Buscar

1-1 BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO - ATIVIDADE 1-1

Prévia do material em texto

Nome Completo: : Monica Pereira de Azevedo
	RGM: 22972617
	Instituição: Unicid
	Data:03/10/2020
	Curso: Pedagogia
	Disciplina: Estagio Supervisionado em Educação Infantil
ATIVIDADE 1.1 - BNCC E SEUS DESAFIOS PARA IMPLEMENTAÇÃO
Analise a BNCC e sua correlação com os direitos humanos e as ODS 2030 e elabore um texto dissertativo, com o mínimo de uma lauda, conforme as orientações a seguir:
Materiais de referência para realização da atividade: Texto da BNCC (Educação Infantil, Ensino Médio ou Ensino Fundamental, conforme o segmento do estágio), Declaração Universal dos Direitos Humanos e ODS 2030.
Produção do Texto Dissertativo.
O texto dissertativo (com suas palavras) deverá fazer menção à:
a) Origem da declaração dos direitos humanos (E ODS 2030);
b) Propostas gerais presentes na BNCC (consultar a introdução documento);
c) Uma competência específica (fundamental e médio) ou campo de experiência (infantil), a pelo menos 01 artigo da DUDH ou a pelo menos 01 ODS (para Educação Infantil, deve-se considerar a ODS 4 Meta 4.2);
d) Correlação entre a importância da presença e do desenvolvimento dessa competência na formação do estudante egresso na educação infantil, do ensino médio ou fundamental, explicando-a adequadamente.
Os direitos humanos consistem em direitos garantidos a todos os indivíduos, estendidos a todos os povos e nações, independente da classe social, religião, etnia, gênero, nacionalidade ou posicionamento politico. Surgido com a Declaração Universal dos Direitos humanos assinado em 1948, vem se adequando as necessidades ao longo da historia, assinada atualmente por 192 países que compõe as Nações Unidas contendo 30 artigos, mesmo não tendo forças serve como orientação para constituições e tratados nacionais, a Declaração Universal dos Direitos Humanos cita no artigo XXVI que diz: “Toda a pessoa tem direito à educação. A educação deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao ensino elementar fundamental. O ensino elementar é obrigatório. O ensino técnico e profissional dever ser generalizado; o acesso aos estudos superiores deve estar aberto a todos em plena igualdade, em função do seu mérito” em correlação com as ODS que foi criada em 2013 pelas Nações Unidas que devem orientar as politicas nacionais e as atividades de cooperação internacional ate 2030, servindo como um apelo universal para proteger e garantir que todas pessoas tenha dignidade. A meta 4º. da ODS ressalta o que já estava na Declaração dos Direitos Humanos assegurando a educação de Qualidade, inclusiva , igualitária e baseada nos princípios dos direitos humanos.
Ao analisar as correlações do citado acima com a BNCC vemos que a mesma busca de certa forma através da Educação os mesmos objetivos, garantido conhecimento, habilidades e competências que devem ser adquiridos ao longo da escolaridade básica, somando o proposito de direcionar a educação para a formação humana integral, visando uma sociedade justa, inclusiva e democrática. Homologada e aprovada em 2017 pelo Ministro da Educação Mendonça Filho, á partir desta homologação começa-se o processo de formação e capacitação de educadores e o apoio ao sistema da educação estadual e municipal para adequação e elaboração dos currículos escolares. 
As competências especificas da BNCC na Educação Básica, citando aqui a Educação Infantil, devem propiciar as crianças a associação de suas experiências considerando seus saberes e conhecimentos onde deve ser assegurado seis direitos de aprendizagem e conhecimento para que as crianças adquiram condições de aprender a desenvolver o Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar, Conhecer-se, chamado de campo de experiência. 
Na Educação Infantil deve-se assegurar através dos seis direitos de aprendizagem que a criança aprenda e se desenvolva integralmente, de acordo com a sua faixa etária, em cada campo são definidos o Campo de Experiência sendo “o Eu, o outro e o nós”, “Corpo gestos e movimentos”, Escuta, fala, pensamento e imaginação” , “Espaço, tempos quantidades, relações e transformações” 
No Campo de Experiência “O Eu, o outro e nós” que esta relacionada ao autoconhecimento e a construção de relações à criança aprende através da interação com os pares e com os adultos, constituindo um modo próprio de agir, sentir e pensar, descobrindo que existem outros pontos de vista, tendo como intuito a reflexão de um processo educacional de qualidade levando em consideração a cultura infantil e seus diferentes contextos, trabalhando a socialização e autonomia da criança, ampliando o modo de perceber a Si mesmas e ao o Outro, á partir do momento que a criança entende a importância de viver em sociedade, existe uma melhora na autoestima que é um dos fatores mais importantes para o desenvolvimento da vida adulta, tornado importante o papel do Educador é guiar esta criança nos seus primeiros passos, estimulando, orientando e intervendo quando necessário.

Continue navegando