Buscar

APX2 de Geografia 2 2020.1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME: Rosemara da Silva Resende Rodriguez
MATRÍCULA: 15116080277
PÓLO: Barra do Piraí
UNIVERSIDADE FEDERAL DO
ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Geografia na Educação II
Coordenação: Prof.ª Juliana de Moraes Prata
AP2 – 2020.1
Questão 1 (Valor 5,0 pontos) – Os conteúdos das aulas 20 a 25 tratam das características das sub-regiões do estado do Rio de Janeiro. A aula 19 não será cobrada, mas nela há uma boa introdução sobre o assunto. Confira o texto e responda à questão: 
A REGIONALIZAÇÃO DO ESPAÇO FLUMINENSE 
O espaço regional fluminense, a partir da influência de diversos fatores, passou a ser reconhecido pela existência de várias sub-regiões, cada uma delas com características próprias. 
Essa divisão foi estabelecida pelo CIDE (Centro de Informações e Dados do Estado do Rio de Janeiro) que é um órgão vinculado ao Governo do Estado e que possui, entre suas principais atividades, o levantamento de informações e a tabulação de dados estatísticos. Esse órgão estabeleceu uma regionalização com o principal objetivo de planejamento e execução de políticas públicas por parte do Governo do Estado. Veja a seguir as regiões oficiais, estabelecidas pelo CIDE, que recebem o nome de Regiões de Governo. Existem, entretanto, outras formas de regionalização, como a regionalização turística, a regionalização da Emater e do Sebrae, mas sobre as quais não nos aprofundaremos. 
(Material didático do Cederj, Geografia na Educação 2, Aula 19, p.15, Grifo nosso)
 Fonte: Material didático do Cederj, Geografia na Educação 2, Aula 19, p.15
a) Escolha uma das chamadas “Regiões de governo” presentes no mapa acima e descreva as principais características e mudanças ao longo do tempo, as atividades econômicas e destaques da região selecionada por você. (Dê a preferência para a região que você pertence) 
 Em relação aos aspectos naturais, a região Médio Vale Paraíba Fluminense é formada pelas terras altas das serras do mar e da Mantiqueira, apresentando clima tropical de altitude. Os focos urbanos criados na região correspondem aos municípios de Valença, Rio das Flores, Vassouras, Barra do Piraí, Barra Mansa, Volta Redonda, Resende, Porto Real e Quatis.
 Já em relação a aspectos econômicos e históricos, a região Médio Vale Paraíba fluminense é uma das antigas áreas das quais foram as mais importantes produtoras de café por volta do ano de 1830, durante o Império. Todavia, as diretrizes dessa produção eram extremamente agressivas ao meio ambiente, onde a prática da lavoura era desordenada e intensa, não dando a oportunidade das terras utilizadas se recuperarem após uma colheita, causando o esgotamento do solo e sua conseqüente infertilidade. Somado a isso, felizmente foi decretada a abolição da escravidão, defasando a mão de obra nas lavouras que eram predominantemente escravas, levando de vez o sistema produtivo cafeeiro na região ao fim. Em paralelo, a infra-estrutura da região foi amplificada a partir da construção da ligação rodoviária Via Dutra, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo.
 Com o fim das atividades cafeeiras, a melhor opção de produção nas fazendas do Vale passou a ser a criação de gado. Essas fazendas ficavam distantes do eixo urbanizado pela Via Dutra, caracterizando-se como áreas de repulsão da população, já que não necessitavam de muita mão de obra. Por isso e por outros fatores como o fato do Brasil, na época, não ter uma industrialização forte e por isso precisar importar muitos produtos, a atividade industrial começou a ser desenvolvida na região. Um marco importante do desenvolvimento da industrialização no Vale foi a construção da CSN (Companhia Siderúrgica Nacional) que é uma indústria de base produtora de aço criada pelo ex presidente Getúlio Vargas, no município de Volta Redonda.
 Apesar de a atividade industrial ser desenvolvida, a atividade agropecuária ainda continuou e continua exercendo um fundamental papel na economia do Vale do Paraíba Fluminense, a exemplo dos municípios de Valença, Resende e Barra Mansa, que formam a bacia leiteira da região, sendo que o município de Valença é o maior produtor de leite do Estado.
 Cabe citar que com o desenvolvimento industrial, cresceram as degradações ambientais na região. A indústria da carne teve relação direta com o crescimento do desmatamento na região para criação de pastos para o gado. Além disso, desenvolveram-se cidades próximas aos rios no processo de urbanização, por conta de ser necessário para o ser humano ficar próximo de uma fonte de abastecimento hídrico. Com essa aproximação da cidade aos rios, as matas ciliares foram desmatadas e esses corpos d’água ficaram desprotegidos, sofrendo com o assoreamento (elevação do leito) por conta dos sedimentos carreados para suas águas, provindos da erosão das margens desprotegidas.
Questão 2 (Valor 5,0 pontos) – Elabore um plano de aula para os alunos das Séries Iniciais do Ensino Fundamental em que o tema seja o a região de governo que você escolheu apresentar na questão 1. Descreva na proposta de plano de aula: o ano de escolaridade, os objetivos, a metodologia, os materiais a serem utilizados (se houver), além de uma forma de atividade ou avaliação. (Detalhe o quanto for possível, isso será levado em conta na avaliação).
Plano de Aula Região Médio Vale Paraíba Fluminense
Ano de escolaridade: 5º ano do Ensino Fundamental
Objetivos: 
· Conhecer a História de algumas cidades da região Médio Vale Paraíba Fluminense como: Valença, Rio das Flores, Vassouras, Barra do Piraí, que será a base para a reflexão dos motivos que levaram ao desmatamento da mata Atlântica que causou o esgotamento do solo e conseqüente infertilidade, entre outros aspectos.
· Visualizar e interagir com o Google mapas na localização das serras da Mantiqueira e Serra do Mar, a Via Dutra que liga Rio de Janeiro a São Paulo, CSN (Companhia Siderúrgica Nacional, o rio Paraíba do Sul.
Metodologia e atividades:
· Através de aulas à distância pelo whatsaap, pedir que os alunos assistam ao vídeo por etapas. ( Já sinalizada no vídeo)
https://www.youtube.com/watch?v=Xto0LJWbqj4
· Conversa em grupo entre professor e alunos, de acordo com as etapas assistidas, para esclarecer dúvidas e compartilhar seus conhecimentos sobre o vídeo, dando ênfase a cidade local Barra do Piraí e cidades vizinhas de acordo com os objetivos propostos acima.
· Através de um projetor multimídia, o professor projetará no quadro branco, as orientações passo a passo, para que os alunos acompanhem ao vivo a localização no Google mapas, de acordo com objetivos acima.
Materiais utilizados:
Vídeo, Computador, celular, Whatsapp, Google Mapas, Projetor Multimídia e quadro branco.
Avaliação: Avaliação oral, participação, atenção e interesse.

Mais conteúdos dessa disciplina