Buscar

Ética, Política e Sociedade

Prévia do material em texto

1.
	De um modo geral, podemos dizer que modernidade é um conjunto de modificações na estrutura social e econômica do Ocidente, a partir de um processo de racionalização da existência. Diversos aspectos históricos contribuíram com tais alterações e provocaram outras concepções epistemológicas e científicas. Sobre esses aspectos históricos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Ao longo da Modernidade, o feudalismo decaiu como modelo econômico, enquanto que a classe burguesa ampliou seus domínios socioeconômicos.
( ) As atividades artesanais cresceram neste período e o comércio com o Oriente se ampliou, o que favoreceu as Grandes Navegações.
( ) As famílias aristocráticas perderam muitas fortunas e muitas terras foram relegadas ao abandono, em virtude das Cruzadas.
( ) O feudalismo se consolidou como modelo econômico pelo domínio da exploração da mineração e do desenvolvimento industrial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	2.
	Com a Modernidade, os ideais medievais que norteavam a prática política pela ética cristã se veem questionados. Um pensador político é, em grande parte, responsável por esses questionamentos, o florentino Maquiavel. Grande parte das características que a política viria a adquirir na Modernidade foi antecipada por esse pensador. Quanto à concepção de Maquiavel da política, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Maquiavel defendia o direito romano como fonte da legislação.
	 b)
	Maquiavel defende a ação por princípios, independente dos fatos.
	 c)
	Para Maquiavel, o governante deve cultivar as virtudes cristãs.
	 d)
	Para Maquiavel, o valor da política se mede pela eficácia social.
	3.
	Na atualidade, um dos problemas mais sérios que a sociedade civil enfrenta com relação à ética encontra-se no campo do trabalho e da propriedade. Poderíamos, diante das graves questões que enfrentamos, advogar por uma reforma política e ética no que diz respeito às regras de aquisição da propriedade e das relações de trabalho. Quanto aos problemas éticos ligados à propriedade e ao trabalho, analise as seguintes afirmativas:
I- É antiético a propriedade ser exclusividade de poucos.
II- A falta de trabalho não consiste em um problema ético.
III- As formas análogas à escravidão no trabalho são antiéticas.
IV- Falar de ética implica manter inalterado o status quo.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 d)
	As afirmativas III e IV estão corretas.
	4.
	Durante o Período Medieval, a prática e a reflexão política foram fortemente marcadas pela herança cultural do Ocidente em suas características judaico-cristãs e greco-romanas. Desta maneira, para os medievais, a noção de política tinha como fonte as tradições grega, judaica e do cristianismo. Os filósofos desta época, ao pensarem acerca da política, se fundamentavam nas contribuições advindas dessas matrizes culturais, o que imprimiu determinadas características específicas à prática politica no período. Quanto à influência dessas fontes no pensamento político medieval, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A polarização do poder entre os reis e o Papa no período evitou a ocorrência de conflitos.
( ) Os filósofos do medievo fundamentavam a teoria política exclusivamente na Bíblia.
( ) Na Idade Média predominaram as teorias de poder teológico-políticas, onde o poder é favor divino.
( ) Entre os hebreus, por tradição, os governos eram teocráticos e de caráter legalista.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	5.
	A Filosofia Política, a reflexão acerca da política, já se encontrava na pólis grega, berço das atividades políticas, que nascem com a administração da cidade-estado. Os gregos clássicos logo desenvolveram três ideias acerca da política: como solução para os problemas decorrentes da perda da comunidade original, como resultado do refinamento humano e como sendo parte de nossa natureza. Com relação à visão grega da política, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Para Platão, os deuses não intervêm na política.
	 b)
	Para Platão, o bom governo é a democracia.
	 c)
	Os sofistas consideram a política uma convenção.
	 d)
	Aristóteles considera a política algo antinatural.
	6.
	A cultura ocidental resultou, em grande parte, da articulação entre dois sistemas de pensamento: a cultura grega e a cultura judaico-cristã. Ambas foram fundamentais para a elaboração da ideia de política no período medieval, influenciada, sobretudo, pelo cristianismo. Partindo desse pressuposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A teoria política cristã baseia-se na teocracia, ou seja, o poder divino conduzia as leis, uma vez que os hebreus receberam o livro das leis do próprio Deus.
( ) O formato político dos cristãos consolidou-se apenas no Império Romano, pois este foi o único que possuiu o cristianismo como religião oficial.
( ) Uma das influências da política cristã foi o formato pensado por Platão, baseado na ideia de uma comunidade hierárquica governada por filósofos.
( ) A ideia de Direito Natural constituiu uma das bases da política pensada pelo cristianismo, uma vez que a hierarquia social seria definida pela ordem divina.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	7.
	Alguém poderia dizer que a ética cristã é um dos pensamentos mais influentes na história da humanidade, pois abrange dimensões, desde a prática cotidiana das relações pessoais até a relação do ser humano com questões metafísicas da espiritualidade e da existência. O altruísmo é uma das máximas do cristianismo, ou seja, é fazer ao próximo o que se gostaria que fizesse com você. Sobre esta prática, analise as afirmativas a seguir:
I- O altruísmo é baseado na solidariedade, cujas virtudes estão contempladas no bem comum, que é o fim em si mesmo.
II- O altruísmo pode ser uma prática do cotidiano, é um sentimento a ser praticado, e não apenas uma ação de instituições de caridade.
III- Pensar em seus interesses próprios demonstra interesses altruístas, pois é uma prática alinhada à solidariedade.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	8.
	O conceito de modernidade foi moldado a partir das revoluções: industrial, cultural e científica. O renascimento cultural do século XIV, a Reforma Protestante, as grandes navegações e o processo de colonização na América, Ásia e África foram contextos históricos que ajudaram a formar o pensamento da modernidade. A modernidade traz consigo processos de pensar baseados em questionamentos sobre a forma de ser e estar do ser humano no mundo. Partindo deste pressuposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- A supremacia da técnica.
II- A morte do Homem.
III- A sobrevivência planetária.
( ) A racionalidade técnica domina e relaciona o homem com a técnica, com predomínio da razão instrumental na contemporaneidade.
( ) Precisa ser garantida em virtude de sinais enviados pelo planeta, para que se mantenham as possibilidades de vida nesta esfera.
( ) O homem passa a ser compreendido como condicionado por instituições sociais e estruturas que o moldam, em detrimento de sua consciência de sujeito.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	I - III - II.
	 d)
	III - II - I.
	9.
	Na história da civilização ocidental, as dimensões da ética podem ser encontradas, tanto na teoria depensadores como nas constituições ideológicas de movimentos, instituições, entidades e até religiões. Por exemplo, é possível dizer que existe a ética do cristianismo, a ética medieval, entre outros. O cristianismo, assim como o filósofo Aristóteles, ao definir sua ética, também elencou virtudes que devem ser alcançadas por seus seguidores. Acerca destas virtudes, analise as afirmativas a seguir:
I- Os pecados constituem vícios, e a relação entre o homem e o ser divino é que acrescentam as virtudes na ética cristã.
II- Uma das virtudes morais do cristianismo é o trabalho, diferente do ócio, tido como importante na sociedade greco-romana.
III- Os quadros de virtudes desenvolvidos por Aristóteles e pelo cristianismo são iguais, não há diferenças entre os valores que indicam.
IV- O trabalho é uma virtude do homem livre desde a Grécia e Roma antigas. Ele era fundamental para o desenvolvimento da política.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 d)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	10.
	O sentido inicial do termo ética está ligado ao termo reflexão e questionamento sobre a realidade em que estamos inseridos. A ética nos tempos atuais ou ética contemporânea tem essa característica básica de questionar todas as dimensões da sociedade. Os problemas atuais presentes e comprometedores da civilização em que vivemos sugerem a necessidade de questionamento da forma de ser e estar do ser humano no mundo. Esta é a maneira de pensar da perspectiva ética contemporânea. Partindo deste pressuposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Crítica à razão.
II- O fim da história.
III- O fim da política.
IV- Efemeridade e liquidez.
( ) A decepção com relação às promessas modernas em torno de ideais societários que garantissem aos seres humanos a felicidade, a segurança, o progresso e o bem-estar.
( ) A racionalização do mundo modificou-se em razão instrumental, diferente da razão, que se destacou com os gregos por estabelecer uma relação objetiva com o mundo.
( ) Foi reduzida apenas a um meio de se garantir as satisfações biológicas dos corpos que compõem o povo, a nação.
( ) Tudo transcorre num fluxo contínuo e ininterrupto, efêmero e líquido, que escapa às possibilidades da experiência humana com o mundo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	III - IV - II - I.
	 b)
	I - II - III - IV.
	 c)
	I - IV - III - II.
	 d)
	II - I - III - IV.

Continue navegando

Outros materiais