Buscar

psicologia Letícia Lima Meza

Prévia do material em texto

Universitária: Letícia Lima Meza
Questão
No contexto do atendimento em saúde, é comum encontrar pessoas que apresentam respostas emocionais de medo (sudorese, taquicardia, aumento da pressão arterial) diante do profissional de saúde. Vejam o vídeo em anexo. Existe, inclusive, uma condição clínica conhecida como síndrome do jaleco branco, descrita por Bezerra e Cruz (2015), no trecho a seguir:
A medição da pressão arterial é um procedimento clínico muito simples e comum, mas que pode se alterar muito facilmente a partir de múltiplas influências externas. A interação médico-paciente é um dos fatores que influenciam a pressão arterial, podendo causar uma condição clínica conhecida na literatura há muito tempo como Hipertensão do Avental Branco (HAB), também conhecida como síndrome do jaleco branco. Trata-se de uma condição clínica caracterizada por níveis elevados de pressão arterial (PA) na presença do médico e/ou de outros profissionais da saúde, que não se mantêm nas medidas realizadas fora do mesmo contexto (por exemplo, na ausência do profissional de saúde). A presença do médico gera uma situação de estresse com aumento da atividade simpática provocando o quadro hipertensivo conhecido como HAB. A prevalência da hipertensão do avental branco é de aproximadamente 20%. (Bezerra & Cruz, 2015).
Uma das possíveis explicações para o aumento da pressão arterial na presença do profissional de saúde baseia-se no processo do condicionamento respondente. Descrevam uma maneira pela qual essa relação “profissional de saúde (elicia) aumento na PA” pode ter sido adquirida (aprendida) na vida de um indivíduo. Tente imaginar que tipo de pareamento de estímulos poderia resultar na relação S-R entre aspas, acima. Ao descrever o processo, identifique os estímulos eliciadores incondicionais (US), a resposta eliciada incondicional (UR), o estímulo inicialmente neutro, o estímulo eliciador condicional (CS) e a resposta eliciada condicional (CR).
*Bezerra, K. F.; Cruz, C. M. S. (2015). Aspectos clínicos e metabólicos da hipertensão do avental branco. Rev Soc Bras Clin Med.,13(3), 218-24.
Textos recomendados: Capítulos 1 e 2 do Livro Moreira e Medeiros (2007) - Aula 22/09.
Essa relação profissional induzindo um aumento na relação arterial, podemos partir de um exemplo de um indivíduo que presenciou-se um dos seus familiares mais próximos sofrer de um infarto visto que o mesmo sabia que possuía hipertensão e ainda assim não fazia o uso do remédio que o médico prescreveu. 
O indivíduo que desenvolveu esta Síndrome do Jaleco Branco em questões psicológicas, pode-se dizer que o estímulo neutro (NS) é jaleco que no caso não induzia a nenhuma resposta e após o estímulo eliciador incondicionado (US), que é a agulha acabou-se gerando respostas eliciadoras incondicionadas (UR), podendo ser dor, angústia, medo e com isso, pode aumentar a pressão arterial. O estímulo que até então era neutro passa a ser um estímulo eliciador condicionado (CS) onde toda vez que o indivíduo ver um médico com jaleco branco pode gerar uma resposta eliciada condicionada (CR) que no caso é a angústia da visualização da imagem do jaleco branco, visto que o mesmo possui um trauma por agulhas e consequentemente vai Aumentar sua pressão toda vez que o mesmo for num consultório e for medir a pressão.

Continue navegando