Buscar

15 Questões-

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Uniplan: Centro Universitário Planalto Distrito Federal 
Curso: Enfermagem 
Disciplina: Fisiologia dos Sistemas
Professor: Luzia Helena 
Aluno: Andreia Carvalho de Oliveira
Fisiologia do Sistema Regulador
(Questões)
1. Postura e movimento dependem da combinação de alguns reflexos. Quais são eles? Por quem eles são coordenados? 
R: A postura e movimentos dependem de ações voluntárias (centros superiores elevados) e involuntárias (medula espinhal).
2. Em relação à motricidade, diferencie movimento voluntário e involuntário.
R: Movimento voluntário é o tipo de movimento que depende da nossa vontade. Em sentido oposto, o movimento involuntário é o movimento que efetuamos independentemente da nossa vontade.
3. Quanto às vias motoras, diferencie as vias corticoespinhais e vias do tronco encefálico.
R: . A via corticoespinhal (sistema piramidal) possui os corpos celulares no córtex somatossensorial e motor e termina na medula espinhal. A via corticoespinhal governa a musculatura do corpo. As vias do tronco encefálico descem pela medula espinhal em direção aos neurônios motores. Podem ser designadas como sistema extrapiramidal ou vias indiretas.
4. O que são reflexos? Quais são os tipos de reflexos? Quais são os componentes envolvidos no arco reflexo?
R: correspondem a respostas rápidas, automáticas e previsíveis em resposta a alterações ambientais.
Os tipos de reflexos são: proprioceptivos, exteroceptivos ou superficiais, visceroceptivos.
Componentes envolvidos no arco reflexo são o receptor sensorial, neurônio sensorial, centro integrador, neurônio motor e órgão efetor (músculo estriado, músculo liso, glândulas)
5. Cite a localização e as funções no sistema nervoso das seguintes estruturas: CEREBELO, TRONCO ENCEFÁLICO, BULBO, PONTE, MESENCÉFALO, HIPOTÁLAMO E EPITÁLAMO.
R: O cerebelo está localizado na região dorsal ao tronco encefálico, e é um centro de coordenação dos movimentos muito importante, controlando a postura e equilíbrio. Tronco encefálico seguem todas as fibras nervosas que transmitem referências para o cerebelo, prosencéfalo e medula espinhal. O bulbo é denominado medula oblonga e continua com a medula espinhal, iniciando no forame magno até a porção inferior da ponte, apresenta diversos núcleos que controlam as funções vitais do organismo, as funções motoras e o centro cardiovascular. A ponte está na região superior ao bulbo com conexões formadas por feixes de axônios entre as regiões do encéfalo, existem núcleos e tratos sensitivos e motores, envolve os movimentos voluntários que seguem de áreas motoras do córtex cerebral, direcionados para os núcleos pontinos no cerebelo. Mesencéfalo localizado entre a ponte e o diencéfalo, e o aqueduto passa e atravessa o terceiro ventrículo. Hipotálamo localizado abaixo do tálamo, constitui uma pequena parte do diencéfalo. Apresenta centros de comando neural e endócrino. Faz o controle das atividades do organismo, participa da regulação homeostática, comanda os padrões emocionais e comportamentais em conjunto com o sistema límbico, regula a ingestão de alimentos (centro da fome e da saciedade) e de água (centro da sede). Epitálamo fica na região posterior e superior ao tálamo, contendo a glândula pineal e núcleos habenulares. A glândula pineal secreta o hormônio denominado melatonina, acreditase que esteja envolvida com a regulação da atividade biológica do indivíduo – controlada pelo núcleo supraquiasmático do hipotálamo.
6. Conceitue e caracterize o Sistema Límbico e a Formação Reticular.
R: Sistema Límbico: formado por estruturas conectadas, incluindo porções do lobo frontal, lobo temporal, tálamo e hipotálamo e as fibras que se conectam. Há ainda uma conexão dessas áreas com outras regiões do SNC.
Formação Reticular: abrange as vias aferentes (sensitivas) e eferentes (motoras), apresentando o sistema de ativação reticular (SAR), que contém axônios sensitivos que seguem em direção ao córtex cerebral.
7. Sobre os núcleos do Sistema Nervoso Central, caracterize as quatro principais áreas dos núcleos do hipotálamo.
R: Hipotalâmica posterior (região mamilar): incluindo os corpos mamilares e os núcleos posteriores do hipotálamo. A função dos corpos mamilares está relacionada com os reflexos envolvidos na percepção do olfato. 
Hipotalâmica intermédia (região tuberal): incluindo os núcleos dorsomedial, ventromedial, arqueado, infundíbulo e funicular, que conectam o hipotálamo com a hipófise. 
Hipotalâmica rostral (região supraóptica): localizada acima do quiasma óptico, contém os núcleos paraventriculares, supraóptico, anterior do hipotálamo e supraquiasmático. 
Préóptica: na região anterior da parte supraóptica, regula as atividades autonômicas, contendo os núcleos préópticos laterais e mediais.
8. O que é a medula espinhal? Onde ela está localizada no nosso corpo?
R: é uma estrutura cilíndrica localizada no interior da coluna vertebral. 
9. O que são nervos? Quantos e quais são os pares de nervos espinhais?
R: são estruturas anatômicas, formadas a partir do prolongamento de múltiplos axônios, responsáveis por conduzir os impulsos elétricos nervosos. Há 31 pares de nervos espinhais.
8 pares de nervos cervicais (C1 a C8), 12 pares de nervos torácicos (T1T12), 5 pares de nervos lombares (L1L5), 5 pares de nervos sacrais (S1S5), 1 par de nervos coccígeos (Co1).
10. Cite as principais partes que compõem a medula espinhal.
R: Nervos espinhal, substância cinzenta, substância branca, gânglio espinhal entre outros.
11. Cite as diferenças na transmissão do impulso nervoso entre o Sistema Nervoso Somático e o Sistema Nervoso Autônomo.
R: O sistema nervoso autônomo possui dois neurônios em série, o primeiro (neurônio préganglionarfibra mielínica tipo B) apresenta o corpo celular no SNC, e a sinapse ocorre em um gânglio autônomo, seguindo pelo segundo, o neurônio pósganglionar (fibra tipo C), em direção à célula efetora. No sistema nervoso somático, no entanto, há apenas o neurônio eferente, que segue do SNC ao órgão efetor.
12. O que são neurônios pré-ganglionares? Explique as diferenças da origem dos neurônios préganglionares entre sistema nervoso simpático e parassimpático.
R: Os neurônios préganglionares possuem os corpos celulares localizados nos cornos laterais da substância cinzenta da medula espinhal, nos segmentos da região torácica e nos dois primeiros segmentos da região lombar.
13. Quando se fala em vias motoras autonômicas, dois neurotransmissores importantes podem ser liberados. Quais são eles?
R: norepinefrina (Nor), epinefrina, acetilcolina (ACh).
14. Descreva sobre a classificação dos neurônios autonômicos segundo produção e liberação de neurotransmissores e seus respectivos receptores.
R:. os neurônios adrenérgicos dispensam norepinefrina (Nor), que se liga a receptores denominados adrenérgicos, que são presentes nos órgãos e podem ser α ou β. A epinefrina emitida pela medula da adrenal também pode se acoplar a receptores adrenérgicos. Os neurônios colinérgicos liberam a acetilcolina (ACh) e podem se unir a receptores designados como nicotínicos e muscarínicos.
15. Caracterize os reflexos autônomos.
R: ocorre quando as respostas seguem por um arco reflexo autônomo. Normalmente os reflexos relacionamse ao controle da pressão arterial, da frequência cardíaca, da força de contração ventricular e diâmetro do vaso sanguíneo.

Outros materiais