCIPO:
 ÁTOMO
DEBATE ONTOLÓGICO: HERÁCLITO X PARMÊNIDES
ONTOLOGIA: EM GREGO ONTOS E LOGOI, "CONHECIMENTO DO SER”. É A PARTE DA FILOSOFIA QUE TRATA DA NATUREZA DO SER, DA REALIDADE, DA EXISTÊNCIA DOS ENTES E DAS QUESTÕES METAFÍSICAS EM GERAL. A ONTOLOGIA TRATA DO SER ENQUANTO SER, ISTO É, DO SER CONCEBIDO COMO TENDO UMA NATUREZA COMUM QUE É INERENTE A TODOS E A CADA UM DOS SERES. 
DEBATE ONTOLÓGICO: HERÁCLITO X PARMÊNIDES
HERÁCLITO
TUDO MUDA
“NINGUÉM ENTRA NO MESMO RIO DUAS VEZES”
PARMÊNIDES
NADA MUDA
“O SER É, E NÃO PODE NÃO SER”
HERÁCLITO
PARMÊNIDES
FIM

Continue navegando