Buscar

NOÇÕES DE DIREITO

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Joice da Cunha Barbosa (2554203)
	
	Disciplina:
	Empreendedorismo (ADM63)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:637354) ( peso.:1,50)
	Prova:
	21002525
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Peter Drucker (apud HASHIMOTO, 2006), grande estudioso da administração, foi um dos pioneiros a definir a economia empreendedora, trazendo novas aplicações na administração, mas o conceito já teve mudanças ao longo do tempo. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A administração deve ser aplicada somente para empresas já existentes, como já era antigamente.
II- A administração deve ser utilizada somente em grandes empreendimentos, não somente para pequenos, como era antigamente.
III-  A administração deve ser aplicada em qualquer organização, de empresas públicas e privadas a ONGs, antes utilizada apenas para empresas com fins lucrativos.
IV-  A administração deve incluir em seu rol de aplicação pequenas atividades comerciais, como lojas, restaurantes, entre outros.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	2.
	A palavra empreendedorismo é de origem francesa, no seu significado real é aquele indivíduo que assume riscos e começa algo novo. O empreendedorismo está relacionado à identificação e ao entendimento de como são criadas as oportunidades. Sobre pessoas empreendedoras, analise as afirmativas a seguir:
I- Uma senhora tem costume de fazer salgadinhos e bolos para as festas que oferece em sua casa, e sempre recebe elogio de seus convidados, que dizem o quanto são bons. Certo dia ela resolve abrir uma empresa e vendê-los.
II- Um pesquisador que pesquisa sobre sustentabilidade fez importantes descobertas que ultrapassam sua área. No entanto, ele não tem interesse de entender como sua descoberta pode ser utilizada de forma prática e não fez nenhuma tentativa com relação a isso.
III- Por causa da crise financeira, uma empresa cortou seu empregado que atuava como gerente. Durante o tempo que estava desempregado, resolveu processar pets usados de maneira especial para produzir solados de calçados para vendê-los com selos de sustentáveis e obter recursos financeiros, pois acreditava ser uma opção melhor que a utilização de cem por cento de borracha.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	3.
	Muito se fala sobre o tema empreendedorismo, porém nem tudo o que ouvimos ou lemos pode ser verdade. Existem alguns aspectos que pesquisadores classificam como mitos sobre o empreendedor. Sobre os mitos ou verdades do empreendedorismo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Empreendedores já nascem prontos para o sucesso, é um mito.
(    ) Empreendedores assumem riscos altíssimos e desnecessários, é uma realidade.
(    ) Empreendedores trabalham sozinhos e não trabalham em equipe, é uma verdade.
(    ) Empreendedores de sucesso acumulam habilidades, contatos e experiências com o passar do tempo, é uma verdade.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V.
	4.
	O intraempreendedorismo é o processo interno de empreender, ou seja, dentro da organização em que trabalhamos, devemos ter visão do mercado e da área em que atuamos sem necessidade de criar um negócio próprio. Sobre o intraempreendedor, analise as sentenças a seguir:
I- Seus sonhos estão conectados às atribuições corporativas.
II- Procura criar valor, maximizando a aplicação de seus recursos.
III- Não conhece o empreendimento em que atua.
IV- Procura se manter apenas no limite do cargo ou da função.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	5.
	Gouvêa (2012) enfatiza que o termo empreendedorismo foi utilizado inicialmente com Marco Polo, que tentou estabelecer uma rota comercial para o Oriente, por volta de 1270 e 1290. A evolução do empreendedorismo foi ocorrendo pelos séculos. Com base no exposto, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Idade Média.
II- Século XVII.
III- Século XVIII.
IV- XIX e XX.
(    ) Nesse período, o empreendedor era aquele que gerenciava grandes projetos com recursos do governo do país.
(    ) Nesse período, o empreendedor estabelecia um acordo contratual com o governo (capitalista) para realizar serviços.
(    ) Nesse período, empreendedor e capitalista foram diferenciados.
(    ) Nesse período, os empreendedores eram confundidos com gerentes ou administradores.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GOUVÊA, Anna Beatriz Cautela T. Empreendedorismo. Indaial: Uniasselvi, 2012.
	 a)
	I - II - III - IV.
	 b)
	III - II - IV - I.
	 c)
	II - I - III - IV.
	 d)
	I - III - II - IV.
	6.
	O empreendedor corporativo possui algumas características peculiares que o diferenciam dos gerentes tradicionais de empresas. Essas diferenças acontecem em diversos contextos. Sobre as diferenças entre esses dois indivíduos, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O empreendedor corporativo evita riscos, é cuidadoso, enquanto o gerente assume riscos deliberadamente.
	 b)
	O empreendedor corporativo participa diretamente das tarefas, enquanto o gerente delega e supervisiona mais do que participa diretamente.
	 c)
	O empreendedor corporativo geralmente concorda com os que têm cargos na administração, enquanto o gerente é capaz de fazer com que os outros concordem em realizar seus sonhos.
	 d)
	O empreendedor corporativo se preocupa com status tradicionais, não almeja a independência, enquanto o gerente não preocupado com símbolos de status.
	7.
	O intraempreendedor é qualquer pessoa, dentro da empresa, que utiliza seu talento para criar e conduzir o projeto de caráter empreendedor no interior da organização. Segundo Hashimoto (2006), este intraempreendedor se comporta de maneira diferente, com competências diferenciadas dos demais.Sobre as competências do intraempreendedor, analise as sentenças a seguir:
I- Possui habilidades para entender o produto, o desenho, a concepção e o potencial do produto.
II- Possui habilidade para compreender o setor e as implicações de suas tendências e mudanças.
III- Possui habilidade para motivar e influenciar o comportamento dos subordinados.
IV- Possui habilidade para criar uma rede de contatos com pessoas de pouca influência.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HASHIMOTO, Marcos. Espírito empreendedor nas organizações: aumentando a competitividade através do intraempreendedorismo. São Paulo: Saraiva, 2006.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	8.
	Analisando o modo como os empreendedores tomam as decisões, Hisrich, Peters e Shepherd (2009) apresentaram o princípio da efetuação. Sara Sarasvathy (apud HISRICH; PETERS; SHEPHERD, 2009) afirma que o processo de tomada de decisão baseado na efetuação resulta em cinco princípios. Sobre esses princípios, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Princípio da colcha de retalhos: princípio de ação orientado por meios e não metas.
(    ) Princípio da perda suportável: aqui o que se mensura é quanto se está disposto a perder e não o cálculo de quanto se pode ter de retorno.
(    ) Princípio do pássaro na mão: aqui a ênfaseé na negociação com qualquer um ou com todos os stakeholders, realmente dispostos a participar do projeto, sem preocupações com custos e tempo.
(    ) Princípio da limonada: neste caso, a tônica é confiar e trabalhar com pessoas como primeiro acionador de oportunidades e não perder tempo investigando fatores externos ao indivíduo.
(    ) Princípio do piloto de avião: neste caso, sugere-se confirmar e assumir contingências, utilizando os imprevistos ao invés de evitá-los, a intenção deve ser superá-los ou adaptar-se a eles.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: HISRICH, Robert D.; PETERS, Michael P.; SHEPHERD, Dean A. Empreendedorismo. Porto Alegre: Bookman, 2009.
	 a)
	F - V - F - V - V.
	 b)
	F - F - V - F - V.
	 c)
	V - V - V - F - F.
	 d)
	V - V - V - V - F.
	9.
	Em organizações que praticam o empreendedorismo, os colaboradores produzem suas atividades e funções em conjunto. O clima entre os colaboradores é de cooperação e interdependência, com apoio da estrutura organizacional, que propõe adequar todas as equipes de trabalho no topo da organização, sendo ligadas diretamente aos negócios. Com relação às principais características da organização empreendedora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A comunicação é confusa e em fluxo constante para todos os níveis.
	 b)
	Os planos pessoais e os da organização são bem diferenciados, com espaço para o protagonismo de seus colaboradores, os quais permitem que as escolhas e os sonhos individuais sejam colocados num plano individual de construção de algo maior.
	 c)
	A gestão de pessoas é centralizada e procura assegurar as melhores condições para o surgimento de apenas um líder.
	 d)
	A problemática é identificada como parte do aprendizado, de maneira favorável à inovação e à busca constante de novas oportunidades, no campo dos negócios da organização.
	10.
	Sempre existe o questionamento se o gestor e o empreendedor têm as mesmas características. Há uma comparação entre os gerentes tradicionais, empreendedores autônomos e empreendedores corporativos, seu modo de agir e de ver os negócios se diferencia em vários aspectos. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Gerentes tradicionais: valorizam a promoção e outras recompensas corporativas tradicionais, como escritório, auxiliares e poder corporativo.
II- Empreendedores autônomos: quanto a orientação ao tempo, estão entre os gerentes tradicionais e os empreendedores, dependendo da urgência em atingir o cronograma autoimposto e corporativo.
III- Empreendedores corporativos: não têm nenhuma preocupação com símbolos de status tradicionais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença I está correta.
Prova finalizada com 8 acertos e 2 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando