Buscar

RESUMO ECONOMIA bens e serviços

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aluna: Iara Alexandra Wiswell Galán 
2° Resumo Introdução a Economia
	Conceitos de suma importância para o estudo da economia são bens, que é tudo o que tem utilidade para satisfazer uma necessidade ou suprir uma carência; serviços, que é uma atividade intangível que proporciona um benefício sem resultar na posse de algo; e agentes econômicos, que são pessoas de natureza física ou jurídica que contribuem para o funcionamento do sistema econômico, tanto capitalista quanto socialista. 
Os bens podem ser classificados de várias formas, eles podem ser livres, cuja a quantidade é ilimitada, não possuem preços e podem ser obtidos sem esforço na natureza, como o ar e o mar; ou econômicos, esse tipo possui um valor no mercado, necessita de esforço humano para obtê-lo e são relativamente escassos, como um carro.
Dentro dos bens econômicos pode-se subdividir em material, que são tangíveis e possuem natureza material, como roupas e alimentos; imateriais ou serviços, que é intangível e acaba no momento de produção, como consultoria de um economista. Por sua vez os bens materiais ainda se classificam em de consumo, que são usados para satisfação humana e podem subdivide-se em duráveis, como um carro, e não duráveis, como alimentos; e de capital, que são utilizados no processo produtivo, como equipamentos e edifícios. 
Ainda pode-se separar ambos bens citados em finais e intermediários. Os primeiros são bens acabados, ou seja, já passaram por todas as etapas de transformação possíveis. Já os segundos estão inacabados, ou seja, necessitam ser modificados para a sua finalidade essencial, como aço e borracha. 
Outra classificação pertinente comentar é são bens públicos, que é o conjunto de bens que o poder público fornece, como segurança e transporte, estes não são exclusivos e disputáveis; e bens privados, que são produzidos e possuídos privadamente, como computador e carro, os mesmos são exclusivos e disputáveis. 
Por sua vez os agentes econômicos podem ser empresas, encarregados de produzir e comercializar bens e serviços, com o objetivo de conseguir o máximo de lucro e investimentos; famílias, que podem assumir tanto papel de consumidor, objetivando o atendimento de suas necessidades, como são os proprietários dos recursos produtivos e que fornecem às empresas os diversos fatores de produção, de todo modo buscam a maximização da satisfação de suas necessidades; e governo, que inclui todas as organizações que, direta ou indiretamente, estão sob o controle do Estado, e podem ainda produzir bens e serviços
Nota-se que tanto as empresas quanto as famílias e os governos interagem, dando o toque econômico, de onde resultam as mais diversas explicações. Além disso, deve-se lembrar que onde a produtividade das pessoas é maior, ou seja, produzem mais bens e serviços em menos tempo, o padrão de vida é maior. 
O estudos desses conceitos é de extrema pertinência para o estudo da economia, visto que através disso podemos entender situações que ocorrem na economia atual, como por exemplo a alta de preços dos bens que está intrinsicamente ligada ao fato das famílias terem que ficar isoladas devido à crise sanitária, as empresas terem que diminuir sua produção pelas recomendações citadas, e por ações ineficazes do governo na intervenção econômica. 
Outro exemplo é que se a sociedade compreendesse de fato a importância dessas concepções, as famílias teriam poupado mais dinheiro, visto que perceberiam a preocupante crise econômica que o mundo, e principalmente o Brasil, passaria. Dessa forma, entenderiam também como as decisões do governo afetam intrinsicamente a economia de um país e veriam que as escolhas feitas trariam ao país uma realidade crítica.

Continue navegando