Buscar

2 ANO EEFCSA 12 DE AGOSTO DE 2021

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

2 ANO EEFCSA 12 DE AGOSTO DE 2021
AURELIANE SILVA
FILOSOFIA
ATIVIDADE 01
FICHA DE EXERCICÍOS
1.   “Além de possuir data e local de nascimento e de possuir seu primeiro autor, a Filosofia possui um conteúdo preciso ao nascer” (CHAUÍ, 2010, p. 22).
A Filosofia ao nascer tinha como principal conteúdo:
a)   A busca de um conhecimento organizado racionalmente sobre o mundo (entendido enquanto kósmos) e sobre a natureza (entendida enquanto physis).
b)   A Ética e a Política, teorizada nas principais obras da Grécia Antiga como a Ética a Nicômacos de Aristóteles e na República de Platão.
c)     A crítica a poesia e a literatura, vista pelos filósofos como deturpadoras da realidade. 
d)  A análise crítica dos mitos, propondo uma genealogia da Terra com base nos conhecimentos da tradição religiosa oriental, que possuía uma maior carga de consciência crítica.
2.   Os filósofos da Antiguidade Heráclito e Parmênides podem ser tidos como os fundadores de duas tradições diferentes de pensamento na Filosofia. Qual a diferença que existe no pensamento de Heráclito e Parmênides e como isso influenciaria hoje?
a)       Heráclito acredita que o principio de tudo é a água e Parmênides o ar, sendo assim, damos mais importância hoje a água que o ar para a vida do ser humano, demonstrando como o pensamento de Heráclito foi escolhido como o mais importante até os tempos de hoje.
b)       Parmênides acredita que o principio de tudo é a água e Heráclito o ar, sendo assim, damos mais importância hoje a água que o ar para a vida do ser humano, demonstrando como o pensamento de Parmênides foi escolhido como o mais importante até os tempos de hoje.
c)       Parmênides pensa que tudo o que existe, existe e sempre existiu como é, enquanto que Heráclito acredita que tudo flui, tudo muda, assim sendo, o pensamento de Parmênides instaura uma certa comodidade nas pessoas, e o de Heráclito incita as lutas por mudança social, por exemplo.
d)       Heráclito pensa que tudo o que existe, existe e sempre existiu como é, enquanto que Parmênides acredita que tudo flui, tudo muda, assim sendo, o pensamento de Heráclito instaura uma certa comodidade nas pessoas, e o de Parmênides incita as lutas por mudança social, por exemplo.
3.    (UEL – 2005 adaptada) Sobre a passagem do mito à filosofia, na Grécia Antiga, considere as afirmações a seguir:
I.   Os poemas homéricos, em razão de muitos de seus componentes, já contém características essenciais da compreensão de mundo grega que, posteriormente, se revelaram importantes para o surgimento da filosofia;
II.    O naturalismo, que se manifesta nas origens da filosofia, já se evidencia na própria religiosidade grega, na medida em que nem homens nem deuses são compreendidos como perfeitos;
III.   A humanização dos deuses na religião grega, que os entende movidos por sentimentos similares aos dos homens, contribuiu para o processo de racionalização da cultura grega, auxiliando o desenvolvimento do pensamento filosófico e científico;
IV.   O mito foi superado, cedendo lugar ao pensamento filosófico, devido à assimilação que os gregos fizeram da sabedoria dos povos orientais, sabedoria essa desvinculada de qualquer base religiosa.
Estão corretas as afirmativas:
a)       I e II              c) III e IV
b)       I, II e III        d) I, III e IV
4.        Diferentemente do que se proclama pela tradição racionalista da filosofia, os mitos também possuem a sua dimensão de verdade para os povos que lhe tomam como explicação, porém diferem das construções racionalistas filosóficas e científicas pois:
a)       Sua base de sustentação é a fé.
b)       Sua base de sustentação é a imaginação e a crença.
c)       Sua base de sustentação é a alienação.
d)       Suas características discursivas induzem ao auto-engano.
5. Os filósofos pré-socráticos tentaram explicar a diversidade e a transitoriedade das coisas do universo, reduzindo tudo a um ou mais princípios elementares, os quais seriam a verdadeira natureza ou ser de todas as coisas. Assinale o que for correto. 
01) Tales de Mileto, o primeiro filósofo segundo Aristóteles, teria afirmado "tudo é água", indicando, assim, um princípio material elementar, fundamento de toda a realidade. 
02) Heráclito de Éfeso interessou-se pelo dinamismo do universo. Afirmou que nada permanece o mesmo, tudo muda; que a mudança é a passagem de um contrário ao outro e que a luta e a harmonia dos contrários são o que gera e mantém todas as coisas. 
04) Parmênides de Eléia afirmou que o ser não muda. Deduziu a imobilidade e a unidade do ser do princípio de que "o ser é" e "o não-ser não é", elaborando uma primeira formulação dos princípios lógicos da identidade e da não-contradição. 
08) As teorias dos filósofos pré-socráticos foram pouco significativas para o desenvolvimento da filosofia e da ciência, uma vez que os pré-socráticos sofreram influência do pensamento mítico, e de suas obras apenas restaram fragmentos e comentários de autores posteriores. 
16) Para Demócrito de Abdera, todo o cosmo se constitui de átomos, isto é, partículas indivisíveis e invisíveis que, movendo-se e agregando-se no vácuo, formam todas as coisas; geração e corrupção consistiriam, respectivamente, na agregação e na desagregação dos átomos. 
SOMA: ____________
6. O período pré-socrático compreende as escolas:
I) escola jônica
II) escola pitagórica
III) escola eleática
IV) escola pluralista
Relacione os nomes dos filósofos às escolas as quais pertenciam:
a) Filolau, Arquitas e Alcmeón;
b) Xenófanes, Parmênides e Melisso;
c) Anaxágoras e Empédocles;
d) Anaximandro, Anaxímenes e Heráclito;
e) Pitágoras
f) Zenão;
g) Tales
7. O nascimento da reflexão filosófica na Grécia antiga está associado aos pensadores que antecederam a Sócrates, os chamados pré-socráticos. As questões fundamentais propostas por esses filósofos são de âmbito eminentemente: 
A) moral. 
B) político. 
C) cosmológico. 
D) educacional. 
E) religioso. 
8. (UEL 2003) “Tales foi o iniciador da filosofia da physis, pois foi o primeiro a afirmar a existência de um princípio originário único, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princípio é a água. Essa proposta é importantíssima… podendo com boa dose de razão ser qualificada como a primeira proposta filosófica daquilo que se costuma chamar civilização ocidental.” (REALE, Giovanni. História da filosofia: Antigüidade e Idade Média. São Paulo: Paulus, 1990. p. 29.)
A filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C. Seus primeiros filósofos foram os chamados pré-socráticos. De acordo com o texto, assinale a alternativa que expressa o principal problema por eles investigado.
a) A ética, enquanto investigação racional do agir humano.
b) A estética, enquanto estudo sobre o belo na arte.
c) A epistemologia, como avaliação dos procedimentos científicos.
d) A cosmologia, como investigação acerca da origem e da ordem do mundo.
e) A filosofia política, enquanto análise do Estado e sua legislação.
9. (Uncisal 2012) O período pré-socrático é o ponto inicial das reflexões filosóficas. Suas discussões se prendem a Cosmologia, sendo a determinação da physis (princípio eterno e imutável que se encontra na origem da natureza e de suas transformações) ponto crucial de toda formulação filosófica. Em tal contexto, Demócrito afirma ser a realidade percebida pelos sentidos ilusória. Ele defende que os sentidos apenas capturam uma realidade superficial, mutável e transitória que acreditamos ser verdadeira. Mesmo que os sentidos apreendam “as mutações das coisas, no fundo, os elementos primordiais que constituem essa realidade jamais se alteram.” Assim, a realidade é uma coisa e o real outra.
Para Demócrito a physis é composta:
a) pelas quatro raízes: o úmido, o seco, o quente e o frio.
b) pela água.
c) pelo fogo.
d) pelo ilimitado.
e) pelos átomos.
10. O que os Pré-socráticos buscavam saber?
a) Matemática
b) Filosofia
c) Arché
d) Religião
e) Deus
11. Quem eram os pensadores de Mileto?
 
a) Tales, Anaximandro e Pitágoras
b)Anaximandro, Anaxímenes e Empedócles
c) Somente Tales de Miletod) Empedócles, Tales e Pitágoras
e) Tales , Anaximandro e Anaximenes. 
12. Qual teoria Demócrito criou?
A) Atomismo
b) Evolução;
c) Criacionismo
d) Demócrito não criou teoria nenhuma
e) NDA
13. "Os antigos relatos míticos da origem, inicialmente transmitidos oralmente e depois transformados em poemas por Homero e Hesíodo, são questionados pelos pré-socráticos, cujo objetivo principal é explicar a origem do mundo a partir do arché ou seja, o elemento originário e constitutivo de todas as coisas."
Relacione o filósofo a sua explicação para o "arché", ou seja, a origem e enumere os parênteses.
1. Tales
2. Anaxímenes
3. Anaximandro
4. Heráclito
5. Parmênides
( ) A origem está no movimento eterno que resulta na separação dos contrários (quente e frio, seco e úmido).
( ) Tudo muda, tudo flui. A origem reside num constante "devir".
( ) A origem está na essência: o que é, é e não pode ser ao mesmo tempo.
( )A origem é a água.
( )A origem é o ar.
A sequência CORRETA é:
A. 3, 4, 5, 1, 2.
B. 4, 3, 5, 2, 1.
C. 3, 2, 1, 5, 4.
D. 4, 1, 3, 5, 2.
E. 1, 3, 4, 5, 2.
14. Pitágoras, filósofo antigo, pertenceu ao período da Filosofia grega denominado período: 
(A) pré-socrático ou antropológico.
(B) helenístico ou greco-romano.
(C) socrático ou antropológico.
(D) sistemático.
(E) pré-socrático ou cosmológico.
15. Sobre os primeiros filósofos Gregos, denominados pré-socráticos, assinale a alternativa correta:
a) O campo de investigação filosófica dos pré-socráticos era o da ética.
b) Os pré-socráticos eram denominados também filósofos químicos ou espaciais.
c) Os dois principais conceitos fundamentais da filosofia pré-socrática eram a physis e arché.
d) Todas as alternativas estão corretas.
e) Todas as alternativas estão incorretas.

Outros materiais